Notícias

01
Jun/14

LEM foi palco da primeira etapa da 26ª Gincana do Caminhoneiro


O pátio do Posto Imperador, na cidade de LEM, foi o palco da primeira etapa da 26ª Gincana do Caminhoneiro



Foi dada a largada para a temporada 2014 do mais consagrado evento itinerante das estradas brasileiras: a Gincana do Caminhoneiro, que conta com promoção da Revista Caminhoneiro, patrocínio da MAN Latin America (produtora dos caminhões e ônibus VW e caminhões MAN) e apoio da Cummins Brasil (maior fabricante independente de motores diesel e componentes).

Em sua 26ª edição, a Gincana do Caminhoneiro teve início na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste baiano, rota de centenas de transportadores rodoviários de cargas que rodam pelo entroncamento das rodovias BR 020 com BR 242. Neste final semana o palco do evento foi o Posto Imperador; ponto de encontro dos motoristas que trafegam pela região.


Aqui a estrela é o caminhoneiro




Público marcou presença

Dividida em seis etapas realizadas ao longo do ano, a 26ª Gincana do Caminhoneiro tem como atração principal a prova de slalom (zigue-zague entre cones) no comando de um caminhão VW. O desafio consiste em percorrer, no menor tempo possível, um percurso pré-determinado, driblando os cones e sem derrubar nenhum deles, para alcançar um tempo classificatório imposto pela organização. Ao atingir a meta, o caminhoneiro pré-classificado parte para uma segunda fase, onde fará o percurso novamente, com um traçado de maior dificuldade.


Um show de habilidade



Como novidade da 26ª Gincana do Caminhoneiro, 50 finalistas participarão da grande final, que contemplará o primeiro colocado com um caminhão Volkswagen Constellation 19.330. Da primeira à quinta etapa, serão classificados os oito caminhoneiros que obtiverem o melhor tempo final. Na última etapa, serão classificados os 10 melhores. “Com um número maior de classificados, aumentamos a chance dos caminhoneiros chegarem mais perto do tão cobiçado prêmio, aumentando o clima da torcida” explica Orivaldo Quatrini, coordenador do evento. 

“Aqueles que foram finalistas da Gincana do Caminhoneiro em 2013 só serão classificados se obtiverem o primeiro ou segundo melhor tempo da etapa”, complementa o produtor do evento em LEM, Maurício Marques.


Tudo cronometrado


Maurício Marques, produtor do evento

E para garantir a precisão dos tempos na pista, a performance dos participantes foi acompanhada por uma dupla de cronometristas da Chronosat, empresa homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo que, com a ajuda de fotocélula, aponta as melhores pontuações da etapa.

Paralelamente à disputa de slalom, aconteceu o test drive de caminhões MAN e Volkswagen e também o Torneio Cummins de Economia de Combustível, onde o caminhoneiro teve a oportunidade de desfrutar de um ensinamento técnico para obter melhor desempenho dos motores eletrônicos com o menor consumo de diesel e conferir na prática sua performance. A programação da 26ª Gincana do Caminhoneiro ainda incluiu reciclagem de conhecimentos através de palestras ministradas pela MAN e Cummins.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades