Notícias

27
Out/14

Jeisa Souza: Jantar pode: Sim ou Não?

Sim, desde que seja consumido o mais cedo possível da noite para ter tempo para digestão. Mesmo assim não adianta comer cedo, mas em grande quantidade, então a máxima de se comer pouco a noite deve prevalecer (nada de repetir o prato); o velho ditado de "comer como um mendigo a noite" tem coerência afinal hormônios como a insulina não foram "programados" para trabalho extra noturno; por isso devemos evitar o consumo de carboidratos de "má qualidade" (refinados) a noite (por elevarem a glicemia rapidamente e isso contribuir para estocar na forma de gordura); mas não adianta também evitar os carboidratos a noite e devorar um grande bife de picanha grelhada com a salada repleta de azeite (haja tempo para digestão!); se quer jantar programe no seu cardápio pouquíssimo ou nada de gordura no preparo, afinal carnes em geral já são repletas deste nutriente naturalmente. Por isso peixes e aves são a melhor alternativa.

Abuse mais dos vegetais crus e use ervas para temperar! Carboidratos presentes nas leguminosas como a lentilha, ervilhas, feijões ou ricos em fibras como dos pães integrais, quinua, aveia são possibilidades em especial para quem treina a noite: a recuperação muscular é mais favorável quando se tem a combinação exata e proporcional de carboidratos e proteínas e não só um ou outro nutriente (o nutricionista em esportes sabe calcular isso exatamente).

O jantar da foto ilustra bem esse texto dado que foi preparado sem qualquer tipo de óleo, o peixe tilapia foi marinado em ervas, limão, pouco sal e muita cebola, tomate e pimentão amarelo! A beringela cozida no vapor e depois grelhada com ervas desidratadas e alho ( uma boa frigideira anti aderente dispensa óleo no preparo).

A salada crua foi temperada com balsâmico e mostarda, um pouco de uva passa! A opção do carboidrato foi o arroz integral também preparado sem óleo mas com cebola e alho desidratados. Dá trabalho no preparo? Sim, mas há que se fazer escolhas quando se deseja adotar um estilo de vida saudável.

Aí se houver planejamento para escolher um ou dois dias da semana para o preparo de um jantar os outros com sanduíches, salada e recheios magros como cottage e frango desfiado, atum etc... haverá possibilidade de mais acertos que erros. Quando não se quer ter trabalho e organização do que se come certamente pacotes de biscoito, congelados prontos e delivery serão a prioridade, mas depois há que driblar o peso na consciência! Bom apetite!

Nutricampo Assessoria Consultoria Nutricional & Atendimento Clinico
(77) 9108-8092/ 9844-0637
Jeisa Souza
Nutricionista

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades