Notícias

17
Jan/15

Prefeito Humberto Santa Cruz tem reunião com o vice-governador João Leão

Segurança, educação, saúde e infraestrutura foram temas da pauta


A audiência também contou participação de outras autoridades, além do prefeito de LEM

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, entregou, na última quinta-feira, 15, em audiência com o vice-governador e secretário de Planejamento do governo da Bahia, João Leão, uma carta com extensa pauta de projetos e demandas do município e da Região Oeste. Durante a audiência foi feita uma análise prévia de cada assunto, alguns deles já com encaminhamentos e deliberações para atendimento. Parte deles serão incluídos no Plano Plurianual (PPA) do Governo Estadual.

Encabeçam a lista assuntos referentes às áreas de segurança, educação, saúde e infraestrutura. Na segurança, o Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) que deve abrigar todos os órgãos de segurança numa mesma área de 747,37 m3, está com seu projeto executivo pronto, a área desapropriada, porém, aguardando doação ao Estado. Já o Centro de Detenção Provisória (CDP), com capacidade para 286 presos, teve sua área decretada de Utilidade Pública e no momento aguarda sinalização positiva para desapropriação e doação ao Estado.

Educação - Para a área de educação a lista de reivindicações abrange a construção de três Escolas Estaduais no município, uma no bairro Jardim das Acácias, uma no bairro Jardim das Oliveiras e outra, entre os bairros Jardim Paraíso I e II. “São mais de 1.000 alunos que completam anualmente o Ensino Fundamental Municipal e que demandam colégios estaduais para dar prosseguimento ao Ensino Médio. Em 2014, mais de 350 estudantes tiveram dificuldades de encontrar vagas para continuar os estudos”, pontua o prefeito Humberto Santa Cruz.

Cabe destacar que em setembro de 2014, o prefeito Humberto Santa Cruz já havia protocolado ofício junto ao secretário de Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, solicitando a construção de uma unidade de ensino médio em Luís Eduardo Magalhães. De acordo com o prefeito o município possui uma área de 5.400m² no bairro Jardim das Acácias inclusive com lei municipal autorizando a doação de área pública para a construção da Escola Estadual. O documento entregue ao secretário naquela oportunidade cita ainda ofícios protocolados junto ao governo do estado dos anos de 2010 e 2012 solicitando a construção da unidade escolar.

Agenda Positiva – Todos os pedidos entregues e discutidos com o vice-governador fazem parte do que o prefeito, desde o final do ano passado, tem chamado de “agenda positiva”, tanto em relação as ações desenvolvidas ao longo de 2014; quando aquelas realizadas desde que assumiu o cargo em seu primeiro mandato, além de outras que estão previstas no planejamento para 2015.

A área da saúde também faz parte desta agenda positiva. Na pauta entregue ao vice-governador está à construção de uma nova Unidade Hospitalar com no mínimo 100 leitos e Especialização em Traumato-ortopedia. Existe ainda previsão de ao menos três novas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e a Academia da Saúde serem inauguradas neste primeiro semestre de 2015.

Infraestrutura – O prefeito Humberto Santa Cruz aproveitou também a boa relação que mantém com o vice-governador para reforçar algumas demandas do município e da região, que necessitam de verba federal, entre elas algumas referentes à obra de duplicação da BR 020/242: construção de passarelas na travessia urbana de Luís Eduardo Magalhães, lombadas eletrônicas e a erosão das margens da rodovia, no trecho próximo ao Rio de Pedras.

Para o prefeito Humberto Santa Cruz o crescimento acelerado do município demanda do poder público, intervenções imediatas em obras infraestruturais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Luís Eduardo Magalhães cresceu a uma taxa linear de 12% ao ano nos últimos 14 anos, passando de 18 mil no ano de 2000 para 87 mil habitantes em 2014.

“Temos uma pesquisa feita pela empresa Urban Systems de São Paulo prevendo que em 2023 Luís Eduardo Magalhães será a cidade mais populosa da região oeste da Bahia com 200 mil habitantes, por isso precisamos intensificar o diálogo com os governos estadual e federal a fim de agilizar todas essas obras”, finaliza Humberto.

Fonte:ASCOM, Prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades