Notícias

23
Out/14

Momento Equilíbrio: Você é ansiosa? Você é ansioso?

A ansiedade  é um grande mal da civilização moderna. Ela decorre normalmente da agitação constante em que vivemos, das situações de stress e de pressão, principalmente na área profissional. A vida agitada, a velocidade dos acontecimentos, o grande número de informações, a aceleração do tempo, tudo isso estimula excessivamente o Sistema Nervoso Central, que geralmente é incitado diante de situações de perigo. Esta emoção é da mesma família do medo, diferenciado-se dele pelas motivações – no caso do medo, as causas são reais, evidentes, enquanto no da ansiedade, todos os sintomas são gerados pela expectativa, por motivos vagos e mais subjetivos.

A ansiedade provoca sinais físicos de que algo está errado, tais como taquicardia, sudorese, tremores, tensão muscular, aumento das secreções urinárias, aumento da mobilidade intestinal, cefaléia, fadiga, insônia, falta de ar, sensação de desmaio, dores no peito, boca seca, dificuldades de engolir e de relaxar, um nó na garganta, entre outros.

Um estado agudo da ansiedade pode provocar um transtorno conhecido como Síndrome do Pânico, que exige tratamento específico. A ansiedade tem se tornado companheira fiel na vida de grande parte das pessoas, dependendo da vida que elas levam, quase sempre de baixa qualidade. Infelizmente, ela pode causar um rebaixamento da auto-estima, pois o indivíduo começa a acreditar que é incapaz de realizar determinadas tarefas. A partir deste momento, ele passa a conviver também com o medo, principalmente o de errar, o que às vezes provoca uma paralisia nas ações e atitudes, impedindo-o até mesmo de tentar executar um trabalho.

Muitas vezes é necessário recorrer a uma psicoterapia, aliada a um bom tratamento psiquiátrico e a outros tratamentos complementares, para se libertar desse mal psíquico, encontrando assim um meio de superação deste desafio e uma vida de melhor qualidade, com constante amadurecimento mental.

Cuide da sua saúde mental.

Clínica Equilíbrio - Psiquiatria & Psicologia
Dr. Alexandre Rizkalla - Médico Psiquiatra
Flávia Rizkalla - Psicóloga
Luiza Fernandes - Psicóloga 

Edifício Via Lajedo Executive - Sala 23 - Fone: 36286453
Luis Eduardo Magalhães - BA 

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades