Notícias

18
Jun/14

Do Sertão à Literatura de Cordel... é São João no Santa Cruz



Começa neste sábado, 21 o São João do Santa Cruz de 2014. Além das atrações musicais as quadrilhas juninas prometem atrair um grande público para o circuito junino na Praça de Eventos do bairro Santa Cruz em Luís Eduardo Magalhães. Geisiano Pereira, vice-presidente da quadrilha Virou Mexeu relata que atua em grupos juninos desde os oito anos de idade. “Este ano o tema da nossa quadrilha é, As Lembranças do Sertão, o cangaço é um espetáculo nas noites de São João, vamos explorar o Xaxado uma dança típica que os integrantes do grupo de Lampião faziam após as batalhas”, comenta.

Já Djiane de Jesus, presidente da Quadrilha, Cai mas Não Cai, vencedora do concurso de quadrilhas de 2013, destaca as novidades para este ano. “Teremos novos figurinos e destacaremos a literatura de cordel, estamos ensaiando desde fevereiro e estamos dispostos a conquistar o primeiro lugar novamente”. Somos uma quadrilha tradicional, nosso estilo é conservador, porém temos muita técnica e disposição.



Ao todo são quatro quadrilhas participantes: Virou Mexeu, Cai Mas Não Cai, Tira o Pé da Brasa e estreante neste São João o grupo Furacão do Oeste. Este ano o prêmio para a campeã na categoria adulta é de R$10 mil.

A secretária de Cultura e Turismo de Luís Eduardo Magalhães, Jane Schlosser, conta que está buscando auxílio em outros estados para melhorar o concurso de quadrilhas juninas do município. “Nossa equipe foi ao Encontro Nacional de Quadrilhas em Palmas Tocantins e trouxe informações para melhorar a qualidade técnica das nossas quadrilhas”, comentou ao dizer que o nível das quadrilhas da cidade é digno de competições nacionais.

Todas quatro quadrilhas juninas do município são do bairro Santa Cruz. “O ideal seria que cada bairro tivesse uma quadrilha”, revela. A Secretaria de Cultura está a disposição para orientações técnicas até apoio logístico para grupos interessados em participar da festa junina de 2015.



Shows
- Para abrir a festa no sábado, 21, a banda pernambucana de forró eletrônico Moleca 100 Vergonha, irá animar a primeira noite dos festejos juninos.  Com 15 anos de carreira, a banda está trabalhando em seu 12º álbum de estúdio, provisoriamente chamado de “Debutantes”. A primeira noite do São João do Santa Cruz contará ainda com as atrações regionais Baião de Dois e a dupla Nando e Lucas.

No domingo, 22, será a vez de Marquinhos Bahia, Manos do Sucesso e Bonde do Forró. Na segunda-feira, 23, a festa fica por conta da dupla Leo e Lian, André Felipe e Forró Boys. Pela primeira vez o São João do Santa Cruz conta com apoio da Empresa de Turismo da Bahia S. A. – BAHIATURSA. O São João do Santa Cruz está em sua 11ª edição.

Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades