Notícias

26
Mai/14

Jota Alves: Se comparada com a corrupção, Copa no Brasil não passa de uma “marolinha”.

Dados oficiais do Governo apontam que menos de oito bilhões de reais foram gastos com estádios para copa do mundo. O valor total ultrapassa os vinte e cinco bilhões, sendo o setor de transportes e aeroportos responsáveis pela maior fatia, somados os investimentos em vias, transporte público e aeroportos, chega-se a 60,1% do montante. Estão sendo investidos deste valor 33,6% (ou 8,6 bilhões de reais) com transporte terrestre e, 26,5% (6,8 bilhões de reais) com o transporte aéreo.

Os portos ainda receberam 2,6% do total dos investimentos, enquanto a infraestrutura das telecomunicações receberam 1,4%. Segurança pública está recebendo cerca de 7% e, Turismo cerca de 1%. Os Estádios, que estão recebendo o segundo maior investimento, ficaram com aproximadamente 27% dos 25,6 bilhões.

Não sou contra a Copa, acho um absurdo associar a falta de investimentos em setores essenciais como saúde e educação com os investimentos em estádios. Pra se ter uma ideia, os gastos com a Copa equivalem a aproximadamente um mês de gastos com a educação no Brasil. A arrecadação dos entes federados e da federação é suficiente para cobrir as despesas com a copa sem prejudicar os outros investimentos.

Para boa parte dos estádios não está saindo dinheiro dos cofres públicos como muita gente pensa, e sim, incentivos fiscais e empréstimos que terão de ser honrados posteriormente com novos investimentos, juros e correções. Tendo como base este valor de oito bilhões, e analisando os números estimados de desvio de recursos públicos através da corrupção, se fizermos uma comparação acompanhando a corrente mais otimista que calcula os desvios, e neste comparativo eliminássemos a corrupção política no Brasil, em relação a estádios, teríamos dinheiro pra fazer 10 copas por ano, se comparado aos números divulgados pela corrente mais pessimista, faríamos 25 copas por ano no Brasil, ou seja, duas por mês.

Isto se estivesse falando de um país perfeito, sem corrupção, ou seja, se acreditarmos que não houve nenhum desvio na aplicação desses recursos, o que é quase impossível. Sem a corrupção com certeza os estádios ficariam ainda mais baratos.

Fica claro que a falta de investimentos em setores essenciais como saúde e educação não estão sendo prejudicados pela copa. O que realmente causa dano é o “jeitinho brasileiro”, esta mania representada por esta gíria que faz com que desde cedo os brasileiros aprendam a ser corruptos.  Seja na escola, nas filas, no atendimento nos órgão públicos, manchado pelo favorecimento pessoal que também é uma forma de corrupção. A indignação deve ser por causa dos corruptos que mais uma vez aproveitam de um grande acontecimento para levarem vantagem e assim desviarem recursos públicos, tornando ainda mais caótica a situação da educação, saúde e segurança. Enfim, se comparada com a corrupção, copa no Brasil não passa de uma “marolinha”.

Jota Alves
Radialista – Apresentador do Programa Mundial Notícias na Rádio Mundial FM e Colunista do Blog do Sigi Vilares.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades