Notícias

27
Nov/14

Jeisa Souza: Você conhece a Alfarroba e seus benefícios?

Tem cara de chocolate, gosto de chocolate, mas não é chocolate...

A Alfarroba é uma vagem, doce, marrom e com sabor semelhante ao chocolate sendo uma boa alternativa para alérgicos ao cacau... Por ser pobre em gordura, isenta de glúten e lactose é uma boa opção para preparações doces como bolos para celíacos. Encontrada na forma de pó, ela pode ser usada para substituir os achocolatados. Como não tem a cafeína, é uma alternativa para quem não pode usar a substância. Contêm fibras sendo uma opção para portadores de dislipidemia. No mercado é encontrada em barra, semelhante ao chocolate, além de ser vendida também em pó e já pronta, como cobertura de doces. 

Chocolate saudável

Naturalmente doce, a Alfarroba dispensa o uso de açúcar na fabricação de seus produtos. É uma ótima alternativa ao chocolate, pois além de não conter estimulantes como cafeína e teobromina, ela é rica em vitaminas e minerais. Em 100gr do produto você encontra 303mg de cálcio, 633mg de potássio e 126mg de fósforo, além de outros minerais como ferro e zinco e vitaminas E, B6 e B12.

Opção aos intolerantes: bolo de alfarroba não contém glúten nem lactose

Receita do bolo de alfarroba

Massa:
- 4 ovos
- 1/2 xíc. (chá) de açúcar mascavo (ou açúcar de coco)
- 1 xíc. (chá) de alfarroba em pó
- 1/2 xíc. (chá) de óleo de coco
- 1 xíc. (chá) de água quente
- 2 xíc. (chá) de farinha de arroz integral
- 2 col. (sopa) de semente de linhaça (opcional)
- 1 col. (sopa) de fermento em pó
- Óleo de coco e canela em pó (para untar a fôrma).
Ganache:
• 1 copo (200 ml) de leite sem lactose ou bebida vegetal (coco ou amêndoa)
• 1 col. (chá) de farinha de arroz integral
• 3 col. (sopa) de alfarroba em pó

Modo de fazer:

Preparar o bolo de alfarroba é fácil. Primeiro, bata os ovos e o açúcar na batedeira até dobrar o volume. Acrescente a alfarroba e o óleo e bata mais um pouco. Desligue o aparelho e junte a farinha e a água aos poucos. Quando a massa estiver homogênea, ligue novamente a batedeira em velocidade baixa.

Desligue e junte a linhaça (opcional) e o fermento. Coloque em uma forma antiaderente untada com óleo de coco e polvilhada com alfarroba ou canela em pó e asse em forno pré-aquecido a 180 °C por 30 minutos (ou faça o teste do palito). Espere amornar e desenforme. Para o ganache, junte os ingredientes em uma panela antiaderente, leve ao fogo baixo e mexa até tudo se desgrudar do fundo. Deixe esfriar e cubra o bolo.
Rende: 16 fatias finas.
Calorias por fatia: 150.

Nutricampo Assessoria Consultoria Nutricional
& Atendimento Clinico
(77) 9844-0637
Jeisa Souza
Nutricionista

 

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades