Notícias

28
Jan/15

Líder de quadrilha de assalto a bancos no Norte e Nordeste é preso em B.J da Lapa

Vangervaldo dos Santos usava nome falso

O líder de uma quadrilha de assalto a bancos e carros-fortes foi preso nesta quarta-feira (28), em Bom Jesus da Lapa. Vangervaldo dos Santos Correia, 49 anos, que é natural de Salvador, morava há dois anos em Bom Jesus da Lapa, onde passou a usar documentos falsos em nome de Ivan Santos de Araújo.

A quadrilha liderada por ele atuava nas regiões Norte e Nordeste do país. Especializados na modalidade de roubo conhecida como “Novo Cangaço”, os criminosos já atacaram instituições financeiras nos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí.

De acordo com a polícia, para não despertar suspeitas, Vangervaldo trabalhava com compra e venda de veículos usados, possuía um lava a jato e frequentava cultos num templo evangélico, onde era conhecido como “Irmão Ivan".

Ele estava sendo procurado desde o roubo à agência do Banco do Brasil, em Tanque Novo, em julho de 2013. O crime foi praticado por dez integrantes do bando que, no momento da invasão à agência, estavam armados com fuzis. Eles chegaram a disparar diversos tiros contra a viatura que os perseguia.

Vangervaldo também era conhecido como "Ponto 50", por operar metralhadoras calibre ponto 50 com destreza. O assaltante já havia sido preso e responde a vários processos em diferentes estados por roubos a bancos e posse de arma.

Nesta quarta-feira (28), ele foi detido durante uma operação da Polícia Civil, que cumpriu mandados de prisão expedidos pelas Justiças da Bahia e de Goiás.

As equipes do Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif) e das Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) de Guanambi (22ª) e Bom Jesus da Lapa (24ª) contaram com apoio da Superintendência de Inteligência da SSP/BA. O assaltante já foi encaminhado ao Presídio de Vitória da Conquista.

Fonte: Correio da Bahia
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades