Notícias

10
Jun/14

ESF Nair Idite Poganski é inaugurado no bairro Florais Lea



A décima segunda unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) de Luís Eduardo Magalhães foi inaugurada no final da tarde, início da noite desta segunda-feira, 10, no bairro Florais Lea. Esta é a segunda unidade ESF a ser inaugurada no bairro em um período de três meses. A primeira, ESF Antônio Carlos Faedo, foi inaugurada em meio às comemorações pelo 14ª aniversário de emancipação política do município o final de março.

Em nome da família, Elizandra Poganski, filha da homenageada, agradeceu a iniciativa e lembrou a história de dedicação e amor da mãe pela cidade. “Ela sempre lutou para que todas as pessoas tivessem direitos igualitários. É bonito ver uma homenagem como esta dedicada a uma pessoa que tanto amou essa cidade”, disse emocionada.



Nair chegou à Bahia vinda do Rio Grande do Sul em agosto de 1986, acompanhada do marido Oswalt e quatro filhos. No cerrado ajudou a desbravar a comunidade do Novo Paraná e a desenvolver o recém criado povoado de Mimoso do Oeste. Ao longo dos anos Nair Idite Poganski participou ativamente de muitas reivindicações em prol do crescimento do povoado que posteriormente se transformou em cidade.

“Que todas pessoas que procurem este posto de saúde sejam bem atendidas. Em nome de toda família, só temos a agradecer e abençoar a todos que irão trabalhar aqui”, continuou. Para o prefeito Humberto Santa Cruz o exemplo de fé e determinação de Nair será preservado. “Desde que a conheci, em meados de 2008, sempre tive total admiração por ela. Tenho certeza que sua história será preservada nesta unidade”, disse.



A unidade possui consultórios de enfermagem, saúde bucal e atendimento médico, que a exemplo das duas últimas unidades ESF inauguradas no município – Antônio Carlos Faedo em março e Paulo Rodolfo Castelli da Silva na sexta-feira, 06 de junho – será feito pelas profissionais médicas cubanas do programa Mais Médicos do governo federal. O atendimento na ESF Nair Idite Poganski começa já nesta terça-feira, 10.

Prestigiaram a solenidade de inauguração Sérgio Henrique Verri, secretário interino de Saúde; Maira de Andrada Santa Cruz, secretária de Trabalho e Assistência Social; Waldemar Lobo, secretário de Infraestrutura; Renato Faedo, secretário de Agricultura; Rosangela Della Costa, secretária de Indústria, Comércio e Serviço, Rosa Maria Sthalke, chefe de gabinete, além dos vereadores Jarbas Rocha, Ondumar Marabá, Guinho da Contém e Zezé da Farmácia.

Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades