Notícias

19
Jan/22

Covid-19: Governo diz que falta de comprovação vacinal em eventos pode causar prisão


Reunião entre representantes da Cultura e da Segurança Pública terminou com nova determinação 

Após uma reunião dos secretários da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, da Cultura, Arany Santana, e integrantes da cúpula das duas pastas, o governo da Bahia divulgou uma determinação que diz que as pessoas que tentarem entrar em eventos culturais sem a comprovação vacinal contra a Covid-19 podem ser detidas e conduzidas para uma delegacia.

A medida vale para eventos em áreas do públicas, sob responsabilidade da Secretaria da Cultura (Secult). O encontro ocorreu no Centro de Operações e Inteligência da SSP. E também contou com a presença do comandante Geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho.

O secretário Ricardo Mandarino determinou que equipes das polícias Civil e Militar atuem nos casos de desrespeito ao decreto estadual, que exige a apresentação do comprovante de vacina para entrada nos espaços públicos, inclusive os culturais.

“Não vamos tolerar esse tipo de postura, de desrespeito. Vamos atuar junto com a Secult, que vai manter a SSP informada sobre o calendário dos eventos para que sempre haja equipes de plantão prontas para atuar, no caso de necessidade”, afirmou secretário.

A secretária da Cultura, Arany Santana, apresentou situações relatadas por agentes de sua pasta que realizam a conferência do documento de comprovação de vacinação nos ambientes culturais.

De acordo com Arany, foram relatos casos de ameaças realizadas por pessoas que não comprovaram o esquema vacinal completo. “As pessoas precisam ter em mente que a determinação do governador visa salvar vidas. Nós vamos fazer cumprir de qualquer forma e, a partir de agora, com o apoio da SSP”, afirmou a gestora.

Além da disponibilização de equipes da PM para atuarem nos dias de eventos nas praças sob responsabilidade da Secult no Centro Histórico, a Polícia Civil vai manter a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) em regime de plantão durante os dias de evento para encaminhamento dos conduzidos.

Fonte:G1/Bahia
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades