Notícias

18
Jan/22

Barreiras: Secretaria de Assistência Social e Trabalho passa a emitir novo modelo de Carteira do Idoso

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras apresentou, nesta terça-feira, 18, o novo modelo e formato de emissão da Carteira do Idoso aos idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS III da Morada da Lua.

A Carteira do Idoso é o benefício garantido para as pessoas com mais de 60 anos que desejam a gratuidade ou desconto de 50% das passagens interestaduais. A partir de agora, a emissão será mais rápida e o documento pode ser emitido em formato digital e utilizado na tela do celular. A carteira do idoso digital terá código QR Code – que conterá as informações do idoso e garantirá o acesso ao benefício.

Para emitir o documento online é necessário ter mais de 60 anos, estar inscrito no cadastro único para programas sociais, ter renda individual mensal de até 2 salários mínimos e conta no gov.br. Os idosos que já tiverem a Carteira no formato antigo, só deverão migrar para o novo modelo, quando a vigência da carteira impressa expirar ou houver a necessidade de nova emissão.

Para a secretária de Assistência Social e Trabalho, é um avanço importante a Carteira do Idoso Digital, poder ser emitida pelo próprio beneficiário. “Os interessados podem emitir a carteira diretamente através do site oficial do Ministério da Cidadania. É um avanço para quem necessita, de forma imediata, do serviço por conta da celeridade no processo de emissão. Mas, iremos manter a prestação deste serviço nas unidades dos CRAS em consideração aos idosos que não tem acesso à internet, estamos assegurando o direito e dando à população a escolha em como ter acesso a este benefício”, destacou Karlúcia Macêdo.

Fonte:Dircom PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades