Notícias

14
Abr/15

Vigilância Sanitária de LEM realiza palestra sobre Biossegurança para servidores do SAMU e da UPA

Enfermeiro José Lima falou aos presentes

A Vigilância Sanitária de Luís Eduardo Magalhães realizou neste sábado, 11 de abril de 2015, Palestra sobre Biossegurança para profissionais Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Condutores Socorristas do SAMU e da UPA. Temas como, lavagem das mãos, uso de EPI’s, esterilização, vacinas, manejo e descarte adequado de resíduos biológicos, o que se fazer em caso de acidente ou exposição a materiais biológicos, dentre outros, foram abordados durante a palestra e que foi bastante debatida entre todos os participantes.

A biossegurança pode ser definida como um conjunto de medidas que busca minimizar os riscos inerentes a uma determinada atividade. Esses riscos não são apenas aqueles que afetam o profissional que desempenha uma função, e sim todos aqueles que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Os profissionais de saúde estão expostos frequentemente a material biológico, por isso os riscos de contaminação podem ser altos a depender da atividade realizada. Segundo o Fiscal de Polícia Administrativo Leandro Matos, “os acidentes com esses profissionais geralmente envolvem ferimentos com agulhas ou outro material cortante e contato direto com sangue ou materiais contaminados”.



O Fiscal Sanitarista Enfermeiro José Lima, ressalta que “é importante frisar que qualquer acidente ocorrido com os profissionais da saúde durante o desenvolvimento de suas atividades é considerado um acidente de trabalho. Em casos de acidentes com material biológico, é importante lavar o local de contato ou a lesão e notificar a chefia imediata, que analisará o acidente. Dever-se-á realizar Notificação de Acidentes de Trabalho, encaminhando-a para a Vigilância Epidemiológica”. Posteriormente, será analisado se o material pode ou não transmitir HIV e hepatites. Se for esse o caso, será necessária a realização de uma quimioprofilaxia.

A Vigilância Sanitária de Luís Eduardo Magalhães sempre demonstrou preocupação com a saúde e a segurança de todos os trabalhadores, não só em palestras como esta, mas rotineiramente são abordados diversos temas durante as inspeções em estabelecimentos, buscando prevenir todos e quaisquer riscos à saúde coletiva, a vida e ao meio ambiente.

 

Fonte: Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades