Notícias

28
Out/14

Momento Equilíbrio: O que é Transtorno Obsessivo Compulsivo?

O Transtorno Obsessivo Compulsivo é um transtorno mental dentre os chamados transtornos de ansiedade. A sua manifestação acontece através de alterações no comportamento, nos pensamentos e nas emoções, de modo que a pessoa acaba desenvolvendo rituais, compulsões, repetições de algum ato, evitações extremas, obsessões, dúvidas ou preocupações excessivas, medo descontrolado, desconforto insuportável, aflição, culpa e até depressão.

Uma das características mais recorrentes são as obsessões, pensamentos ou impulsos que tomam a mente deixando na pessoa uma sensação de ansiedade ou desconforto. Outra ainda muito comum são as compulsões ou rituais, que são comportamentos voluntários e repetitivos que servem como uma fuga ou alívio para a sensação de aflição que é causada pelas obsessões.

Há alguns TOCs que são muito comuns, como a obsessão por limpeza que causa a compulsão por lavar mãos ou objetos, ou as dúvidas obsessivas que causam as verificações compulsivas. A pessoa nestes estados sempre acha que algo não está tão limpo como deveria ou que esqueceu algo em casa, e o comportamento é limpar várias vezes o mesmo local, ou conferir várias vezes a bolsa para ver se não esqueceu nada. Estes são exemplos, mas os TOCs podem acontecer de diversas outras formas.

Para entender melhor, podemos conceituar OBSESSÃO como um impulso que invade a mente de uma forma compulsiva, persistente. Imagens, palavras, frases, números, músicas, etc, são sentidas como impróprias causando reações de medo, angústia, culpa ou desconforto. Mesmo que a pessoa queira, geralmente ela não consegue parar de pensar nestas coisas mesmo que sejam absurdos ou coisas impossíveis de acontecer. A pessoa chega aos rituais e às compulsões em uma tentativa de afastar estes pensamentos obsessivos.

Obsessões comuns em TOCs:

Aversão à sujeira, imaginando que em tudo há germes ou contaminações.

Preocupação com a simetria, exatidão das medidas, ordem ou sequência das coisas e alinhamento dos objetos.

Impulsos de agredir as pessoas através de insultos ou ferimentos físicos.

Pensamentos ou impulsos relacionados ao sexo, comportamento sexual violento e outros disturbios na sexualidade.

Compulsão por guardar dinheiro, poupar as coisas, economizar, etc.

Superstição, preocupação com números, cores, datas, horários, pensando que eles podem interferir em desgraças ou má sorte.

Estas e outras compulsões são responsáveis pelo comportamento compulsivo e pelos rituais que a pessoa passa a realizar. Vejamos alguns exemplos:

Compulsão por lavar e limpar tudo.

Verificação excessiva de tudo que faz, voltando a fazer várias vezes só para conferir.

Contar tudo que se passa ao seu redor como prédios, quarteirões, carros no estacionamento, etc.

Mania por ordem, que leva a pessoa a organizar tudo sem suportar ver nada “fora do padrão”.

Repetir palavras especiais ou frases.

Fazer listas.

Marcar Datas.

Os tratamentos de TOC são feitos a base de alguns medicamentos também utilizados em casos de depressão, dentre outras técnicas de terapia psiquiátrica, acompanhamento com psicólogos. 

Clínica Equilíbrio - Psiquiatria & Psicologia
Dr. Alexandre Rizkalla - Médico Psiquiatra
Flávia Rizkalla - Psicóloga
Luiza Fernandes - Psicóloga 

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades