Notícias

17
Set/14

Semana Nacional de Trânsito amplia debate sobre respeito à faixa de segurança e a vida

A Semana Nacional de Trânsito que começa amanhã, 18, e se estende até o dia 25, terá como tema “Dê preferência à vida PARE NA FAIXA”. O objetivo é ampliar o debate sobre a legislação que contempla questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, priorizando a circulação dos pedestres em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de veículos automotores.

A escolha do tema, segundo o próprio Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) faz alusão, em princípio, ao artigo 29, XII, §2º do Código de Trânsito Brasileiro, segundo o qual: “Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”.

Em Luís Eduardo Magalhães a programação começa com uma caminhada organizada pela Escola Municipal Onero Costa da Rosa, localizada no bairro Santa Cruz, em parceria com a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito e a Superintendência de Transporte e Trânsito (SUTRANS). “A ideia é intensificar o trabalho de conscientização no trânsito, através de panfletagens e blitzes educativas”, diz Jaqueline Menezes, Superintendente de Transporte e Trânsito de Luís Eduardo Magalhães. A tarde está agendada uma blitz educativa em frente à Escola Irani Leite Matutino Santos, a partir das 16h.

Durante a programação será lançada a cartilha “Trânsito: a segurança é o melhor caminho”, que conta com orientações de segurança no trânsito para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas em geral. “Essas blitz educativas visam apenas a orientação. O trânsito que todos queremos passa pelo respeito ao próximo e pelo cumprimento das leis de trafegabilidade”, observa Jaqueline.

A programação contará ainda: dia 19, blitz educativa, parceria entre a SUTRANS e as escolas Onero Costa da Rosa e Dom Ricardo Werberberger, através do projeto de Agentes de Trânsito Mirins; dia 21 panfletagem na Rua Pará; dia 22 blitz educativa em frente a Escola José Cardoso de Lima, manhã e tarde; dia 23, blitz educativa em frente a Escola Cézer Pelissari, no bairro Jardim das Acácias, pela manhã e na Escola Ottomar Schwengber, a tarde; dia 24, blitz educativa em frente à escola Vânia Aparecida, pela manhã e Amabílio Vieira de Lima, a tarde e no dia 25, participação da equipe da SUTRANS no Dia de Responsabilidade Social da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF).

Sobre a data - Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades