Notícias

24
Fev/21

Prefeitura de Barreiras realiza mutirões para combater o Aedes aegypti, causador da Dengue, Zika e Chikungunya

A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde por meio das equipes de Vigilância Ambiental em Saúde, Centro de Controle de Zoonoses e da Atenção Básica com o apoio das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou nesta quarta-feira (24) mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, no município.

A força-tarefa teve início no Bairro Sombra da Tarde com mobilização de 120 profissionais entre agentes de endemias, agentes comunitários e equipes da Infraestrutura, que realizaram além das visitas educativas, eliminação de focos do mosquito com larvicida, limpeza de logradouros públicos e remoção de lixo.

A concentração foi na Rua Casimiro de Abreu, atenta às explicações das equipes sobre possíveis focos do mosquito, a costureira Naiara Neves destacou que o combate deve ser feito diariamente, principalmente, por todos os moradores. “Sabemos da importância dessa ação realizada pela gestão municipal, mas essa luta tem que ser entendida e abraçada por todos, é importante não deixar água parada, lixo acumulado nos quintais, porque infelizmente a dengue mata”, disse.

De acordo com o secretário de saúde, Melchisedec Neves, os mutirões estão acontecendo em bairros com maior índice de infestação. “As equipes de endemias e agentes comunitários do município realizam constantemente visitas domiciliares no controle de possíveis focos do mosquito Aedes, porém essa ação deve ser também praticadas pelos moradores, ações simples como não jogar lixo em terrenos baldios, manter bem tampados as caixas de água, não deixar água de chuva acumulada, evita a proliferação do mosquito, principalmente neste período de maior incidência de chuva na região é que o cuidado deve ser dobrado”, pontuou o secretário.

Os mutirões seguem na próxima sexta-feira, 26, no Bairro Santo Antônio, nos dias 04 e 05 de março no Bairro Santa Luzia, no dia 10 na Vila dos Funcionários e no dia 17, nos Bairros Bela Vista e Riachinho. 

Fonte:DIRCOM/PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades