Notícias

17
Jan/15

Prefeito apresenta empresa alemã interessada em se instalar em LEM para vice-governador


Em audiência, o prefeito Humberto Santa Cruz apresentou ao governador João Leão a empresa alemã interessada em se instalar na Bahia

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, em audiência com o vice-governador João Leão, na última quinta-feira, 15, apresentou a empresa alemã HORSCH Maschinen GmbH, fabricante de equipamentos agrícolas (modernas plantadeiras de alta tecnologia). Na oportunidade, o diretor Traugott Horsch fez uma explanação da empresa, sua origem, participação no mercado mundial e o interesse em instalar uma indústria no Brasil.
 

A empresa chegou a Luís Eduardo Magalhães através de contato com empresário Osmar Albano Martins, sócio da Jaraguá Bahia, que após visita a matriz da Horsch na Alemanha, trouxe o interesse da empresa de se instalar no país à Prefeitura e acompanhou a audiência em Salvador.

Uma das limitações para a instalação da indústria no Brasil são restrições impostas pelo Governo Brasileiro com relação ao percentual de fabricação nacional para inclusão na lista de maquinas financiáveis com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Vice Governador João Leão, demonstrando empolgação e entusiasmo com as perspectivas da instalação de grandes empreendimentos na região Oeste, assumiu o compromisso de promover uma audiência junto ao BNDES e órgãos responsáveis, buscando esta liberação. 

O Governo do Estado, através do representante da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado da Bahia Sr. Paulo Magalhães, fez uma explanação dos incentivos fiscais disponíveis hoje, tanto do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) através do programa DESENVOLVE e a nível federal, o incentivo de redução do imposto de renda homologado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). O técnico Jairo Vaz, representante da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia na audiência se prontificou a cuidar do processo das isenções dos impostos estaduais. 

“Sem dúvidas, a vinda da HORSCH para a Bahia será de grande importância para o desenvolvimento de toda região oeste. Essa audiência com o vice-governador e representantes do governo estadual serviu para estreitar ainda mais essa relação, que com toda certeza ainda trará muitos benefícios para todos nós”, disse o prefeito Humberto Santa Cruz, que elencou ainda algumas vantagens competitivas, como a isenção dos impostos municipais para indústrias instaladas no Centro Industrial do Cerrado (CIC) de Luís Eduardo Magalhães, dando destaque a aproximação da grande área produtora do cerrado do Nordeste (mercado), conhecida com BAMAPITO que engloba Bahia, Maranhã, Piauí e Tocantins, aonde são cultivados hoje mais de 5 milhões de hectares, em franco crescimento, podendo dobrar a área cultivada nos próximos anos. 

Está prevista para os próximos dias uma nova visita dos representantes da HORSCH a Luís Eduardo Magalhães para avaliar as possíveis áreas de instalação da indústria. Na sequência devem ser feitos os primeiros encaminhamentos burocráticos na busca das habilitações para os incentivos fiscais e parcerias nos financiamentos necessários à sua instalação no município.

Fonte:ASCOM, Prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades