Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
04
Fev/23

Maioria das mortes por tumores no Brasil atinge pessoas de baixa renda

Mais escolaridade e atenção primária à saúde podem melhorar quadro

 

Mais da metade das mortes por tumores no Brasil (55%) ocorre entre pessoas com baixa escolaridade e baixa renda, revela estudo do Observatório de Atenção Primária da Umane, com base no último levantamento do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde de 2020. A Umane é uma associação civil independente, sem fins lucrativos, voltada para a articulação e fomento de iniciativas de apoio ao desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo os dados do SIM, das 229.300 pessoas que morreram por neoplasias (malignas ou benignas) no Brasil em 2020, 126.555 (55%) tinham até 7 anos de estudo; 20% tinham entre 8 e 11 anos de escolaridade e 9,2% tinham entre 12 anos ou mais de estudo. Os dados mostram que a mortalidade é maior entre os que têm menos escolaridade e renda.

A maioria (52%) das mortes por neoplasias (malignas ou benignas) são de homens e 48%, de mulheres, e 59,2% das vítimas têm mais de 65 anos de idade.

A melhoria global da qualidade de vida poderia evitar parte desses casos, afirma a diretora de Comunicação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Rafaela Alves Pacheco, que é médica sanitarista e professora da Universidade Federal de Pernambuco.

“Os cânceres são múltiplos, mas têm uma relação muito próxima com a qualidade de vida, a organização das cidades, a preservação dos biomas, a alimentação, as condições emocionais, de trabalho e de acesso aos direitos humanos, assim como com a educação, o transporte, a qualidade de vida e os acessos à saúde. Todas essas perspectivas vão nos aproximar ou distanciar de um cuidado efetivo em relação aos cânceres de um modo geral”, diz Rafaela.

Para a especialista, a atenção primária à saúde, a medicina de família e comunidade podem melhorar esse quadro. “É preciso garantir o cuidado integral em saúde, a prevenção, a promoção e o acesso [a tratamentos] em qualquer situação do câncer. Então, é garantir o fortalecimento dos sistemas de saúde”, recomenda.

Segundo a médica, o câncer não escolhe classe social, mas as populações pobres sofrem mais. “Em relação ao câncer, todas as classes sociais são atingidas, mas existem os rincões de pobreza e miséria. Então, é bastante diferente para quem é mais pobre e não tem acesso e, por conseguinte, acabam tendo maior incidência de cânceres, de um modo geral.”

De acordo com a especialista, a solução são ações de equidade em saúde. “Precisa dar mais para quem precisa mais. Se temos populações que são mais vulneráveis aos cânceres, estas precisarão ter aporte de recursos e de providências sanitárias e sociais diferenciados. Nesse sentido, fortalecer o sistema universal de saúde é fortalecer a atenção primária, com as equipes de estratégia de saúde da família que estão mais próximas de onde as pessoas moram e trabalham.”

Promoção à saúde

Na visão da sanitarista, é preciso garantir que esse público tenha aporte maior de promoção à saúde, bem como fácil acesso aos serviços de atenção primária em saúde. “Na perspectiva da prevenção de saúde, precisamos ter protocolos estruturados, linhas de cuidado que farão a detecção precoce, o rastreamento baseado em evidências e protocolos clínicos, quando realmente são necessários e podem diminuir tanto a morbidade quanto a mortalidade, inclusive garantindo cuidados paliativos, garantindo que o paciente consiga ter uma sobrevida e uma qualidade de vida diante do que é possível.”

Rafaela destaca que nem todas essas dimensões são da área de trabalho da atenção primária à saúde. “Estão em outros níveis de atenção, mas podem e devem estar de forma conectada com a atenção primária à saúde, com o melhor para cada uma dessas situações.”

A médica ressalta que existem políticas públicas que visam aumentar o acesso da população de baixa escolaridade às informações, mas que a complexidade dos problemas necessita de ações intersetoriais. “O problema é sanitário, mas também é ambiental e social. Então nós vamos precisar de muitas mãos, e de muitos setores da sociedade civil organizada e das políticas públicas que estejam atuando conjuntamente”.

A médica aponta uma série de fatores que devem ocorrer junto com os cuidados em educação e saúde. “O próprio sistema educacional brasileiro pode e deve ajudar, sobretudo com as crianças, adolescentes e adultos jovens, garantindo esse conhecimento, esse automonitoramento, a melhora da própria escolaridade, o que vai fazer também com que o acesso à própria educação e à saúde aconteça de forma mais partilhada e impactante. A garantia da alimentação saudável, de atividade físicas, do combate ao tabagismo, da melhora dos índices ponderais, na perspectiva da obesidade”, exemplifica Rafaela.

Para ela, o controle e a melhora alimentar também dizem respeito ao combate ao uso de agrotóxicos e aditivos químicos e ao controle da poluição do ar, das águas e das florestas. “Com o respeito aos nossos biomas, a garantia de políticas públicas indutoras de acesso à alimentação saudável, à comida de verdade, que não seja repleta de ultraprocessados, para que haja melhora metabólica e de bem-estar. Precisamos diminuir o sal na alimentação, de um modo geral. Não é só o saleiro da pessoa, precisa ter um regramento que garanta que as opções disponíveis sejam de fato compatíveis com a saúde de boa parte da população.”

Rafaela lembra que o Brasil tem grande número de hipertensos e diabéticos e que estes são fatores para o surgimento de cânceres e outros adoecimentos. “A alimentação melhorando, torna-se menos inflamatória e menos cancerígena”, destaca.

Papel dos agentes

O médico Gilberto Amorim, da Oncologia D'Or do Rio de Janeiro, ressalta que muitos dos fatores de risco para diferentes tipos de câncer podem ser de alguma maneira modificados ou reduzidos e que, para isso, o agente de saúde tem papel fundamental.

“A população com baixa escolaridade precisa conhecer mais esses fatores de risco e, aí, o alcance dos agentes de saúde é maior do que de qualquer outro profissional da área. Por exemplo, a obesidade é um fator de risco para vários tipos de doença. Por isso, é fundamental que o agente de saúde alerte aquela pessoa sobre os riscos para o diabetes e doenças vasculares e também para vários cânceres”, diz o oncologista.

De acordo com o oncologista, o agente básico de saúde alcança essa população mais desfavorecida porque tem uma linguagem que é fácil de ser entendida, menos rebuscada do que a dos médicos, e conseguem ter uma capilaridade incrível no Brasil inteiro. “Eles podem falar de muitas coisas e contribuir para reduzir o risco de determinados tipos de câncer.”

As medidas de prevenção para os tipos de câncer mais prevalentes em adultos são, de modo geral, relacionadas ao controle dos principais fatores de risco, como tabagismo, consumo excessivo de álcool, alimentação inadequada e obesidade.

Fonte:Agência Brasil
()
04
Fev/23

Dia Mundial de Combate ao Câncer reforça conscientização sobre doença

Celebrado neste sábado (4), o Dia Mundial de Combate ao Câncer reforça a importância da conscientização da sociedade sobre os vários tipos da doença, como o de sangue, tema do Fevereiro Laranja, com destaque para a leucemia. Em entrevista à Agência Brasil, o oncologista Otavio Baiocchi, professor do Departamento de Oncologia Clínica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), diz que o câncer no sangue é diagnosticado por exames laboratoriais, principalmente hemograma, além de exames específicos adicionais.

As leucemias, em especial, podem ser divididas em agudas e crônicas. “O que muda é o tempo de evolução e o aparecimento de sintomas”, explica Baiocchi. Nas leucemias agudas, os sintomas e sinais surgem de maneira muito rápida. A doença aparece em qualquer faixa etária, mas é mais comum na infância e na adolescência. Por ser de rápida evolução, apresenta, em geral, alterações no hemograma de instalação rápida, como anemia, baixa de plaquetas, com risco de hemorragia, e baixa imunidade, com risco de infecção. Associado a isso, a pessoa pode ter dores ósseas, aumento de gânglios e do baço.

“Nas leucemias agudas, muitas vezes, o paciente vai para o pronto-socorro com uma dessas queixas: nariz que sangra, febre, fraqueza. E, no pronto-socorro, é identificada a possibilidade de uma leucemia aguda”. Já a leucemia crônica tem sintomas mais insidiosos, diz o oncologista. Pode apresentar os mesmos sinais, como anemia, mas de maneira mais lenta. Diferente da leucemia aguda, que acomete mais crianças, a leucemia crônica é doença de idosos, encontrada em pessoas com idade média a partir de 60 anos. Segundo Baiocchi, não há como prevenir as leucemias. “Talvez a melhor forma de prevenir seja disseminar o conhecimento, mas não existe nenhum exame de prevenção ou que sugira o aparecimento de uma leucemia.” Uma boa notícia é que, apesar de ser o câncer mais comum na infância, é o mais curável hoje. “A gente cura mais de 90% das crianças com leucemia. Isso vem acontecendo nos últimos dez anos, e cada vez mais”.

Baiocchi ressalta, porém, que o conhecimento e o diagnóstico precoce facilitam a cura. Todo o tratamento da leucemia é baseado até hoje em quimioterapia, tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na rede privada. Dependendo dos casos, a quimioterapia pode ser associada à imunoterapia. Não existe fator de risco para a leucemia, como são, por exemplo, o tabagismo e o alto consumo de álcool para outros tipos de câncer. “Não é uma doença hereditária. É adquirida na infância e na adolescência, mas sem causa definida. Até hoje não sabemos a causa da leucemia.

”O médico defende a realização de campanhas de orientação, afirmando que, quanto mais se fala, menos mitos são criados. “É extremamente benéfico para a sociedade”. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima o surgimento de mais de 11 mil casos de leucemia no Brasil por ano, entre 2023 e 2025, englobando as populações infantis e adultas.

Fonte:Bahia Notícias
()
04
Fev/23

Proteges Prestadora de Serviços. Sua segurança é a nossa prioridade

A Proteges Prestadora de Serviços oferece soluções completas e eficientes para atender cada demanda específica dos clientes. A seleção, o treinamento e o desenvolvimento dos profissionais tem uma gestão moderna, o controle de todos os processos envolvidos e o desenvolvimento constante de melhorias nos serviços prestados. São mais de 10 anos de experiência em segurança, com soluções que trabalham com avaliações de risco criteriosas, profissionais capacitados e treinados, auditoria, análise de risco, novas técnicas e muita inteligência de segurança.

Venha ter proteção na Proteges!
Entre em contato:
📞 77 99965-6439
📱 77 999071761

Ou faça-nos uma visita:
📌 Rua Italiana Shwengber, 204, Jd. Imperial. Luis Eduardo Magalhães-BA

Fonte:Informe Publicitário
()
04
Fev/23

Morador do Jardim Paraíso acerta 'prognóstico' e faz novo alerta



Bom dia Sigi,

Alguns dias eu disse que isso poderia acontecer. Olha só, o cano principal da rua estourou. Agora só falta o poste de energia cair. O que é preciso acontecer mais para que se tomem providências para resolver o problema dessa rua?

Att. Marcos
Rua Villa Lobos

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Participação do Internauta. Mande seu ZAP: 77 9.9810-9920
()
04
Fev/23

Rosário entra no 10º dia sem água



O sofrimento dos moradores do distrito do Rosário, em Correntina, entrou no 10º dia neste sábado, 4. A empresa de saneamento e água de Correntina, SAAE, continua utilizando caminhões pipas para abastecer a população. "O descaso para com nós moradores é grande, é muito sofrimento para nós e eles não fazem nada. Colocar caminhões para distribuir água não é o suficiente. Queremos água é na torneira", desabafou uma moradora.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
04
Fev/23

Conheça a Agropecuária Portal do Criador

Conheça a Agropecuária Portal do Criador

Trabalhamos com toda linha de Nutrição Animal, Rações para Cães, gatos, aves, peixes, cavalos e bovinos. Núcleos, concentrados, sal mineral, medicamentos e Ultensilios para pecuária.



Agropecuária Portal do Criador - Rua Porto Seguro, 744, ao lado da rotatória da Praça Ayrton Senna, no bairro Santa Cruz (LEM).

Fonte:Informe Publicitário
()
04
Fev/23

Hoje tem feijoada no Big Steakhouse

Fonte:Publicidade
()
04
Fev/23

Prefeitura de Formosa doará mudas de árvores nativas e frutíferas para população

A Prefeitura de Formosa do Rio Preto por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH) promoverá nesta quinta, 02, e sexta, 03, a doação de mudas de árvores frutíferas e nativas produzidas no Viveiro Municipal, localizado no Parque de Vaquejadas, para população.

“Esperamos doar cerca de três mil mudas. O objetivo é estimular o plantio de árvores na cidade. Nossa equipe orientará a população sobre a forma e o local corretos para plantio de acordo com a espécie escolhida”, afirma o Secretário Municipal do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Geraldo Júnior.

Fonte:Ascom Prefeitura de FRP
()
04
Fev/23

Conclusão do Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais em Bom Jesus da Lapa

Aconteceu ontem, sexta-feira, 3 a conclusão do Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CBPCIF), no município de Bom Jesus da Lapa.

O curso, que teve a duração de 05 dias de instruções teóricas e práticas intensas, contou com a presença de vinte e seis militares, sendo vinte e três deles do 20º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) e três da 38° Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). As instruções foram ministradas por Bombeiros Militares especialistas em combate a incêndios florestais em diversos biomas, oriundos do 4º GBM (Itabuna) , 5º GBM (Ilhéus) e 7º GBM (Vitória da Conquista) e tiveram por objetivo preparar os bombeiros e policias militares para combater incêndios dessa natureza, tão comuns em nossa região.

As instruções aconteceram nas dependências do CTL (Centro de Treinamento de Líderes) da Diocese e em áreas de mata. Entre os conteúdos abordados, destacam-se o estudo de legislações aplicadas a crimes ambientais, técnicas e táticas de combate a incêndios florestais, atendimento pré-hospitalar, organização e manutenção de ferramentas e equipamentos, orientação, navegação e monitoramento de queimadas.

"É um curso de extrema importância, especialmente diante do elevado número de ocorrências registradas nos últimos anos envolvendo incêndios florestais nesta região que possui um bioma extenso, com rica biodiversidade de Caatinga e Cerrado", afirmou o Tenente Coronel Admilson, Comandante do 20° GBM, que destacou também o apoio da Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, Polícia Militar e da Diocese, que contribuíram imensamente para que fosse possível a realização desta capacitação, inédita na região e imprescindível para o atendimento à sociedade lapense e municípios circunvizinhos, por meio da preservação de vidas, do patrimônio e do meio ambiente.

Fonte:20° GBM
()
04
Fev/23

PM realiza reunião com profissionais da educação em Serra do Ramalho

Ontem, sexta-feira, 3, a Polícia Militar, realizou reunião com profissionais da educação no município de Serra do Ramalho.

A PMBA, realizou reunião de alinhamento da Direção Pedagógica com a Direção Disciplinar da Escola MCPM Castro Alves em Serra do Ramalho,  com a presença do secretário de educação municipal Jean Carlos, professores e funcionários da referida unidade escolar.

A reunião foi promovida pela 38ªCIPM, pelo subcomandante da Unidade, também coordenador setorial das Escolas MCPM na região, Cap. PM Pichite que contou com a participação de policiais militares que atuam na unidade escolar.

Fonte:30ª CIPM
()
04
Fev/23

IFBA publica edital para contratação de profissionais com vagas para São Desidério

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) torna público o edital n° 1/2023 do Processo Seletivo Simplificado para contratação de colaboradores internos e externos que atuarão na Formação Inicial e Continuada (FIC), por meio dos cursos de Operador de Computador, Assistente em Administração e Libras Básico, modalidade presencial, a serem realizados nos Centros de Referência (CRs), das cidades de Campo Formoso, Itatim, São Desidério, Camacã e Jaguaquara. Também será feita formação de cadastro reserva.

Para São Desidério, os cargos são para professor das áreas de Informática básica, Empreendedorismo, Português instrumental, Administração fiscal e tributária, Administração financeira, Departamento pessoal, Recursos humanos, Produção, logística e vendas, além de vagas para Suporte administrativo financeiro e para Supervisor pedagógico.

As inscrições são gratuitas e os interessados podem se inscrever até o dia (05) de fevereiro, via internet, por meio do formulário online disponível no endereço eletrônico https://forms.gle/qxn6iQb84azraPkW6  .

Fonte:Ascom SD
()
04
Fev/23

Global System Rastreamento 24H. Gestão de Frotas


A gestão de frotas é fundamental para manter os veículos em pleno funcionamento. Afinal, são essas rotinas que cuidam para que todos os aspectos físicos e logísticos dos automóveis estejam em ordem.

Dessa forma, a companhia poderá operar com maior segurança, pois sua frota estará sendo devidamente monitorada pelo setor responsável.
No entanto, a importância da gestão de frotas se estende para além dos procedimentos de revisão comuns, que permitem a execução adequada das atividades às quais os veículos se destinam.

Isso porque realizar esse gerenciamento permite um planejamento mais controlado e eficiente de todo o fluxo de trabalho, com base em informações precisas e relevantes.


Seja um cliente da Global System Rastreamento 24h!
Entre em contato com um de nossos Consultores:
📱 077 99962-1046 LEM-BA
📱 077 3639-0710 LEM-BA
📱 077 99856-0000 Barreiras-BA
📱 066 99931-9338 Sorriso-MT

Fonte:Publicidade
()
04
Fev/23

SABADOOOOU, e sábado é dia de quê?? 😏😅 FEIJOADA deliciosa do Tempero Novo!

Pra acompanhar cervejinha gelada e show ao Vivo com o Cantor Brian💃🏻 Quer melhor que isso pra um sabadão?😋


⠀⠀⠀⠀⠀
Oferecemos um menu variado com pratos especiais para todos os gostos. 👉🏼 Nosso self service oferece grande variedade de saladas, massas, carnes de qualidade, temperos deliciosos e muuuito mais! 🥩🥗
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, contamos com um espaço super aconchegante e arborizado para você desfrutar do seu almoço com muita tranquilidade.
⠀⠀⠀⠀⠀
A partir das 11h30 estamos aguardando você!
⠀⠀⠀⠀⠀
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978

Fonte:Informe Publicitário
()
04
Fev/23

Hoje tem Feijoada na Churrascaria Mimoso

Aberta todos os dias, de domingo a domingo

Fonte:Publicidade
()
03
Fev/23

Argentina terá nota de 2.000 pesos que vale US$ 5

Nova cédula deve entrar em circulação entre junho e julho; o país registrou em 2022 inflação de 95%, um dos maiores índices do mundo



O Banco Central da Argentina anunciou nesta sexta-feira (3) que vai emitir uma nova nota de 2.000 pesos (foto), dobrando o valor de face da maior cédula do país. As notas devem começar a circular entre junho e julho, informam as agências internacionais.

A nova nota, no entanto, valeria apenas US$ 11 oficialmente e US$ 5 nos mercados paralelos da Argentina, diz a Reuters. A nota de 1.000 pesos, atualmente a maior, vale só US$ 2,70 nos mercados alternativos que a maioria dos argentinos usa para trocar moeda.

O país governado pelo peronista Alberto Fernández enfrenta uma das maiores taxas de inflação do mundo, com os preços subindo cerca de 95% em 2022 e desvalorização constante do peso.

“A situação faz com que moradores e turistas carreguem enormes maços de dinheiro para fazer pagamentos”, escreve a Folha.

Fonte:O ANTAGONISTA
()
03
Fev/23

Pensou em segurança? Pensou em CASTSEG!

Fonte:Publicidade
()
03
Fev/23

Mulher tenta matar companheiro em Formosa do Rio Preto

A Polícia Militar de Formosa do Rio Preto, na Bahia, registrou no final da madrugada desta sexta-feira (3) uma tentativa de homicídio, quando uma mulher de 22 anos, esfaqueou o companheiro de 23, no bairro Morada Nova. 

Informações, que antes de consumar um fato, houve uma discussão entre ambos. O Portal do Cerrado, apurou junto a um familiar da vítima, que ele tentou tomar a faca da mulher durante a briga, mas ela teria reagido e perfurando-o na região toracoabdominal, do lado esquerdo.

O familiar também relatou a demora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu. Recentemente a central 192, que fica na cidade de Barreiras, passou por problemas técnicos, devido a uma chuva que atingiu cabos da operadora de telefonia. Em nota a Prefeitura de Barreiras, disponibilizou o número de contato.

O homem foi conduzido para o Hospital Municipal Drº Altino Lemos Santiago, e após passar por atendimento foi transferido para o Hospital do Oeste, em Barreiras. Segundo fontes, ele teve o pulmão perfurado.

Policiais da 86ª CIPM – Companhia Independente de Polícia Miliar, fizeram diligências, mas a mulher não foi localizada. Uma faca, do tipo peixeira, foi apreendida e deve ser apresentada na Delegacia de Polícia de Formosa do Rio Preto.

Fonte:Portal do Cerrado
()
03
Fev/23

Rede estadual inicia ano letivo na próxima segunda-feira (6) com mais de 660 mil estudantes

Mais de 660 mil estudantes iniciam as aulas na rede estadual de ensino, na próxima segunda-feira (6), nas suas 1.108 unidades escolares. O governador Jerônimo Rodrigues e a secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, darão as boas-vindas à comunidade escolar em uma aula inaugural, que será realizada pela primeira vez no interior e será marcada pela entrega do novo Colégio Estadual de Tempo Integral de Amélia Rodrigues. A aula inaugural será transmitida pelo canal Youtube.com/EducacaoBahia1.

O novo Colégio Estadual de Tempo Integral de Amélia Rodrigues recebeu investimentos de R$ 25,4 milhões em obras e equipamentos, com capacidade para atender 1.160 estudantes. A unidade tem 24 salas, seis laboratórios, sendo eles: Química e Física; Ciências Biológicas;Outras Palavras; Dança; Multifuncional e Informática.

A nova estrutura também conta com biblioteca; sala de dança e vivências corporais; auditório com capacidade para 175 lugares; refeitório com capacidade para 144 lugares; piscina semiolímpica; vestiários; quadra poliesportiva coberta; campo de futebol society com pista de atletismo; guarita; reservatório de água; subestação; e paisagismo.

Além do Colégio Estadual de Tempo Integral de Amélia Rodrigues, mais sete novas escolas serão abertas, nesta segunda-feira, nos municípios de Itabuna, Tucano, Presidente Dutra, Iraquara, Jaguaripe, Jaguarari e Serrolândia. As entregas oficiais destas unidades serão realizadas ao longo do mês, pelo governador. As escolas novas fazem parte dos investimentos de mais de R$ 5 bilhões que estão sendo aplicados na construção de novas escolas e dos Complexos Poliesportivos Educacionais, além da modernização das estruturas existentes.

Aula inaugural

A aula inaugural será às 8h30. De acordo com a programação, será entoado o Hino ao Dois de Julho e os apresentadores Mainha e Junior, personagens interpretados pelos atores Sulivã Bispo e Thiago Almasy, conduzirão a atividade. A professora Bárbara Karine ministrará uma aula com o tema “Descolonização” e o professor Matheus Buente falará sobre a “Independência da Bahia”, tema norteador do ano letivo, por conta dos 200 anos da Independência da Bahia. O encerramento será com a Banda Afrocidade.

Matrícula aberta

Mesmo com o início das aulas, a matrícula na rede estadual de ensino continua aberta. Para tanto, é preciso que o estudante, mães, pais ou responsável se dirijam a uma escola estadual. Veja a documentação necessária: via original do histórico escolar; vias originais e cópias legíveis da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, do Cadastro de Pessoal Física (CPF), comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura) e da carteira de vacinação devidamente atualizada; cópia legível do RG e do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal.

Busca ativa – Em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a SEC realiza o programa Busca Ativa na Bahia. Trata-se de uma estratégia para sensibilizar a sociedade local, especialmente as comunidades mais vulneráveis, possibilitando que toda criança e adolescente tenham acesso à educação.

O Estado e os municípios, em parceria com as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, trabalham de forma colaborativa na execução das ações, desde a identificação da criança ou do adolescente fora da escola. No caso de identificação de crianças e adolescentes fora da escola, a SEC orienta cada município a entrar em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (71) 3115-9174 ou, ainda, por meio do UNICEF, pelo e-mail [email protected] ou via 0800-729-2872.

Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado
()
03
Fev/23

Resultado definitivo de provas do concurso para o DPT é publicado

Nomes foram publicados na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (3).

A Secretaria da Administração da Bahia (Saeb) publicou, na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (3), o resultado definitivo da primeira etapa (provas objetivas) e resultado provisório da segunda etapa (prova discursiva) do concurso público para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

O certame visa preencher vagas para os cargos de perito criminal, perito médico legista, perito odonto-legal e de perito técnico de polícia civil.

Os resultados também estão disponíveis no portal RH Bahia e no site da organizadora do certame, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). O prazo para recursos sobre o resultado provisório da segunda etapa será até terça-feira (7).

O concurso público para o DPT, unidade vinculada à Secretaria da Segurança Pública (SSP), ofereceu 456 vagas de nível superior para os cargos de perito criminal, perito médico legista, perito odonto-legal e perito técnico, carreiras que integram o quadro de pessoal da Polícia Civil.

Em dezembro de 2022, mais de 9 mil candidatos fizeram as provas para concorrer a uma das vagas no Departamento de Polícia Técnica (DPT). O exame foi composto por uma prova objetiva, com 100 questões de múltipla escolha, abordando conhecimentos gerais e específicos, além de uma prova discursiva, voltada para a elaboração de texto dissertativo.

O edital de abertura do certame foi publicado, no Diário Oficial do Estado, no dia 3 de setembro do ano passado, abrindo 166 vagas para perito criminal, 103 para médico legista, 10 para perito odonto-legal e 177 para perito técnico do Departamento de Polícia Técnica (DPT). As carreiras integram quadro de pessoal da Polícia Civil e terão carga horária semanal de 40 horas.

Após o resultado final e a homologação do certame, os candidatos serão convocados a realizar exames pré-admissionais (teste de aptidão física, exames médicos e exames psicológicos) e investigação social. Os considerados aptos serão convocados a realizar Curso de Formação de Policiais Civis.

Fonte:G1
()
03
Fev/23

Bahia registra 290 casos de Covid-19 e mais óbito

Diante do cenário de estabilidade de casos confirmados, casos ativos e óbitos da Covid-19 na Bahia, a publicação dos boletins epidemiológicos da Covid-19 no estado será semanal. Os dados serão atualizados toda terça-feira. Esta mudança em nada compromete a ação da vigilância à saúde no monitoramento da doença.

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 290 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%), 294 recuperados (+0,02%) e 1 óbito. Dos 1.787.303 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.755.599 já são considerados recuperados, 309 encontram-se ativos e 31.395 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O boletim epidemiológico desta sexta-feira (03) contabiliza ainda 2.090.233 casos descartados e 374.941 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia 71.942 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

Vacinação

Até o momento a Bahia contabiliza 11.735.494 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.990.077 com a segunda dose ou dose única, 7.730.909 com a dose de reforço e 3.156.099 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.094.302 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 746.799 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 a 4 anos, 84.673 tomaram a primeira dose e 40.268 já tomaram a segunda dose. Do grupo de 6 meses a 2 anos, 12.556 tomaram a primeira dose e 3.206 tomaram a segunda dose.

Fonte:SESAB
()
03
Fev/23

Celebrai em Cristo 2023. De 18 a 21 de fevereiro em LEM

Encontro acontecerá na no centro de eventos Nossa Senhora Aparecida (GRUTA). Entrada franca

Fonte:Blog do Sigi Vilares/APOIO
()
03
Fev/23

Papel do professor como agente de transformação foi grande destaque da Jornada Pedagógica 2023



Uma das pautas da Jornada Pedagógica 2023 no período vespertino, que teve sua abertura realizada nesta quinta-feira (02), foi o papel do professor como agente de transformação. No retorno das atividades no período da tarde, a psicóloga, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e Psicologia Positiva, Rubia Franciosi, falou da inteligência emocional com propósito, com ênfase na educação. De acordo com a especialista, os professores podem criar ambientes mais propícios para o desenvolvimento do aluno.



Aplaudido de pé, o professor, advogado e presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais da OAB/MG, Sebastião Mendes, contou como a educação foi responsável pela realização dos seus sonhos. "Quando falamos de Educação, falamos de amor, de capacidade, de doação, de transformação e sonhos. Foi através da Educação que eu me realizei. Eu fui moldado pelas mãos de uma professora, quando ninguém acreditava e apostava em mim", disse.

Apresentações culturais
Depois de algumas horas sentados, os professores movimentaram o corpo com a Capoterapia do Programa de Bem com a Vida, numa demonstração de aula junto aos alunos do Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI). O momento foi conduzido pelo Mestre Alicate, do Grupo Capoeira Santa Geração e pelos músicos do Projeto Capoeira Cultura e Ação.

A primeira Levada Pedagógica fez todo mundo dançar ao som de Juliano Limeira, com um repertório recheado com as melhores músicas de Carnaval.

Programação
A programação da Jornada Pedagógica 2023 continua nesta sexta-feira (03), com oficinas específicas para cada segmento, Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, EJA além se abordar temas como a educação Inclusiva.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
03
Fev/23

População de Canápolis recebe orientação sobre o uso correto da rede de esgoto

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu, na última quinta-feira (26/01), mais uma ação de sensibilização sobre o uso correto do sistema de esgotamento sanitário. Desta vez, os mobilizadores estiveram na cidade de Canápolis, no Oeste da Bahia, onde a empresa opera um sistema que atende cerca de 1,2 mil famílias, garantindo uma cobertura de atendimento com coleta e tratamento de esgoto em 56% da sede municipal. A ação foi realizada na praça central onde as equipes empunharam uma faixa e distribuíram panfleto educativo com informações sobre a importância de evitar escoar, indevidamente, água de chuva e resíduos sólidos na rede de esgoto.

A gerente da Embasa em Canápolis, Liane Amaral, acredita que este tipo de orientação é fundamental para que a população entenda o que vem causando os transtornos durante o período da chuva. “A quantidade de obstruções aumenta com as chuvas. A tubulação é sobrecarregada, porque ela é dimensionada para receber somente esgoto - água utilizada nos banheiros, cozinha e lavanderias”, reforça. A Embasa estima um aumento de 40% nos serviços de desobstrução de rede de esgoto no período chuvoso, entre novembro e março, em comparação com os meses de estiagem.

Fonte:EMBASA
()
03
Fev/23

Retífica de Motores Câmera

Fonte:Publicidade
()
03
Fev/23

Farmácia PAGUE POUCO, A farmácia da família luiseduardense

Fonte:Publicidade
()