Notícias

25
Dez/14

Quem salvará o Rio de Pedras?



Prezados, bom dia

Estou compartilhando um triste fato, que considero a maior Crime Ambiental que já presenciei em meus quase quarenta anos de vivencia Agronômica.

Tratasse de uma tragédia anunciada, pois uma enorme erosão junto a margem direita da BR 020 na saída de LEM sentido Brasília, que vem se agravando a mais de um ano sem que o poder público tomasse sequer uma iniciativa para prevenir ou contornar tal fato.



A consequência final já sabemos: é a morte de um grande trecho do nosso Rio de Pedras, causada por assoreamento.

Encaminho fotos autoexplicativas da erosão com mais de dois km de extensão, em que milhares de m³ de terra foram transportadas para dentro do leito dom Rio de Pedras, provocando um assoreamento a perder de vista. O local onde estava localizado o chamado Balneário de LEM foi reduzido a um grande entulho de terra, obrigando o Rio se a esforçar para desenhar seu novo percurso. Neste local já ocorreram inúmeras mortes de banhistas por afogamento, haja vista a profundidade do rio e turbulência de suas aguas.

Os danos já são irreparáveis, primeiro com a morte do Rio de Pedras, que sempre foi um patrimônio natural e um orgulho para a população de LEM, pela beleza de seu leito banhado por aguas límpidas, condição esta, garantida pela responsabilidade dos produtores rurais na preservação das APPs em suas margens e veredas.



Do ponto de vista econômico, este fato prejudicará e até mesmo poderá inviabilizar projetos de irrigação situados a jusante do ponto de origem do assoreamento, pois a terra (areia) recebida pelo rio será constantemente transportada rio a baixo e depositada no fundo do seu leito, principalmente junto aos locais de maior profundidade, incluindo inevitavelmente as estações de captação dos projetos de irrigação.

Dependendo da continuidade e intensidade das trombas d’agua, e na ausência de providencias, tudo indica que poderemos ver a erosão engolir trechos do asfalto da BR 020.

Convido a todos, para quando passarem pelo local, façam um parada para confirmar a gravidade desta barbárie, e quem sabe após o recesso deste final de ano, possamos sugerir e exigir algumas ações mesmo que paliativas enquanto perdurarem as chuvas.


Sugiro inicialmente concentrar ideias e esforços junto a AGROLEM, seja pelos profissionais que congrega e pelas natureza do evento, mas ao mesmo tempo agregando outras entidades que queiram contribuir para a solução deste problema, seja sugerindo, cobrando, denunciando, enfrentando, punindo, etc..., oque não podemos é ignorar o que está acontecendo.

Aproveito para desejar-lhes um Ano Novo Melhor para todos e quem sabe também para o Rio de Pedras.

Att. Cidadão preocupado com o meio ambiente

Fonte:Blog do Sigi Vilares - paricipação do internauta - mande seu email: [email protected]
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades