Notícias

06
Nov/14

Dr. Roberto: Os perigos por trás do ronco

Dorme-se hoje, em média, sete horas por noite, 90 minutos menos do que se dormia antigamente, nos séculos passados. No período anterior a luz elétrica, homens e mulheres costumavam ir para a cama no inicio da noite. Acordavam no meio da madrugada para tomar um lanche e, em  seguida, voltavam a dormir até o sol raiar. A redução de uma hora e meia no descanso diário é reflexo dos tempos modernos - excesso de iluminação, barulho noite adentro, vida sedentária e horários  irregulares, além do estresse profissional, TV e agora a internet.

Enfim, estamos vivendo um mundo que nunca dorme um tempo satisfatório. Mas engana-se quem  pensa que os vilões são apenas esses. Os distúrbios do sono vão da insônia à sonolência diurna, sindrome das pernas inquietas ao sonambulismo, ronco e apneia, entre outros. O ronco, que aparentemente pode ser julgado um inocente  hábito, pode ser fator de risco para outras doenças crônicas .

Além  dos transtornos sociais e psicológicos, já que interfere na qualidade de vida - uma noite de ronco reflete num dia seguinte sonolento e sem rendimento em todas as atividades de trabalho e também de aprendizado - o ronco aumenta o risco de problemas cardiovasculares, levando até mesmo a um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A disfunção erétil é outro problema que pode ser causado por distúrbio de sono. Atualmente, o Ronco e a Sindrome da Apnéia do sono têm sido bastante discutidos no Brasil e no mundo. Acordar no meio da noite sentindo uma espécie de sufocamento e ao levantar-se de manhã ter a sensação de que  o corpo não descansou o suficiente, são alguns dos sinais do problema. Mas existem outros, e, para saber se você é capaz de reconhecê-los a tempo de buscar ajuda ou incentivar alguém próximo a fazê-lo, o Jornal Casse A conversou com o odontólogo Dr. Roberto Ramos Da Costa, especialista no assunto, que esclarece algumas dúvidas e faz considerações importantes sobre o assunto, que afeta grande parte da população.

JORNAL CLASSE A - Pode-se dizer que a Apneia do sono, ou  Síndrome da Apneia  Obstrutiva do sono (SAOS), é uma doença crônica?

Dr. Roberto Ramos da Costa - A Apneia do sono e ronco ou Síndrome da Apneia  Obstrutiva do sono (SAOS) é uma doença crônica causada pela deglutição atípica, onde o paciente começa quando ainda criança  a respirar pela boca e não pelo nariz,  muitas vezes causada pela obstrução do nariz por desvio de septo, também adenóides e amigdalas  bem desenvolvidas, essa deglutição infantil mais tarde começa a vibrar os tecidos moles da garganta, desenvolvendo a Apnea do sono e ronco. 

JCA - Por que ocorre a apneia, quais os fatores que levam a isso?

Dr. Roberto - A Apneia começa com o hábito de respirar pela boca e com isso a língua impede a respiração nasal, que acarreta uma baixa oxigenação  do cerébro, ocasionando vários problemas cardiovasculares.

JCA - Quais são os principais sintomas da doença ?

Dr. Roberto - Pacientes têm paradas respiratória durante a noite, vibrando os tecidos moles da boca, ocasionando o  ronco. Eles acordam muitas vezes à noite, não têm o descanso necessário durante o dia seguinte, ficando cansado e distraído para todas as atividades de trabalho e de aprendizado.

JCA - A Apneia do sono aumenta a probabilidade do paciente desenvolver doenças potencialmente letais?

Dr. Roberto - O paciente com Apneia do sono e ronco pode ter doenças letais como paradas cardíacas, infarto do miocárdio, Acidentes Vascular Cerebral e também ir a Óbito.

JCA - Qual o percentual aproximado de pessoas no Brasil que são acometidos pela doença?

Dr. Roberto - A porcentagem aproximada de pessoas no Brasil que são acometidas pela doença chega até a 50%  em alguns lugares poluídos

JCA - Com diagnosticar se o que temos é um simples ronco ou uma doença?

Dr. Roberto - A identificação da Apneia do sono e Ronco tem característica bem definidas: o paciente acorda muitas vezes à noite, com a boca seca, baba no travesseiro, tem sonolência durante  o dia, amanhece cansado e muito distraído...

JCA - Mudanças de hábito certamente ajudam no tratamento... poderia enumerar alguns?

Dr. Roberto -  A pessoa obesa, por exemplo, pode emagrecer; alimentar-se pouco a noite, antes de dormir; ingerir bebida alcoólica socialmente à noite e evitar dormir de barriga para cima podem ajudar, sim, no tratamento.

JCA -  Em Luís Eduardo o senhor já foi procurado para atender algum paciente com a doença?

Dr. Roberto – Sim, tenho sido procurado e tenho tratado de muitos pacientes portadores de Apneia do sono e Ronco. 

JCA - Quais os riscos noturnos para pacientes que têm Apneia do sono e Ronco? 

Dr. Roberto - Parada respiratória, parada cardíaca, infarto  do Miocárdio, AVC, e o paciente  também pode ter hipertensão, esta é uma preocupação muito grande dos cardiologistas, pois este paciente pode vir a óbito nas crises de Apneia do sono e ronco.

JCA - Como  o  senhor   trata  os  casos de Apneia do sono e ronco?

Dr. Roberto - O Tratamento da Apneia do sono e ronco é executado com  aparelho de Silicone, fabricado na Austrália,  usado somente à noite   para dormir,   para inverter o modo de respirar do paciente. É importante respirar somente pelo nariz e nunca pela boca, pois somente o nariz tem uma membrana própria para filtrar, umidecer  e  esquentar o ar que respiramos.

SERVIÇO

Dr. Roberto Ramos da Costa
Doutores  do Sorriso- Rua Pernambuco 401 salas 2/3
Tels.: (77) 3628-3926 | 9976-3926 | 9102- 1187 -  Luis Eduardo Magalhães-Bahia

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades