Notícias

29
Mai/14

Prefeitura inicia debate sobre reformulação do Plano Diretor



A revisão e reformulação do Plano Diretor de Luís Eduardo Magalhães, iniciada em janeiro deste ano, começará a partir do mês de junho a realizar reuniões setoriais nos bairros. A primeira está prevista para o próximo dia 05 de junho no Centro. O objetivo é ouvir da população as demandas que virão a ser incorporadas no plano. Na tarde de ontem, quarta-feira, 28, foi realizada reunião para apresentação e debate do plano, no auditório Faedo, com a presença representantes do legislativo, do governo municipal, presidentes de associações e profissionais liberais.

Para o prefeito Humberto Santa Cruz a revisão do Plano Diretor é seu projeto mais audacioso desde que assumiu a prefeitura em 2009. “Quero deixar como legado um Plano Diretor que seja amplamente discutido com a sociedade”, disse. O objetivo, segundo Humberto, é construir a partir da revisão do Plano Diretor uma cidade para o futuro. A ideia é projetar Luís Eduardo Magalhães para daqui 35 anos. “Queremos mostrar que é possível planejar o município para 2050”, continuou.

Humberto voltou a chamar atenção para a necessidade de envolver todos segmentos da sociedade na discussão do plano. “Queremos ouvir as necessidades e os anseios da população de Luís Eduardo Magalhães, desde o empresário até o cidadão mais humilde”, explica, destacando que as reuniões setoriais terão um papel importante na elaboração desse plano, já que será nesses encontros que será possível levantar as demandas dos bairros.



Após a bateria de reuniões nas comunidades, no mês de agosto está prevista a realização da primeira audiência pública. Uma segunda deve ser realizada até dezembro, antes do envio do Plano Diretor para a Câmara de Vereadores, previsto para o mês de janeiro de 2015.

Para o consultor Enio Luiz Perin o ideal é que o Plano Diretor se torne uma ferramenta permanente de pensar e planejar o município. “É cada vez mais importante que se encare a organização de um sistema de planejamento permanente como um processo enraizado dentro da máquina pública”, disse o consultor que participou da revisão e atualização do Plano Diretor de cidades como Lucas do Rio Verde e Chapada dos Guimarães ambas no Mato Grosso.

Para apresentação de sugestões ou críticas o Plano Diretor Participativo de Luís Eduardo Magalhães está com escritório ativo na Avenida Kichiro Murata, junto ao almoxarifado da prefeitura.

Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades