Notícias

18
Mar/14

Prefeito Humberto Santa Cruz dá boas vindas às médicas cubanas do Programa Mais Médicos



O prefeito Humberto Santa Cruz recebeu em seu gabinete na tarde desta segunda-feira, 17, três profissionais médicas vindas de Cuba por intermédio do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Idania Tersy, Iliane Ruisanches e Gricel Del Prada são especialistas em atendimento em Saúde da Família e devem começar a atender na rede municipal de saúde nas próximas semanas.

“Só tenho a desejar boas vindas e muito sucesso no período em que atuarem no nosso município”, disse o prefeito durante a reunião que também contou com a presença da. secretária de Saúde Soraia Vieira Luedy da Trindade. As três profissionais têm passagens por países como Venezuela e África, onde existem versões semelhantes do acordo firmado entre os governos brasileiro e cubano com o Programa Mais Médicos.

Há três semanas no país as médicas cubanas passaram por capacitações em Brasília, para se adaptar a língua portuguesa e Salvador, onde conheceram as políticas estaduais de saúde, fizeram treinamento para uso de tecnologia e participaram de atividades pedagógicas.

Na Bahia, segundo o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla existem hoje aproximadamente 1.100 médicos estrangeiros atendendo na atenção básica. “Quase quatro milhões de pessoas de 361 municípios estão cobertos pelo programa Mais Médicos. Conseguimos fazer cerca de 470 mil consultas por mês apenas com estes profissionais”, disse o secretário, na última quinta-feira, 13. No terceiro ciclo do Mais Médicos no estado, 230 médicos atuarão em 112 municípios baianos.

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades