Notícias

16
Mar/15

Dr. Roberto Ramos: Tratamento do Ronco e da Apneia

O que é o Ronco? - O ronco, é um distúrbio respiratório que ocorre a partir do relaxamento das estruturas e dos músculos da região da faringe gerando o “bloqueio parcial” da passagem do ar.

O que é a Apneia Obstrutiva do Sono? A apnea obstrutiva do sono se dá pela “obstrução total” da passagem que também ocorre na região da faringe, onde, tanto ar que entra pelo nariz como o que entra pela boca são bloqueados, ou seja o indivíduo (criança, adolescente ou adulto) param de respirar durante o sono.

O tempo e a frequência (número de paradas respiratórias) varia muito de pessoa para pessoa, portanto para saber com exatidão o grau de apnéia se faz necessário um exame chamado Polissonografia.

Consequências do ronco e da apnea: O ronco e ou a apnea interferem diretamente na qualidade de vida da pessoa pois impede que ocorra o “sono reparador”, ou seja aquele sono profundo que atinge todas as fases do sono e que permite que todo o metabolismo fisiológico reparador aconteça, ou seja, durante este sono reparador ocorre o reequilíbrio dos desgastes físicos pelo qual a pessoa passou durante o dia, semelhante, por exemplo, a um computador que esta travando e você opta por reinicia-lo para que ele volte a funcionar bem novamente (isso é apenas um exemplo simbólico uma vez que o metabolismo fisiológico corporal se dá por um processo mais complexo do que o exemplo dado)

Ronco e Apnea na criança e no adolescente. Na criança e no adolescente, um sono fragmentado não contínuo ou seja incompleto interfere em todo o processo metabólico de crescimento e desenvolvimento estrutural das crianças, uma vez que durante o sono ocorre a secreção de vários hormônios, principalmente os hormônios do crescimento.

Perda e concentração e irritabilidade e agressividade também estão associados a uma noite mau dormida, principalmente quando associada ao bruxismo (ato de ranger os dentes) ou ao apertamento dentário noturno (onde o indivíduo passa a noite apertando os dentes)

As consequências mais severas vem da apnea que são representadas pelas arritmias cardíacas, paradas cardíacas, AVC (acidente vascular cerebral) e o óbito noturno.

Tratamento - A palavra chave do tratamento é PREVENÇÃO – simples, fácil e indolor, onde a partir de um diagnóstico diferenciado, bem definido e bem estabelecido, realizado por um profissional especializado, é proposto um tratamento que vai restabelecer a qualidade do sono e permitir assim a normalização do processo fisiológico metabólico natural do desenvolvimento da criança e do adolescente.

O tratamento tem uma visão multidisciplinar e geralmente tem o envolvimento de especialidades médicas, odontológicas e fonoaudiológicas.

Portanto não perca tempo e agende uma consulta de avaliação e restabeleça a sua qualidade de vida.

© Fonte- Instituto de Odontologia Dr. Paulo Coelho

Contato- Dr. Roberto Ramos da Costa- CRO-GO- 1638.Rua Jorge Amado nº 1901 – Mimoso MimosoLEM-Ba.Fones (77) 3628-3954 9901-4934(V)8828-9788 (Oi) CLINICA SPA DA COLUNA

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades