Notícias

08
Jul/14

Pr. Adejarlan Ramos: A crise da meia idade

A meia idade é um período da vida que abrange os anos entre 35 e 55. É o período em que nas igrejas como na sociedade de forma geral os adultos tomam a maior parte das decisões, ganham e gastam dinheiro, preenchem a maioria das posições de liderança e parecem ter mais poder.

Normalmente a meia idade é um período da vida caracterizado pela auto analise, reavaliação das crenças e valores, reajuste às mudanças físicas e reconsideração do estilo de vida e prioridades da pessoa.

No inicio da idade adulta o individuo emerge da adolescência, encontra um lugar na sociedade adulta, escolhe uma ocupação, escolhe um parceiro de casamento e se acomoda para estabelecer o sue ninho na sociedade.

Na meia idade que é o período de transição para a velhice, grande parte das pessoas passa por crise. Entre os homens este índice é maior chegando a chegar a um índice segundo pesquisas de 80%.

Porque a meia idade é um período de crise? Na realidade um conjunto de fatores internos e ambientais contribuem para isso.

Observemos alguns:

- Tédio: a expectação e desafios de se estabelecer uma carreira e começar um casamento dão lugar a uma rotina diária de trabalho, lar, igreja, frustrações diárias, contas. Tudo isso se combina em uma rotina tediosa.
- Fadiga: Depois de 20 anos na vida adulta, é fácil ficar cansado, especialmente quando refletimos que faltam pelo menos vinte anos para nos aposentarmos.
- Mudanças físicas: Numa sociedade em que a juventude é valorizada, há uma certa resistência ás modificações físicas da meia idade, por que estas mostram que estamos envelhecendo. Cabelo branco, calvície, pele mais grossa, rugas debaixo dos olhos ,juntas endurecidas, menos flexibilidade nos movimentos e mudanças na estrutura do corpo passam a fazer parte da vida do individuo.
Medo: Neste período começa a surgir alguns medos como o da velhice e da morte. Alguns temem perder o seu poder de atração, autoridade sobre os filhos ou deixar de ser desejável aos olhos do cônjuge. Outros temem que pessoas mais jovens venham a substitui-lo no trabalho. Teme-se também a perda do vigor sexual.
Surgimento ou aumento de problemas : os filhos começam a sair de casa, os pais estão mais velhos e precisando mais dos cuidados do individuo, o casamento se não for revigorado perde-se a intimidade, os interesses comuns, a comunicação e entra-se em uma rotina tediosa.
Os efeitos de tudo isto são: ira, amargura, frustração, senso de fracasso, tédio, auto- piedade e desanimo. Isto consequentemente muda o comportamento das pessoas e as deixa mais queixosas, preocupadas, impacientes, menos eficientes, etc.
Neste período muitos na tentativa de sair da rotina mudam de emprego ou residência, alteram o estilo de vida, muda a maneira de vestir para criar uma nova imagem.
A crise de meia idade também gera um efeito muito grande no casamento e na família. Muitas aventuras extra -conjugal acontecem por crise de meia idade.
A melhor maneira de tratar a meia idade é trata-la preventivamente:
- Manter um estilo de vida saudável;
-Habituar-se a dizer não para exigências externas;
-Realizar atividades relaxantes;
-Manter um relacionamento positivo e de aceitação;
-Cultivar uma vida conjugal saudável;
-Trabalhar os problemas específicos da meia idade;
- Ter uma percepção da meia idade de forma equilibrada e espiritual;
- Aproveitar momentos de férias;
- Pensar em aceitar novos desafios para evitar a rotina;
Tendo uma boa perspectiva e se antecipar as possíveis crises da meia idade é uma ótima alternativa para se viver a meia idade de forma realística, plena e feliz.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades