Notícias

25
Jul/14

Pr. Adejarlan Ramos: O que devemos saber sobre o HAMAS

A atitude do ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor de chamar o Brasil de anão diplomático ao comentar a decisão brasileira de chamar o embaixador para consultas por conta da escalada de violência na Faixa de Gaza. Nos últimos 16 dias, pelo menos 644 palestinos e 31 israelenses, entre estes 29 soldados, morreram na ofensiva de Israel contra o grupo islâmico Hamas.

Veja a íntegra do comunicado oficial de Israel:

Jerusalém, 24 de Julho de 2014 

Israel manifesta o seu desapontamento com a decisão do governo do Brasil de retirar seu Embaixador para consultas. Esta decisão não reflete o nível das relações entre os países e ignora o direito de Israel de se defender. Tais medidas não contribuem para promover a calma e estabilidade na região. Em vez disso, elas fornecem suporte ao terrorismo, e, naturalmente, afetam a capacidade do Brasil de exercer influência.

Israel espera o apoio de seus amigos na luta contra o Hamas, que é reconhecido como uma organização terrorista por muitos países ao redor do mundo 

Diante disto é esclarecedor enumerar alguns fatos sobre o Hamas:

1- O Hamás tem o seu nome baseado em um acrônico que significa “Movimento

Islâmico de Resistencia” em árabe.

2– O Hamas se recusa a reconhecer o direito de existência do Estado de Israel como uma naçã independente e soberana, e é totalmente oposta a qualquer acordo ou negociação que reconheça tal direito de existir. No inicio de seu estatuto há uma citação atribuída a Hassan al-Bana, o fundador da Irmandade Mulçumana, que diz: “Israel surigirá e continuará a existir até que o islamismo o apague assim como apagou o que veio antes”. 

3- O Hamás está comprometido com o jihad (guerra santa). Seu estatuto expressa a importância da jihad como o principal meio para o Movimento Islamico de Resistencia (Hamas) atingir seus objetivos. Uma jihad instransigente deve ser travada contra Israel. A jihad é o  dever pessoal de todos os mulçumanos. 

4 – O Hamas é uma organização anti-semita. De acordo com seu estatuto,  o povo judeu tem apenas características negativas e planeja tomar  posse do mundo. O estatuto usa mitos extraídos do antissemitismo europeu clássico e do anti semitismo de base islâmico. 

5 – O estatuto do Hamas incluiu mitos anti-semitas extraídas dos Protocolos dos Sabios de Sião, com respeito ao controle judeu sobre a mídia, a indústria cinematográfica e a educação. Os mitos são constantemente repetidos para apresentar os judeus como sendo resposaveis pela Revolução Francesa e pela Revolução Russa e por todas as guerras locais do mundo. 

6 – O Hamás é o ramo palestino local da Irmandade Mulçumana, que recentemente tomou o controle do governo do Egito. 

7 – O Hamas é designado como uma organização terrorista por Israel pelos Estados Unidos, pelo Canadá, pela União Europeia e pelo Japão.

8 – Embora membros da comunidade internacional tenham proposto tratar as alas politica e militar do Hamas como entidade separadas, a infraestrutura do Hamás coloca a ala politica no comando da ala militar.

9 – O primeiro ataque suicida do Hamas aconteceu em 16 de Abril de 1993, quando um homem bomba suicida detonou o carro que estava dirigindo no entroncamento de Mehola, perto de Beit El. 

10 – No dia 27 de Abril de 2002, a primeira mulher bomba suicida palestina, Wafa Idris, explodiu-se na rua jafa , no centro de Jerusalem, matando uma pessoa e ferindo cerca de outras 100. 

11 – Em dezembro de 2011 o Hamas celebrou seu 24º aniversário, ostentando o fato de ter matado 1365 “soldados sionistas” desde 1987. O Hamás não faz diferença entre soldados israelenses e civis israelenses.

12 – Em Junho de 2007, o Hamás tomou o controle da faixa de Gaza através de um golpe violento, matando inúmeros palestinos, alguns dos quais sendo empurrados de altos prédios em Gaza.

12 – Os membros do Hamas usam crianças como escudos humanos quando realizam ataques contra soldados israelenses.

13 – No dia 16 de Abril de 2001, o Hamas lançou seu primeiro foquete contra israel a partir de Gaza.

14 – Desde o inicio de 2012, mais de 1800 lançamentos de foquetes forma identificados contra o território israelense.

15 – O Hamas deliberadamente alveja civis israelenses, atirando foguetes indiscriminadamente, enquanto se esconde em meio à sua própria população civil, o que é um “duplo crime de guerra”.

16 – O Hamas é um grupo sunita, embora seu patrocinador principal ao longos dos anos tem sido o Irã xiita.

17 – O Irã ajuda e suporta financeiramente o Hamas das seguintes maneiras: transferindo enormes somas de dinheiro ao governo do Hamas na Faixa de Gaza e ao movimento do Hamas; treinando ativistas do Hamas em habilidades militares; contrabandeando armamento para a faixa de Gaza, inclusive foguetes de longo alcance.

18 –O orçamento anual do Hamas foi estimado em torno de US$ 70 milhões, de acordo com o Conselho de Relações Exteriores.

19 - O Hamas e o Fatah tem realizado conversações de reconciliação intermitentemente desde 2008, mas ainda não chegaram a um acordo sustentável. 

Pr. Adejarlan Ramos
Vice-Presidente da Assembleia de Deus em Barreiras (CEADB e CGADB).

 

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades