Notícias

11
Abr/14

Leishmaniose Cania ou Calazar

O que é?

Leishmaniose ou calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui, que funciona como vetor e, por meio da picada, introduz na corrente sanguínea do hospedeiro o protozoário Leishmania spp.

A doença não é contagiosa, não é transmitida de uma pessoa para outra, de um animal para outro e nem mesmo dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito infectado.

.    Os sinais clínicos podem aparecer de um mês até alguns anos após a incubação do agente. Cães infectados normalmente desenvolvem leishmaniose visceral.
Fique atento aos sinais clínicos em cães!

Perda de peso com apetite normal a aumentado; vômitos; secreção ocular e conjuntivite; aumento de baço; lesões cutâneas (normalmente com descamação, espessamento; freqüentemente arredondadas) e unhas com crescimento anormal e aumentado são sinais constantemente observados nesta enfermidade.

Diagnóstico: cuidado, são várias as doenças com sinais semelhantes!

 
O diagnóstico definitivo só pode ser realizado por exame de sangue, normalmente com a detecção de anticorpos para a Leishmania spp. Muitos sinais clínicos em um animal direcionam o diagnóstico, mas há animais com sinais bastante inespecíficos e comuns a outras doenças.

Existe tratamento?

Os ministérios da Saúde e da Agricultura determinam que animais infectados pela doença, devem ser sacrificados. Em muitos casos há revolta dos proprietários e esta determinação não torna o tratamento proibido. Assim, a decisão de tratar os sinais clínicos (sem cura da doença) cabe aos proprietários e ao médico veterinário que conduz o caso.

E prevenção?


Existe uma vacina que oferece proteção superior a 92%. Após a confirmação da ausência da doença com exame de sangue o animal recebe três doses da vacina com intervalo de 21 dias, conferindo-lhe proteção superior a 92%. O programa vacinal deve ser associado a outras medidas de controle, como combate ao inseto vetor e atenção à higiene do ambiente.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades