Notícias

08
Dez/14

Comandante do 10º BPM ocupa Tribuna Popular da Câmara

Major Uzêda usou a tribuna da Câmara 

Na Sessão de terça-feira (02/12), a Câmara Municipal de Barreiras recepcionou em sua Tribuna Popular o Comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar da Bahia, o Oficial Major PM Camilo Otávio Alonso Uzêda.

Há cinco meses a frente do Batalhão que é “O guardião do Oeste”, o Comandante Major PM Uzêda, usou da palavra pelo tempo regimental, se dirigindo aos vereadores no Plenário, a uma grande plateia composta por alunos, soldados, aspirantes a oficiais, policiais, um grande número de populares nas galerias e aos ouvintes da Rádio Nova FM, Rádio Barreiras e Rádio Vale do Rio Grande, que transmitem em cadeia as sessões do Poder Legislativo barreirense, o Comandante fez uma avaliação de sua gestão a frente do 10º BPM, bem como uma radiografia da segurança pública na região de jurisdição do Batalhão sob seu comando.

O Oficial reconheceu que o desafio da segurança pública é muito grande, mas afirmou que, em tamanho semelhante tem sido o esforço abnegado da tropa para cumprir com o papel lhe atribuído pela sociedade e pela legislação.

“Temos buscado trabalhar em parceria, seja com outras unidades da corporação, seja com a sociedade, e nossos homens e mulheres tem se empenhado diuturnamente para fazer frente à violência crescente, mesmo com as limitações de logística e uma legislação deficiente”, disse.
Para o Comandante se as ocorrências policiais em diversos seguimentos têm aumentado, a Polícia Militar tem respondido com muito trabalho, a exemplo dos 65 veículos recuperados em 2013, 95 em 2014, inúmeras apreensões de armas, 877 apresentações de adultos e 178 menores em 2014. Major Uzêda destacou ainda a mudança na estrutura do Batalhão que se constituiu em um Batalhão Escola, acelerando o processo de formação dos policiais e oficiais militares.

Em seguida, o Oficial Comandante foi sabatinado pelos vereadores, todos interessados em obter informações sobre as ações da polícia militar para enfrentar as questões da insegurança pública que se apresenta como um grande desafio não só em Barreiras, mas na Bahia e no Brasil como um todo.

Respondendo aos questionamentos dos vereadores, o Major Comandante, disse estar na expectativa do funcionamento da Base de Segurança Comunitária do bairro Santa Luzia, uma vez que esta unidade receberá viaturas, equipamentos e toda a estrutura para um policiamento diferenciado, atendendo toda a demanda local e no entorno do bairro mais populoso da cidade.

Demandado sobre questões de segurança em comunidades específicas da zona rural a exemplo do Mucambo, o Comandante se colocou a disposição dos vereadores e da sociedade para em parceria buscarem as medidas necessárias para proporcionar segurança a esta e outras comunidades. Ao concluir sua fala o Major PM Uzêda agradeceu ao convite do Poder Legislativo, e se colocou a disposição para trabalhar em conjunto na superação da insegurança pública.

No Grande Expediente, o vereador Aguinaldo Júnior (PT do B), parabenizou o Major PM Uzêda e cumprimentou a secretaria municipal de saúde pelas ações no 1º de dezembro “Dia Mundial de Combate a AIDS”.



Já o vereador Rui Mendes (PT do B), usou da palavra para cumprimentar o Major PM Uzêda e agradecer aos colegas pela solidariedade durante o período que esteve em procedimento médico para intervenção Cirúrgica.

Carlão disse que o trabalho da Polícia Militar tem sido satisfatório, mas que é preciso mais esforço no enfrentamento a criminalidade, o vereador cobrou mais respeito ao povo de Barreiras por parte da EMBASA, alegando que as interrupções no fornecimento de água tem sido constante, desprogramadas e sem aviso prévio.

Passados a Ordem do Dia, restaram aprovados vários Projetos de Decreto Legislativo, indicações e o Projeto de Resolução nº 004/2014, de 28 de novembro de 2014.

Em fala conclusiva dos trabalhos, o Presidente vereador Tito, agradeceu ao Comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar da Bahia, Major PM Camilo Otávio Alonso Uzêda, pela participação na Tribuna Popular da Câmara e pela solicitude no atendimento dos convites e demandas do Poder Legislativo, o presidente ressaltou a importância do trabalho em conjunto dos poderes e órgãos públicos em prol da população e colocou a Câmara de Vereadores a disposição para colaborar em qualquer iniciativa que beneficie a população de Barreiras.

 

Fonte: Ascom – Câmara Municipal de Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades