Notícias

19
Nov/14

Vereadores dizem não ao projeto de lei que doava área para a UFOB


O plenário ficou lotado

O projeto de lei número 061/2014 de autoria do município que pretendia doar a Universidade Federal do Oeste Baiano (UFOB) uma área para instalação do campus da UFOB foi barrado na câmara na noite de ontem, terça-feira 18.


Os reitores da UFOB ainda se reuniram com os vereadores

Mesmo tendo se reunido com reitores da Universidade antes da sessão, os vereadores Elton Alves, Guinho da Contem, Sidnei Giachini, Alaidio Castilho, Mardonio da Rocha, Katerine Rios, Reinildo Nery e Juvenal Canaã votaram contra a doação da área.


Os vereadores presentes na sessão


O líder do governo na Câmara, Jarbas Rocha, o oposicionista Alaídio Castilho e o presidente da casa, Cabo Carlos

Os parlamentares alegaram que a câmara não foi devidamente informada sobre o projeto, ou seja, não houve por parte do poder executivo o interesse de mostrar aos vereadores o local exato da área, o valor correto do espaço e, tempo hábil para a análise do projeto.


O vereador Renildo, um dos que votaram contra a doação

Já a bancada de situação que votou favorável afirma com veemência que o projeto tramitou na casa por 60 dias, no entendimento da bancada situacionista tempo suficiente para se compreender o projeto e a importância dele.

Sidney Giachini diz ter outra área melhor para ser construída a UFOB

Vereador Eltinho também disse náo ao projeto

Um dos parlamentares que derrubaram a doação, Sidnei Giachini disse ter outra área para ser doada: “Tenho outra área, essa fica mais perto do setor urbano, as margens da BR 242, saída para Barreiras, nos fundos do complexo da Bahia Farm Show, ás margens de um rio, portanto um local excelente para a instalação do campus; encontra-se em minhas mãos o mapa da área e o dono está disposto a doar”.

Vôga Pelissari foi um dos defensores da doação

Com a derrubada do projeto o líder do prefeito Jarbas Rocha acredita que a instalação do campus vai se arrastar durante anos: “Perdemos uma chance de ouro de dar oportunidade aos nossos jovens de ter um futuro, de estudar; de acreditar que podem mais; o que esses vereadores fizeram aqui foi atrasar os estudos de milhares de jovens. Muita gente não faz ideia do quanto lutamos para chegar até aqui, para agora no momento chave a maioria dos vereadores derrubarem, algo triste. E mais, a UFOB antes de aceitar qualquer área faz um estudo para ter certeza que o local em questão é de serventia para o que se deve fazer, área que iríamos doar hoje aqui atendia todos os requisitos, e a área que o vereador Sidnei diz que tem, atende?”


Os estudantes foram para Câmara e protestaram



Os alunos da UFOB estiveram na câmara e lotaram o plenário, o repúdio foi visível. Os oito vereadores que derrubaram o projeto foram chamados de corruptos e alertados que muitos ali são vereadores de um único mandato, pois o povo não vai mais confiar a eles um novo mandato. Muitos vereadores saíram pelas portas dos fundos da câmara para não passar entre os alunos que estavam com os ânimos alterados; o único que se arriscou foi Sidnei Giachini e foi hostilizado.

Fonte:Repórter Nei Vilares/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades