Notícias

22
Nov/12

TIRA DÚVIDAS PET

PREVENÇÃO E TRATAMENTO ODONTOLÓGICO - O tratamento para a doença periodontal é muitas vezes realizado com a tartarectomia, ou seja, a limpeza do tártaro. Este procedimento feito sob anestesia geral é relativamente simples, com ótimos resultados e, quando realizado no mínimo uma vez a cada dois anos, evita que o caso se agrave e gere verdadeiros abscessos na gengiva, situação que exige um tratamento medicamentoso intenso que vai além da remoção do tártaro.

A profilaxia, isto é, a prevenção, também faz parte do cuidado odontológico. A escovação dentária, no mínimo três vezes na semana, é uma opção para retardar (e não impedir!) o acúmulo de placas bacterianas na boca mas, para mim, ela só é válida e compensatória se o animal cooperar e se o processo não for estressante ao dono e ao animal.

Caso opte por escovar, use pasta ou gel dental especial para animais, sem flúor, que são encontrados comercialmente ou podem ser manipulados! Os produtos com flúor são potencialmente tóxicos e não devem ser usados, uma vez que nossos bichinhos engolem a pasta!

Dra. Gabriela

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades