Notícias

28
Jul/14

Prefeitura realiza encontro para tratar sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico

O PMSB de Luís Eduardo Magalhães é um convênio do governo municipal com o Ministério das Cidades

O diretor da Cosmos engenharia, Fernando Dultra, explica sobre a maneira que a Embasa capta água para distribuição no município, oriunda do aqüifero Urucúia

O engenheiro ambiental, Roberto Pires da Cosmos, comentou sobre a situação do abastecimento de água potável na zona rural

Na manhã desta segunda-feira, 28 o comitê responsável pela coordenação e execução do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) reuniu-se no Centro Administrativo Municipal para analisar e acompanhar as atividades de elaboração do Plano de Luís Eduardo Magalhães.

Desde 2013, a empresa responsável pela implantação do PMSB, Cosmos Engenharia e Planejamento, trabalha a elaboração do Plano, principalmente coletando informações com a comunidade. Para o diretor da empresa, Fernando de Almeida Dultra que também participou da elaboração do Plano Estadual de Saneamento do Estado da Bahia, o município de Luís Eduardo está em uma “situação positiva”, em relação a elaboração do seu Plano Municipal de Saneamento Básico.

Fernando explicou aos presentes que após a publicação da Lei n.º 11.445/2007, que trata do Saneamento Básico, todas as prefeituras têm obrigação de elaborar seu Plano, caso contrário não poderá receber recursos federais para projetos de saneamento básico.

De acordo com Roberlo Angelo, químico da Embasa, empresa responsável pela cloração e fluoração da água da cidade, “a água utilizada no município é de excelente qualidade”, no entanto, em algumas localidades o abastecimento ainda é feito por meio de poços sem o devido tratamento. O objetivo é após a aprovação do Plano regularizar esta questão,  organizando serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

O PMSB de Luís Eduardo Magalhães é um convênio do governo municipal com o Ministério das Cidades. Seu objetivo principal é promover a saúde, a qualidade de vida e do meio ambiente, assim como organizar a gestão e estabelecer as condições para a prestação dos serviços de saneamento básico, de forma que cheguem a todo cidadão, integralmente, sem interrupção e com qualidade.

O encontro contou com a presença e participação do secretariado do governo municipal, a secretária de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada, secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária, Fernanda Aguiar, secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Carlos Augusto Prazeres e representantes da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Saúde e Secretaria de Esporte e Lazer - participantes do comitê coordenador do Plano. Também, participaram Silvio Conceição, representando a Caixa Econômica Federal, Roberto Angelo, Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Arlei José Machado Sindicato dos Produtores Rurais e  Edson Santos do Conselho Municipal da Saúde.

Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades