Notícias

05
Ago/14

Prefeito se reúne com Coelba e debate fornecimento de energia elétrica no município



O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, reuniu-se nesta segunda-feira, 04, na sala de reuniões do Centro Administrativo, com o gestor regional da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Bruno Borges, para tratar de assuntos relativos ao fornecimento de energia elétrica no município. Também participaram do encontro o secretário municipal de Infraestrutura, Waldemar Lobo, o secretário de Administração e Finanças, Sérgio Verri, o diretor de Controle Interno, Edvaldo Bezerra e os representantes da Hiamina Tecnologia, prestadora de serviços da prefeitura Werther Brandão e Francisco Ronaldo.

Entre janeiro e junho deste ano houve um aumento de tarifa de energia de aproximadamente 14%, o que implica, segundo Werther Brandão, na necessidade de mais investimento em tecnologia para reverter esse índice. “A troca das tradicionais lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED proporciona uma redução significativa no consumo de energia e nos custos de manutenção sem comprometer a qualidade da luz e do ambiente”, comenta, exemplificando as ações iniciadas pelo Poder Público no município.

Para o gestor regional da Coelba, Bruno Borges, a iniciativa de Luís Eduardo Magalhães representa uma inovação. “Não conheço nenhum município baiano que utilize este tipo de material na iluminação pública, será uma inovação”, observou.

O prefeito Humberto Santa Cruz quer levar a tecnologia também para o trecho da obra de duplicação da BR 242/020. “Na próxima semana irei a Salvador e levarei um estudo detalhado para a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia. Quero que toda iluminação do trecho urbano da obra de duplicação seja feita com lâmpadas de LED”, comenta o prefeito.

Outro tema abordado na reunião foi a implantação do Plano Municipal de Ação de Eficiência Energética (PMAEE). Com ele, segundo o prefeito, será possível combater o desperdício de energia, problema que atinge hoje toda região Oeste da Bahia.  Um piloto do plano será implantado nos prédios públicos do município. “Nossa região não possui uma energia de qualidade. Existem inúmeros projetos agropecuários que estão parados, por falta de uma energia de qualidade” afirmou. O PMAEE está na Câmara Municipal de Vereadores para ser aprovado, a intenção que é a prefeitura apresente para os vereadores e população.

Também pautaram a reunião a arrecadação e ajustes na Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública – COSIP, bem como os programas municipais em desenvolvimento, “Ilumina Bem” em loteamentos e vias públicas (obrigatoriedade de LED nos loteamentos e condomínios e atendimento ao disposto na ABNT 5101:2012), Casa e Negócio Eficiente (incentivar o investimento em tecnologias que, comprovadamente, reduzam o consumo de energia elétrica).

Fonte:Ascom Lem
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades