Notícias

14
Jan/22

Covid-19: Primeiro lote com vacinas da Pfizer para crianças chega à Bahia

O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos chegou em Salvador por volta das 15h desta sexta-feira (14). A reportagem entrou em contato com Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e aguarda informações sobre a quantidade de imunizantes que desembarcou na capital baiana.

A expectativa era de que as vacinas chegassem por volta de 1h40 desta sexta-feira, mas houve uma reprogramação para um voo que chegou às 8h05. No entanto, o voo chegou na capital baiana sem os imunizantes.

Após uma nova reprogramação feita pelo Ministério da Saúde, foi divulgado que a nova previsão era de que o lote chegasse às 14h40 no aeroporto de Salvador.

Na quinta-feira (13), a secretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim, informou que o lote enviado para a Bahia teria cerca de 88.200 mil doses de vacinas. Nesta sexta, a gestora anunciou que o estado não vai exigir o termo de autorização, que era recomendado pelo Ministério da Saúde, para vacinação das crianças de 5 a 11 anos.

De acordo com a secretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim, a quantidade que chegará no estado equivale a cerca de 5% do número de crianças baianas dessa faixa etária.

Segundo a secretária, uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta sexta-feira, definiu a estratégia de distribuição dos imunizantes. Em seguida, prefeituras de cidades baianas e a Sesab vão aguardar o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), autorizar o uso dos imunizantes.

O voo com o primeiro lote de vacinas chegou ao Brasil no aeroporto de Viracopos, em Campinas, na madrugada de quinta (13). Os imunizantes em doses pediátricas da Pfizer são os únicos liberados no Brasil até o momento.

Em Salvador, o prefeito Bruno Reis disse que vacinação infantil deveria começar ainda na tarde desta sexta. No entanto, o atraso da chegada das doses fez a prefeitura mudar os planos.

Fonte:G1
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades