Notícias

03
Jan/15

Discurso de posse do vereador e presidente da câmara Eltinho

Discurso de posse do vereador e presidente da câmara Eltinho.

Bom dia a todos...

É com imenso prazer e satisfação que dirijo minhas palavras aos funcionários desta casa,colegas vereadores,aos munícipes presentes e aqueles que nos acompanha pelos meios de comunicação e blogs.

Agradecimento as autoridades presentes em especial aos doutores Cesar Cabrine presidente da sub-sessão da OAB e ao juiz de direito desta comarca Dr. Claudemir da Silva.

Quero dizer a todos que sou muito feliz em fazer parte desse município,desse poder,da mesa diretora mais uma vez e agora com um gosto especial sendo presidente do legislativo municipal.

Aqui devo minha homenagem a Jesus Cristo e aos colegas vereadores, Mardonio da Rocha,Guinho da Contêm, Juvenal Xavier, Sidney Giachine, Reinildo Nery, Érik Café, Alaidio Castilho e a vereadora Katerine Rios.

Estive rescentemente em minha cidade de origem São Gabriel-Ba, também andei pelos povoados por onde eu e minha família residimos por algum tempo. E enquanto por ali passávamos rolavam um filme na cabeça sobre as dificuldades enfrentada pelos meus pais para sobreviver e criar seus cinco filhos com dignidade e muito suor debaixo de sol forte.

Mas quem disse que viver é fácil,todos os vereadores tem uma história,um trabalho prestado,passaram por situações difíceis pra chegar até aqui e desfrutar do prazer de se fazer história e de ajudar o próximo.

A exelência desse pais é o cidadão que paga seus impostos e não quem à administra,o fato de ser político não é crime é sim uma virtude,desde que respeite o trabalhador.

Estou aqui na condição de vereador e presidente da câmara,aos quais cargos me dediquei a sua busca. Venho aqui hoje como um jovem e aprendiz político dizer a população que tenho me debruçado muito as necessidades que esse município enfrenta,assim devemos transformar essa transição em forma de pensamento de transformação e o papel do pensamento como escreveu Roberto Mangabeira Hungria "é o de confortar os aflitos e de afligir os confortados". A minha filosofia política é a de que tudo que é correto,justo e legítimo deve encontrar o caminha da sociedade e do cidadão.

Me saliento colocar-me essa casa a disposição dos professores,servidores em geral,cidadãos comuns e instituições para aqui se sentirem protegidos contra as marras do executivo local e assim fazer fluir seus direitos e dignidade,ou seja,contribuir para o máximo da vida profissional e ética. A minha perspectiva existencial é a de que eu creio no bem e na justiça,mesmo quando eventualmente,circunstancialmente elas não se encontre ao alcance dos olhos.

A emancipação das pessoas,a conquista da dignidade da pessoa humana,são valores que muitas vezes fluem por um rio subterrâneo que nós não conseguimos ver da superfície,mas ainda sim eles cumpre o seu curso o seu destino.
E o nosso papel,o papel do legislativo é o de empurrar a história fazendo um papel civilizatório ou mesmo de conquista para cada cidadão desse município,assim escreveu Chico Buarque " a história é um carro alegre cheio de um povo contente que atropela indiferente todo aquele que a negue".

O patriotismo está para a administração publica assim como o amor está para a vida privada,não é possível um ou outro viver sem ambos,assim não teria uma vida completa.

Temos uma justiça dura para os pobres e uma mansa para os ricos,temos o desafio de derrotar o patrimonialismo na administração publica para que tenhamos avanços,e não é impossível para quem derrotou o autoritarismo nesta casa. Nos nove vereadores,temos uma história de sucesso interna e externa para celebrar,agora com a presidência vamos sair do lugar,parar de girar em círculos e fazer esse município avançar para as oportunidades.

Precisamos ter uma maioria consistente que evite o fisiologismo,ou seja,que evite atitude política corrupta a cada votação importante,precisamos de uma câmara que tenha autenticidade partidária para que a política recupere sua dignidade. Não podemos deixar díscolar o povo dos vereadores,isso por que em uma democracia a política é um gênero de primeira necessidade,não podemos aceitar a transformação da política local em um NEGÓCIO PRIVADO,temos que idealizar e fazer a política nesse município recuperar seu espaço ideal,e assim passar a transformar a vida das pessoas. A história tem seu ritimo próprio e nós temos que conviver com a velocidade possível,assim se uma mulher casar se com um homem não terá um filho em quatro meses e meio,terá que passar por um curso possível de tempo,assim é a administração.

A vida não se resume a disputa pelo poder político ou a busca pelo lucro,ainda quando seja capítulos legítimos,nos precisamos também de boas causas,de boas idéias,e de responsabilidade social coletiva em busca de soluções originárias e construtivas para os problemas do município,ou seja,o bem pelo bem,agentes do bem, agentes da transformação social,em muitas áreas,áreas que não só depende do governo mas de todos nós,como por exemplo:
- a adoção de uma praça;
- a adoção de uma escola carente ou um projeto social:
- a assistência social e judicial ao pobre;
- o apoio financeiro e logístico aos abrigos de menores infratores e
dependentes químicos;
- projetos de arborização;
-ensino a distância,com apoio de computadores as comunidades;

Todos esses projetos podem ser liderados por nós,pela sociedade,pelo empreendedor,sindicais,associações,entre outros. Nós temos em nosso município,RICOS suficientes para ajudar a sociedade carente e não para fazer da política seu sustento,isso é vergonhoso para nossa alma,nosso ego e legado,devem contribuir com o templo social com dinheiro e com idéias,essas pessoas ganhou dinheiro graças ao município e agora tem que enxergar em si o dever de dar alguma coisa em troca. A sociedade não podem ficar a mercê da administração publica,temos que ter,todos nós,espírito público para fazer o nosso município avançar em dados e estatísticas positivas.

A frase maestral de Gand " seja voçê mesmo a mudança que deseja para o mundo",revela aspectos de mudanças que parte de si próprio o começo da revolução social positiva.

Nós temos a necessidade de florescimento da sociedade civil para um mundo melhor.

Temos que ser livres em liberdades ideológicas e alegria de viver,para alcançar-mos a transformação que desejamos e almejamos para a vida futura.

O gosto da vitória é melhor do que o da derrota mais não menos difícil.

Feliz 2015 a todos,que deus possa iluminar com sua presença a casa de cada pessoa neste município.

Vereador Eltinho,
Presidente da Câmara de Vereadores de LEM

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades