Notícias

22
Set/14

Projeto Cultura Viva lota Praça Sérgio Alvim Motta em noite do teatro


Na volta do projeto Cultura Viva, Praça Sérgio Alvim Motta recebe Companhia de Teatro Mistura de Ibotirama

A Praça Sérgio Alvim Motta, centro de Luís Eduardo Magalhães ficou lotada na noite deste domingo, 21, no retorno do Projeto Cultura Viva da secretaria de Cultura e Turismo do município. A programação foi toda ela dedicada ao cangaço brasileiro com a palestra “O cangaço no território brasileiro” com o historiador Reizinho Pereira e a espetáculo teatral “A Chegada de Lampião no Céu e no Inferno”, encenada pela Companhia de Teatro Mistura.

No espetáculo, após sua morte, Lampião, rei do cangaço, depois de ter sua entrada no céu recusada por São Pedro procura guarida no inferno. Lá encontra um cenário totalmente diferente do que poderia imaginar e acaba retornando aos céus, onde é novamente recusado. As peripécias do maior cangaceiro deste país, em sua busca entre o céu e o inferno são contadas com muito bom humor reservando momentos de diversão e boas gargalhadas aos espectadores.

De acordo com Gilberto Morais Junior, diretor da Companhia de Teatro Mistura de Ibotirama e responsável por reviver Lampião na peça, o espetáculo “A Chegada de Lampião no Céu e o Inferno” é baseado no texto de cordel dos poetas José Pacheco e Rodolfo Coelho. “A literatura de cordel contagiou o grupo, desde a leitura do texto a identificação foi total, a construção dos personagens, o figurino, as marcações, tudo isso nos ajudou na aproximação com a cultura popular”, disse.


No espetáculo, após sua morte, Lampião, rei do cangaço, depois de ter sua entrada no céu recusada por São Pedro procura guarida no inferno

A apresentação deste domingo foi a primeira do projeto Teatro no Cangaço dos Territórios em Luís Eduardo Magalhães. Em 2013, o projeto foi aprovado na segunda chamada do edital Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult/BA).

Presente ao espetáculo, o prefeito Humberto Santa Cruz fez questão de cumprimentar os atores da Companhia da Teatro responsável pelo espetáculo. “Temos cada vez mais estimular a diversidade cultural em nossa cidade, oferecendo oportunidade a todos de presenciarem bons espetáculos”, comentou o prefeito, lembrando ainda que a secretaria de Cultura e Turismo de Luís Eduardo Magalhães dispõe de uma grade de oficinas artísticas de música, dança e teatro aberta à população.

Também prestigiaram o Projeto Cultura Viva deste domingo a primeira-dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada Santa Cruz, a secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária, Fernanda Aguiar, a secretária de Cultura e Turismo, Janne Schlosser e o presidente do Diretório Municipal do Partido Progressista (PP), Valdecir Schlosser.


O prefeito Humberto Santa Cruz fez questão de parabenizar os atores pelo espetáculo apresentado

Apresentações artísticas – Encerrada a palestra e a peça, o grupo cultural Virou Mexeu de Luís Eduardo Magalhaes apresentou um pout-porri de xaxado, a dança originada no cangaço brasileiro. O projeto Cultura Viva na praça retornará em outubro, em um especial para o Dia das Crianças.

Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades