Notícias

03
Ago/14

DOM Josafá comunica a transferência do padre Jocleilson

Caros amigos da Paróquia Santa Rita de Cássia e da cidade de LEM.

Comunico através desta que o Padre Jocleilson está recebendo uma nova missão. Ele vai fazer Mestrado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, a partir de outubro de 2014.

A nossa região está em pleno desenvolvimento econômico e sócio-cultural. Universidades e faculdades já se instalaram e estão se instalando em muitas partes de nosso território. Além disso, as atividades econômicas e culturais na cidade e no campo estão exigindo maior preparação de todos os setores da sociedade. As Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil falam da necessidade de “formação especializada” para os padres. “O mundo da ciência e da técnica exige do presbítero uma verdadeira especialização que no seu rigor possa discernir a presença do Verbo, ajudar o homem moderno no confronto com as realidades que o desafiam e nelas dar testemunho do Evangelho” (n. 379).

Sobre o perfil dos candidatos, as Diretrizes se pronunciam assim: “Requer-se dos candidatos a uma especialização acadêmica que testemunhem comunhão com a Igreja diocesana, comprovada experiência pastoral-missionária e que tenham demonstrado ao longo da vida acadêmica sinais claros de valorizar a pesquisa, gostar de ensinar e trabalhar em equipe” (n. 383). Acho que o Padre Jocleilson se encaixa bem nesses requisitos. 

Para que o período de estudos seja verdadeiramente tempo de crescimento na vocação e no seguimento a Cristo; sendo ele, membro da Associação dos Padres do Prado, será acolhido na comunidade da associação que atende à Paróquia Santa Maria Del Soccorso – Rebibbia, periferia de Roma. Padre Jocleilson ajudará no atendimento dos serviços pastorais, nos termos do contrato firmado entre a Diocese de Barreiras e a Diocese de Roma.

Foi bonito e eficiente o trabalho do Padre Jocleilson à frente da Paróquia do Jardim das Acácias. Foi uma bênção para a instalação e consolidação da Paróquia Santa Rita esses dois anos e seis meses de sua presença sacerdotal. Padre Jocleilson é precioso também no Conselho de Presbítero, na Coordenação Pastoral, na assistência à Pastoral de Juventude, na Administração da Casa São Bento, na coordenação das comunidades de Roda Velha e em tantos outros setores de nossa Diocese. Fará muita falta, mas esperamos e rezamos para que o aprimoramento de sua formação sacerdotal seja um grande benefício para o futuro.

Como o Diácono Uilson Melo esteve ao seu lado nos últimos meses, pedimos a Uilson para dar continuidade ao trabalho iniciado na Paróquia de Santa Rita. Estamos certos que Uilson está em condições de prosseguir pelos caminhos traçados. Nós todos devemos apoiá-lo nesse sentido.

Agradecendo a Deus pelo ministério do Padre Jocleilson, desejando-lhe boa viagem e sorte nos estudos, apostando e rezando por Uilson, me despeço, com bênçãos e agradecimentos.

DOM JOSAFÁ MENEZES DA SILVA
BISPO DIOCESANO

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades