Notícias

10
Mar/14

Adolescentes de Luís Eduardo Magalhães já começam a ser imunizadas contra o HPV



A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde e o departamento de Vigilância em Saúde, iniciou nesta segunda-feira,10, a primeira etapa da introdução da vacina quadrivalente contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Meninas de 11 a 13 anos já estão recebendo a primeira dose em todos postos de saúde. Ainda esta semana escolas públicas e privadas, também aplicarão a vacina.

Na Unidade de Saúde da Família Jardim das Acácias, muitas adolescentes foram vacinadas no início do dia. Isabel Cristina foi até o posto no bairro Jardim das Acácias e acompanhou sua filha Yasmim Marques de 11 anos, na aplicação da primeira dose da vacina contra o HPV. “É muito importante começar cedo, gostaria que minha filha de 15 anos também pudesse tomar a dose, mas fico feliz que a Yasmim já pode iniciar a imunização”, disse.

Yasmim Marques

A jovem Yasmim, estudante da Escola Municipal Cezer Pelissari, se mostrou contente em receber a vacina, “ não dói nada, é rápido e sei que é para meu próprio bem daqui alguns anos”, comentou, ao receber as orientações da enfermeira depois da aplicação da vacina.

A vacinação, em conjunto com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará, nas próximas décadas, prevenir esta doença, que representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil. A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

Doses – para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos).  Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos. Toda menina e toda mulher precisam de proteção contra o vírus HPV. Por isso, se você tiver entre 25 e 64 anos, faça os exames preventivos.

Fonte:Ascom Lem
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades