Notícias

20
Mai/14

Dr. Arthur da Costa: Mitos e verdades sobre clareamento dental

Ter um sorriso bonito pode abrir muitas portas, além, claro, de dar um "up" na aparência de qualquer um. Por isso, uma manchinha que apareça nos dentes se torna bem incômoda, já que deixa a pessoa desconfortável na hora de sorrir. Apesar de existirem alguns mitos sobre o clareamento dentário, o método é seguro e pode ser realizado para clarear dentes amarelados ou acinzentados.

O clareamento pode ser realizado de duas maneiras: com um laser ou moldeira. O primeiro é realizado com aparelhos que associam um tipo especial de luz, conhecido como LED (diodo emissor de luz) e um laser de iodo, que juntos ativam um gel formado por peróxido de hidrogênio de 35% a 50%, promovendo um clareamento mais rápido. O procedimento é feito em consultório odontológico. Cada sessão dura em torno de 60 minutos, sendo necessárias geralmente de duas a três sessões.

Já a opção de tratamento com a moldeira deve ser realizada na casa do próprio paciente, sob a supervisão de um dentista. A moldeira é confeccionada de acordo com a boca do paciente e depois usada para a aplicação de peróxido de carbamida a 10% ou 16%. A substância penetra no esmalte e na dentina, liberando oxigênio, que serve para eliminar as moléculas dos pigmentos que promovem as manchas. Nesse caso, a pessoa usa o dispositivo por pelo menos 10 dias, durante quatro horas diárias.

Apesar de ser mais confortável, fazer o tratamento em casa tem suas desvantagens. O clareamento doméstico, embora seja efetivo, possui alguns inconvenientes como a deglutição do produto, contato do produto com a gengiva podendo promover irritação, gosto desagradável e tempo maior para se alcançar o efeito desejado.
A durabilidade do clareamento vai depender dos hábitos do paciente (não fumar, evitar alimentos com corantes como vinho, café, suco de uva, açaí, etc.), que deve manter sempre uma boa escovação.

As contra-indicações para esse tipo de tratamento são para as mulheres grávidas ou amamentando (especialmente quando o procedimento é realizado em casa, pois é arriscado engolir a substância); crianças com menos de 14 anos (que ainda não concluíram a fase de mineralização dos dentes); dentes com manchas brancas; pacientes com grande perda de estrutura dentária; pacientes com problemas periodontais (inflamações ou infecções na gengiva), cáries, sensibilidade dentária.

O jeito é recorrer aos tratamentos mesmo. Mas atenção. Para não ter nenhuma surpresa desagradável, o segredo é não fazer nada por conta própria. Siga as orientações de um profissional capacitado, sempre. É possível comprar produtos que prometem clarear os dentes até por telefone, mas isso não é aconselhável. O uso indiscriminado desses produtos pode trazer problemas como hipersensibilidade e enfraquecimento dos dentes e também à gengiva.
Agora diante dessas informações, que tal deixar seus dentes mais brancos????

Dr. Arthur da Costa Miranda – Clínica Odontológica Odontomax

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades