Notícias

27
Out/14

Morpará: Seca do Rio São Francisco será tema de reportagem do Globo Repórter

José Raimundo e sua equipe em Morpará

O jornalista José Raimundo, da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo, esteve nesta segunda-feira, 27, com sua equipe, no município de Morpará, na região oeste do estado para uma matéria especial sobre a seca do Rio São Francisco.

A situação do Rio São Francisco, que é o maior rio totalmente brasileiro, é preocupante. A seca é a maior dos últimos 12 anos. Segundo matéria publicada pelo g1.com, o portal da globo, A longa estiagem transformou a paisagem em vários trechos do Rio São Francisco, um dos mais importantes do país.

A água transparente revela o drama de um gigante. A profundidade é baixa, é possível ver o fundo. O Rio São Francisco enfrenta a pior seca dos últimos 12 anos.


A população ficou feliz com a presença do jornalista. Fotos: Redes Sociais

A pouca chuva nos afluentes do rio até dezembro de 2013 fez diminuir o volume de água no lago de Sobradinho, na Bahia. O reservatório está com pouco mais de 30% da capacidade. Segundo a Chesf, essa quantidade é uma ameaça à geração de energia no Nordeste.

Há cinco meses, a vazão média, volume d'água que sai da represa, diminuiu de 1,3 mil para 1,1 mil metros cúbicos por segundo (m³/s). O São Francisco perdeu suas forças. Não há mais correnteza no rio.

Toda essa situação será mostrada em uma matéria especial que será veiculada no dia 7 de novembro no Globo Repórter, da Rede Globo.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades