Notícias

18
Nov/14

Saiba a verdade sobre o que levou a SEI a demarcar novas divisas para LEM e Barreiras

Diretor da SEI realiza reunião com prefeitura de Barreiras sobre divisa com Luís Eduardo Magalhães

No âmbito do Projeto de Atualização dos Limites Intermunicipais da Bahia, coordenado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan) e realizado em parceria com o IBGE e a Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), os trabalhos no Território de Identidade (TI) Bacia do Rio Grande foram iniciados em 09/07/2012, em reunião realizada no Centro Cultural de Barreiras, cujo objetivo era esclarecer a metodologia do trabalho e envolver as respectivas prefeituras no acompanhamento dos trabalhos de campo.

Para tanto, a SEI cumpriu todo o protocolo de organização da reunião, encaminhando previamente convites a todas as prefeituras do TI. Embora a prefeitura de Barreiras não se fizesse presente nessa reunião, mesmo tendo recebido o convite, indicou um técnico especializado em topografia para acompanhar a equipe técnica da SEI e IBGE nas várias divisas do município. Assim foi procedido.
Os trabalhos de campo indicaram como resultado, de acordo com os critérios administrativos e o sentimento de pertencimento das comunidades, que as Agrovilas III e IV e o aglomerado rural de Umburanas, embora pertencendo formalmente, na oportunidade, ao município de Barreiras, deveriam ser legalmente integradas ao município de Luís Eduardo Magalhães (LEM).

Posteriormente, a SEI convocou, por meio do Ofício nº 315/2012, uma nova reunião para o dia 22/11/2012 para apresentar os resultados do trabalho a todos os prefeitos do TI Bacia do Rio Grande, sendo convidada, inclusive, a prefeitura de Barreiras, que nessa oportunidade também não se fez presente.

A minuta do Projeto de Lei referente aos limites do TI Bacia do Rio Grande foi encaminhada à Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da ALBA no início de 2013, sendo aprovada pela Assembleia e sancionada pelo Exmo. Governador em setembro de 2013.

No dia 28/10/2014, terça-feira, a SEI foi contatada pelo vice-prefeito do município de Barreiras, Sr. Carlos Augusto Barbosa Nogueira, que solicitou uma audiência com a direção da SEI, concedida hoje, dia 05/11/2014. Nesta reunião, coordenada por este diretor geral, Geraldo Reis, a equipe técnica da SEI e IBGE explicou como foram alcançados os resultados do trabalho de campo, realizado sempre contando com a participação de um representante da Prefeitura Municipal de Barreiras e um representante da prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Nesta reunião, o prefeito de Barreiras, Sr. Antônio Henrique de Souza Moreira, registrou sua discordância quanto aos resultados do trabalho e pleiteou uma busca de solução no âmbito administrativo. O diretor geral da SEI reafirmou que a prioridade neste momento é a conclusão dos trabalhos do Projeto de Atualização dos Limites Intermunicipais em todo o estado, restando para isso encaminhar à ALBA os anteprojetos dos TI de Irecê e Sisal, além de dar início ao trabalho referente ao TI Metropolitano de Salvador.

Nesse contexto, ficou acordado na reunião de hoje que a prefeitura de Barreiras encaminharia à Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da ALBA o pleito formal para que a equipe da SEI e IBGE faça uma nova visita ao TI Bacia do Rio Grande, o que deve ocorrer no final do mês de janeiro de 2015, contando com o acompanhamento dos prefeitos de Barreias e de LEM.

O objetivo será buscar um aprimoramento do trabalho e um refinamento dos traçados das divisas de forma a conseguir um consenso entre os municípios.

Ao término da reunião, registrou-se a presença do deputado Rosemberg Pinto e da deputada Kelly Magalhães.

Salvador, 05 de novembro de 2014

Geraldo Reis
Diretor Geral da SEI

Fonte:SEI
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades