Notícias

29
Ago/14

Jeisa Souza: "A Disbiose Intestinal"

A disbiose intestinal, transtorno no qual as bactérias da flora normal ficam em minoria e o organismo torna-se debilitado já que a capacidade de defesa orgânica diminui. Artrite reumatóide, acne, urticárias, depressões, celulite, são transtorno que podem ter na disbiose um possível fator etiológico.

Situações como uso de medicamentos (antibióticos principalmente), estresse, uso de laxantes, infecções, dieta inadequada, constipação intestinal, podem fazer com que haja um desequilíbrio desta população bacteriana. Os sintomas incluem desde alterações no ritmo intestinal, até flatulência, irritabilidade e fadiga. A avaliação com um médico faz-se necessária para o início do tratamento e a alimentação tem papel fundamental neste processo. A dieta deve ser individualizada e focada na causa do problema.

De forma geral deve-se evitar corantes, conservantes, glutamato monossódico, carnes vermelhas e alimentos gordurosos. Alguns alimentos como leite, ovos, soja, açúcar branco  e  embutidos também devem ser evitados. Frutos domar e alimentos ricos em glúten podem não ser desejáveis dependendo da gravidade do problema.

 A dieta  deve consistir em grande quantidade de vegetais, particularmente cenoura, couve-flor, repolho, chicória, cebola, alho e alho-poró, além de frutas, farinha de banana, arroz integral e leguminosas. Sob orientação, também devem ser usados produtos contendo probióticos  (microorganismos vivos que melhoraram a flora intestinal) como leites fermentados e iogurtes especiais.

Nutricampo Assessoria Consultoria  Nutricional & Atendimento Clinico
(77) 9108-8092/ 9844-0637
Jeisa Souza
Nutricionista 

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades