Notícias

13
Ago/22

Bahia confirma novos casos de varíola dos macacos

Estado tem 27 pessoas infectadas pela doença

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou, nesta sexta-feira (12), que o estado contabiliza 27 casos da "Monkeypox", doença conhecida como varíola dos macacos. Do total, dois foram confirmados pela pasta nesta sexta. Um deles já tinha sido informado pela Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau); o outro foi registrado em Salvador.

A maioria dos casos ocorreu em homens, onde 25 foram infectados. Já a faixa etária varia entre dois meses e 45 anos. Em relação aos sintomas apresentados, os mais recorrentes são: febre, adenomegalia, erupção cutânea, cefaléia e dor nas costas. Confira abaixo os dados da doença no estado:

Além dos confirmados, a Bahia tem outros 133 casos suspeitos que estão em investigação, segundo a Sesab.

O primeiro caso da Monkeypox no estado ocorreu no dia 13 de julho. Ela se assemelha à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, geralmente dividida em dois períodos:

Invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa;
Erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Fonte:G1
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades