Notícias

19
Out/14

Banquete a base de peixes cultivados na região encerra I Festival de Gastronomia de LEM

Grupo cultural Virou Mexeu em apresentação de xaxado

Uma variedade de pratos feitos com peixes cultivados na região encerrou o I Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia na noite deste sábado, 18, no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida (Gruta), em Luís Eduardo Magalhães. O banquete foi preparado pelos chefs Olavo Nascimento e Clodomiro Tavares, com auxílio dos estudantes de gastronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Entre os destaques o medalhão de pirarucu ao molho de doce de figo e de uva preparado pelo chef Clodomiro. “Uma das grandes motivações desse festival é a valorização dos alimentos que fazem parte do dia-a-dia da cidade”, disse o chef durante a aula-show, fazendo menção ao fato dos sulistas, em especial os de descendência alemã, referirem-se aos doces de frutas como chimia (do alemão shimier).

Os chefs Clodomiro Tavares e Olavo Nascimento no encerramento do festival

A diversidade do cerrado também marcou presença nos pratos feitos para o banquete de encerramento. Para acompanhar o filé de tambaqui defumado, chef Clodomiro preparou um risoto de pequi e ainda revelou uma descoberta do festival. “Um dos momentos mais gratificantes desses dias de festival, sem dúvida, foi durante uma roda de conversa com as coletoras de sementes da zona rural do município que nos apresentaram uma variedade incrível de pratos feitos a base de frutos típicos do cerrado e uma verdadeira iguaria, a castanha de pequi”, comentou o chef.

O chef italiano Fabrizio Abate ministra aula-show durante festival

Pouco antes, também no auditório montado para as palestras e aulas-show, o chef italiano Fabrizio Abate, que há 25 anos reside no Brasil e atualmente tem restaurante na região de Porto Seguro, comandou a aula-show “Um toque brasileiro na culinária do mundo”. No palco do Centro de Eventos, duas apresentações culturais promovidas pela secretaria de Cultura e Turismo de Luís Eduardo Magalhães encantaram os presentes, com destaque para o grupo cultural Virou Mexeu com a apresentação do xaxado.

O chef Olavo Nascimento de LEM preparando um ceviche de tilápia

Para o prefeito Humberto Santa Cruz o festival, por estar em sua primeira edição, superou todas as expectativas. A partir de 2015 a ideia é que o festival passe a ser chamado de “LEM Gastronomia” e entre definitivamente no calendário de eventos do município. A previsão é que sua realização aconteça no final do mês de julho.

O I Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia é uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, escola de culinária Rosa Gonçalves, Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM) e Sebrae.

Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades