Notícias

22
Dez/12

SAMU já realizou mais de 15 mil atendimentos na região em 2012


Sede do SAMU em Barreiras


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar; seja residências, locais de trabalho e vias públicas.

O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

No caso da região oeste da Bahia, a coordenação geral está sob a direção do enfermeiro Fabiano Afonso, que fica em Barreiras onde é a sede que comanda e faz a regulação de todos os atendimentos nos municípios da nossa região.

São 15 municípios da região, com um total aproximado de 414 mil habitantes, que estão sobre a tutela do SAMU de Barreiras: Angical, Baianópolis, Brejolândia, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Muquém do São Francisco, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.

O Balanço de atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da região oeste da Bahia fecha o ano de 2012 com 15.271 atendimentos, até a data do dia 21 de dezembro.

Desta quantidade e de dezenas tipos de atendimentos que somam o total supracitado, feitos pelo SAMU à população, os cinco mais executados neste ano foram:

1º lugar: Clínico adulto com 5.634 atendimentos;
2º lugar: Outros tipos não especificados com 1946 atendimentos;
3º lugar:  Acidente de moto com 1260 atendimentos;
4º lugar: Obstétrico com 962 atendimentos;
5º lugar: Traumático com 871 atendimentos;

Fonte:Do novo correspondente do Blog do Sigi Vilares em Barreiras, repórter Jadiel Luiz
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades