Notícias

14
Jan/13

Quem pariu Mateus, que o embale!

Esta talvez seja uma das maiores frases dos processos de auto-ajuda que eu conheço, ou seja, somos eternamente responsáveis por nossos próprios atos, bem como peãs conseqüências deles.

Dedico esta coluna aos homens, que também são pais, mas que não sabem, não querem, não desejam ou não podem assumir suas responsabilidades de pai, esquecendo que seus filhos não podem ser culpados pelos seus erros.

Há muitos anos atrás aprendi que quem pode o mais pode o menos, em outras palavras, quem tem poder de gerar uma vida tem que ter a responsabilidade de cuidar desta vida depois que ela nasce.

O trabalho que realizei e realizo na Prefeitura de nossa cidade me deu uma visão muito mais ampla desta matéria. Não sabia que haviam tantos homens covardes no mundo.

Viajo para uma história familiar envolvendo meu avo paterno, que ao assumir a defesa de uma família no interior do Rio Grande do Sul, como advogado, só abandonou a fazenda onde se entrincheiravam, depois de obter o justo direito a eles enfrentando uma tropa de soldados.

Outra historia de minha infância de exemplo de hombridade, quando meu tio aos 16 ou 17 anos quis se alistar no exército para lutar na 2ª. Guerra e foi impedido, sendo-lhe sugerido que voltasse na próxima guerra.

Trago aqui a figura histórica de Diógenes que expressava seu pensamento através da frase "procuro um homem" o que fazia durante o dia em meio às pessoas com uma vela acessa pronunciando ironicamente a frase.

Onde estão os homens de verdade que caminham pautados por valores maiores do que seus egos, seus bolsos, seus estômagos ou seus fígados? Será que eles se perderam no correr dos anos, sim dos anos, já que isto ocorre há poucos anos e nos faz ver o mundo sob uma nova ótica, estaríamos nós formando exércitos de covardes?

No livro O Pequeno Príncipe há uma frase soberba que diz: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” Ampliando o sentido de cativar: por aquilo que geras, por aquilo que produz, por aquilo em que te reproduz.

As mulheres não podem ser esquecidas, também são responsáveis, só que o que ocorre é que elas são muito mais responsáveis do que os homens e, salvo raras exceções, nunca fogem a luta por seus filhos.

ESTA É MINHA OPINIÃO!!!
Dr. Mário Machado

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades