Notícias

04
Fev/15

Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Civil, faz operação no UNISANG e HO

Agentes da VISA e da Polícia Civil no Hospital do Oeste




Lixo hospitalar descartado de forma irregular













O coordenador da VISA, Márcio Pita

Agentes da VISA e da polícia civil no UNISANG


Em Barreiras que está habilitada e se desfazer do lixo hospitar é Tecno Trash

Na tarde desta quarta-feira, 4, a Vigilância Sanitária do município de Barreiras, juntamente com a Polícia Civil, no comando do delegado Francisco Carlos de Sá, realizou uma operação em dois locais que estariam ocorrendo o descarte do lixo hospitalar de forma irregular.

O coordenador da VISA, Márcio Pita, em entrevista ao Blog do Sigi Vilares, disse que a operação é fruto de investigação. "Cerca de uma semana que nossa equipe, juntamente com o apoio do Ministério Público, vinha investigando denúncias de descarte irregular de lixo hospitalar e hoje culminou em flagrante".

Na operação, as equipes foram no depósito de lixo hospitalar da instituição UNISANG, localizado no centro da cidade e lá encontraram irregularidades. Lá, o acúmulo era feito erradamente, pois há normas e devem ser descartadas para uma empresa especializada e não juntamente com lixo doméstico, além do armazenamento ser feito de forma inadequada.

O segundo local foi o Hospital do Oeste. Lá os agentes da VISA e da polícia civil encontraram num dos contêineres, que seria para lixo orgânico ou doméstico, várias sacolas com lixo hospitalar, sendo luvas, mangueiras de soro com sangue, agulhas com sangue e vários outros objetos que podem estarem contaminados, jogados em local irregular.

Apesar de haver o descarte irregular, o depósito interno de armazenamento de lixo hospitalar do Hospital do Oeste, não foram encontrados irregularidades.

No caso de Barreiras, os hospitais e unidades de saúde, devem descartar o lixo hospitalar para a empresa Tecno Trash, pois este lixo contem alto poder de contaminação, seja através de agulhas, sangue entre outros contaminados e que se forem jogados no aterro sanitário, poderá contaminar outras pessoas, além de ser um crime ambiental conforme a legislação ambiental.

A empresa Tecno Trash já presta serviços na cidade a várias instituições de saúde e com equipes preparadas, encaminham este lixo para Salvador onde há a correta incineração e não são lançados no meio ambiente.

O diretor do Hospital do Oeste e também a responsável pela Unisang foram encaminhados para o complexo policial, onde poderão responder por crime ambiental, cuja a pena é de 1 a 4 anos de prisão, sendo afiançável.

A VISA pretende acabar com esta prática extremamente irregular em Barreiras e outras unidades poderão serem fiscalizadas.

Fonte: Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades