Notícias

23
Abr/15

Quais benefícios do Cupuaçú?

A nutricionista Jeisa Souza te conta tudo

O cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é uma planta medicinal também conhecida como cupuacu, cupu, cupuasu, copoasu, cupuassu, cupuazú, cupuaçuzeiro, cupuaçueiro, dentre outros nomes populares. Pertence a família Sterculiaceae.

O cupuaçu estimula o sistema imunológico ao mesmo tempo em que fortalece o organismo em sua capacidade de combater doenças. È uma das poucas plantas da família do cacau que possui efeito energético sem conter cafeína. Além de beneficiar o sistema imunológico, o cupuaçu pode diminuir a pressão arterial, aumentar a libido, diminuir o colesterol LDL e até trazer benefícios para saúde dos cabelos e da pele.

O cupuaçu contém ferro, fósforo e proteínas, necessários para a formação celular, participando dos processos químicos que permitem a continuação da vida. Vitaminas: C (ácido ascórbico), excelente para evitar gripes, infecções e até o câncer, melhorando o sistema imunológico e varrendo os radicais livres; vitaminas do complexo B (B1, B2, B5): B1 (tiamina), antiestressante e tonificante dos músculos; B2, (riboflavina), alivia olhos cansados e ajuda na formação das hemácias; B5 (ácido pantotênico), ajuda na proteção do organismo junto aos anticorpos. Possui também taninos, que ajudam a evitar inflamações e toxinas do organismo.

As fibras evitam que o organismo acumule toxinas, evitam o ressecamento fecal e combatem a prisão de ventre. Existem ainda os benefícios sociais e ambientais associados e, entre esses, podem ser citados: a geração de empregos e utilização da mão-de-obra familiar; a geração de riqueza e desenvolvimento do meio rural; e a exploração sustentável da biodiversidade da Amazônia.

Fonte: Dicasdenutrição.com

Jeisa Souza
Nutricionista
Nutricampo Assessoria e Consultoria Nutricional & Atendimento Clínico.
Contato: (77) 9844-0637/9108-8092

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades