Notícias

31
Jul/14

Jeisa Souza: Entenda um pouco mais sobre o famoso glúten

O glúten é uma proteína complexa que pode causar uma reação importante no intestino conhecida como Doença Celíaca. As primeiras manifestações clínicas desta doença ocorrem nas crianças, entre 2 e 5 anos de idade. O glúten provoca o aparecimento de anticorpos que “atacam” e provocam uma importante lesão na mucosa intestinal. Isto resulta em uma “atrofia” da mucosa, que dificulta – ou impede – a absorção de alimentos essenciais para o crescimento e desenvolvimento.

A barriga fica grande, como se fosse “inchada”, cheia de gases, surge uma diarreia crônica, mal-estar, fadiga, desânimo e anemia. Com a retirada do glúten da alimentação, este quadro reverte integralmente, e as crianças voltam a ganhar peso e a crescer. Só que não podem, em nenhuma hipótese, voltar a ingerir a proteína.

"Importante saber: o glúten engorda? NÃO! O glúten não engorda. Então por que muitos emagrecem com a sua suspensão da dieta? Simplesmente porque junto com o glúten suspende-se também as pizzas, o macarrão, a cerveja, o hambúrguer, os pães, os biscoitos e os doces! Simples assim."

Nutricampo Assessoria Consultoria Nutricional & Atendimento Clinico
(77) 9108-8092 / 9844-0637

Jeisa Souza - Nutricionista

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades