Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
03
Ago/20

Oportunidade - Traga sua loja para o Oeste Shopping Popular

Fonte:TV SIGI - A SUA TV NA WEB
()
03
Ago/20

Genro e sogro realizando juntos o sonho da casa própria no Florais Léa IV

Fonte:TV SIGI - A SUA TV NA WEB
()
03
Ago/20

Novas ofertas de emprego para fazenda

Operador de Pivot com experiência em elétrica;

Auxiliar de Pivot;

Técnico de Segurança para residir em fazenda;

Operador de Máquinas;

Interessados enviar currículo para o e-mail: [email protected]

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de Emprego
()
03
Ago/20

Promoção Especial do Grupo Santo Antonio!!! O Lugar Certo para Você e sua Família!

Fonte:Grupo Santo Antonio
()
03
Ago/20

Em nota prefeito Zito lamenta morte de Dr. Brancides Junior

É com muita tristeza e pesar que recebemos a notícia de falecimento do médico hematologista Dr. Brancildes Olimpio do Espirito Santo Júnior, esposo da médica e vereadora do município de Barreiras, Dra. Graça Melo, ocorrido no início da noite deste domingo (02) no Hospital Brasília, em Brasília (DF). Dr. Brancildes, que tinha 63 anos, deixa a esposa e os filhos Dr. Rodrigo Melo (diretor médico do Pronto Atendimento Coranavírus), Dr. Tiago Melo (também médico do município com atuação no Pronto Atendimento Coranavírus) e Dra. Jéssica Melo.

Natural de Maceió, Dr. Brancildes trabalhava na rede municipal de saúde desde 2012, atuava como médico no Hospital Municipal Eurico Dutra, médico do Programa Melhor em Casa – Serviço de atendimento domiciliar e era responsável pelo Programa de Anemia Falciforme do Leonídia Ayres que atende a população em nível regional. Fez história sendo pioneiro na implantação do primeiro Centro de Hemodiálise de Barreiras, o Unisang. Reconhecido como um médico atencioso, Dr. Brancildes atuava ainda no município de Riachão das Neves e várias outras cidades do Oeste baiano.

Na política, Dr. Brancildes foi vereador no município de Riachão das Neves na legislatura de 2013 a 2016, tendo sido presidente do Poder Legislativo daquele município no biênio 2015 a 2016. Apaixonado por comunicação, atuou na TV Gazeta de Alagoas e apresentou um quadro no telejornal do meio-dia da TV Oeste, atualmente levava o médico a casa das pessoas através das ondas do rádio por meio do Programa Saúde em Debate na Rádio Vale do Rio Grande, atualizando seus pacientes e a população regional sobre as questões relevantes na área da saúde.

Neste momento de dor e tristeza nos unimos aos familiares e amigos de Dr. Brancildes Júnior, para transmitir nosso extremo reconhecimento pela dedicação na saúde pública, como comunicador, excepcional médico e pelo seu profissionalismo. Manifestamos ainda, nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade, rogando a Deus que conforte o coração de todos.

Barreiras, 02 de agosto de 2020.

Zito Barbosa
Prefeito de Barreiras

Fonte:DIRCOM/PMB
()
02
Ago/20

Barreiras registra 51 novos casos de COVID-19 neste domingo, informa prefeitura

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 115 (cento e quinze) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 63 (sessenta e três) pessoas do sexo feminino com idades entre 03 e 89 anos e 52 (cinquenta e duas) pessoas do sexo masculino com idades entre 06 meses e 81 anos.

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 145 (cento e quarenta e cinco) resultados, sendo que 94 (noventa e quatro) testaram negativo e 51 (cinquenta e um) testaram positivo. Os 94 (noventa e quatro) casos que testaram negativo trata-se de 48 (quarenta e oito) pessoas do sexo feminino com idades entre 11 e 83 anos e 46 (quarenta e seis) pessoas do sexo masculino com idades entre 03 e 72 anos. Já os 51 (cinquenta e um) casos que testaram positivo, trata-se de 31 (trinta e uma) pessoas do sexo feminino, com idades entre 11 e 55 anos.

Destas, 20 (vinte) são sintomáticas, sendo 02 (duas) profissionais de saúde, 06 (seis) tiveram contato com casos confirmados e 05 (cinco) preencheram os requisitos para coleta, sendo uma profissional de saúde. E 20 (vinte) pessoas do sexo masculino, com idades entre 19 e 75 anos. Destes, 16 (dezesseis) são sintomáticos, 01 (um) teve contato com caso confirmado e 03 (três) preencheram os requisitos para coleta.

Dos 51 (cinquenta e um) casos positivos, 12 (doze) foram confirmados mediante Teste Rápido, não sendo diminuídos dos 354 (trezentos cinquenta e quatro) que aguardavam resultado. A Secretaria de Saúde registra atualmente 1.693 (um mil seiscentos e noventa e três) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 848 (oitocentos e quarenta e oito) estão recuperados, 792 (setecentos e noventa e dois) estão em isolamento domiciliar, 26 (vinte e seis) estão internados e o município registra 27 (vinte e sete) óbitos.

Já os casos que aguardam resultado somam 336 (trezentos e trinta e seis). Barreiras contabiliza hoje 6.997 (seis mil novecentos e noventa e sete) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 1.869 (mil oitocentos e sessenta e nove) casos descartados, cujos resultados foram negativos.

De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais. Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Fonte:DIRCOM
()
02
Ago/20

Barreiras de luto: Morre o médico Brancildes Junior

Morreu na tarde deste domingo, em Brasília, o médico Dr. Brancildes Olímpio do Espirito Santo Junior, de 64 anos, natural de Maceió /AL. Ele foi mais uma vítima do Coronavírus em Barreiras.

No dia 14 de julho, Dr Brancildes apareceu em um vídeo nas redes sociais, juntamente com a sua esposa Dr. Graça Melo e dois filhos que também são médicos, Thiago e Rodrigo Melo, informando que todos tinham testado positivo para a covid-19.

No vídeo, o médico confirmou que estava com sintomas leves, sendo medicado e monitorado. No entanto, passados os dias, o quadro dele se agravou e precisou ser transferido para a capital federal onde chegou a ficar entubado na UTI. Neste domingo, infelizmente ele não resistiu e veio a óbito.

Dr. Brancildes trabalhou por muito anos no Hospital Municipal Eurico Dutra e no centro de saúde Leonidia Aires de Almeida, em Barreiras. Prestou serviços também em outras unidades de saúde da região oeste da Bahia.


Dr. Brancildes com a família ao anunciar que haviam contraido o coronavírus

Além da medicina, ele também exercia outra atividade, Radialista. Aos sábados, ele apresentada um programa na Rádio Vale do Rio Grande com a participação de vários outros profissionais, inclusive da área medica, sempre com o mesmo objetivo, levar informações e tentar ajudar as ouvintes, tirando dúvidas e esclarecendo algumas situações do dia-dia.

Dr Brancildes, também participou por diversas vezes de projetos sociais nos bairros, levando atendimento médico gratuito para as pessoas que mais precisavam. Ele vai fazer muita falta para a capital do oeste. Fica aqui nossos sinceros pêsames a família enlutada. Que Deus em seu infinito amor conforto o coração de todos.

Fonte:Da Redação do Blog do Sigi Vilares,Thiago Vilas Boas
()
02
Ago/20

Barreiras: Dois homens são encontrados mortos no povoado da Ilha. Eles foram assassinados













Na tarde deste domingo, 2, por volta das 16h, foram encontrados dois corpos às margens do Rio Grande, próximo ao povoado da Ilha, a poucos quilômetros da Prainha, em Barreiras.

O corpo de bombeiros, com apoio de um popular, resgatou os corpos que estavam do outro lado do rio em um matagal. Havia sinais de vários tiros nos dois corpos, identificados por Nil Anderson Santos dos Reis e Adenildo dos Santos, de 42 anos.

Policiais militares estiveram no local fazendo a segurança, além do delegado plantonista e do Departamento de Polícia Técnica que fez a perícia e a remoção dos corpos para o IMLdo DISEP.

A polícia civil irá investigar a autoria e a motivação do crime.

Fonte: Reportagem de Jadiel LuizBlog do SigiVilares
()
02
Ago/20

Planos de saúde dos EUA premiam clientes na pandemia, e no Brasil os exploram

No Brasil, agência "reguladora" ANS vai até à Justiça em defesa das operadoras e contra os clientes



Um casal de brasileiros, que reside nos Estados Unidos, tomou susto ao renovar o seguro de saúde: a empresa decidiu reduzir em 30% sua parcela mensal, segundo relatou à coluna. Fidelização e pontualidade são critérios para recompensar o cliente. Bem diferente do Brasil. Aqui, quando o cliente não é explorado pela própria operadora, a “agência reguladora” ANS consegue tornar essa relação ainda mais leonina. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Na renovação do plano de saúde daquele casal de brasileiros e seus dois filhos, o valor da mensalidade caiu de US$604 para US$ 400.

No Brasil, todos os anos, a operadora promove aumento acima da inflação, como um “presente macabro” pelo aniversário do cliente.

Nos EUA, a política de redução no valor da mensalidade é fundamental para amenizar a crise da pandemia, com queda de receita das famílias.

No Brasil, a ANS mandou aumentar os planos individuais em 7,35%, e os planos coletivos e por adesão subiram 20%. A inflação é de 4,31%.

Fonte:DIÁRIO DO PODER
()
02
Ago/20

Cruzes marcam protesto silencioso por mortes de COVID-19 em Barreiras





Na tarde deste domingo, 2, pouco antes da prefeitura de Barreiras anunciar a 26ª morte por COVID-19 no município, houve um protesto silencioso em frente à câmara de vereadores.

Foram encravadas 25 cruzes, representando até então cada morte causada pelo vírus chinês.

A reportagem do Blog do Sigi Vilares esteve no local, mas nenhum responsável pelo protesto foi encontrado.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
02
Ago/20

Aniversário 10 anos Espetáculo Lanches, um espetáculo de sabores!!!

Aguarde, promoções especiais em comemoração aos 10 anos do Espetáculo Lanches.
Nossos lanches são produzidos com hamburguer artesanal, montado com produtos de alta qualidade para trazer uma experiência ainda mais espetacular.
📍Praça de Alimentação, Centro. LEM-BA
📞77 9.9963.6673 Delivery

Fonte:Publicidade
()
02
Ago/20

Macaco é resgatado por bombeiros militares do 17º GBM em Barreiras

Animal estava ferido e com sinais de queimaduras

Um macaco foi resgatado por equipes do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM), na manhã deste domingo (2), no bairro Recanto dos Pássaros, em Barreiras.

O animal estava caído em uma calçada, por volta das 11h20, quando foi encontrado pelos militares. Os bombeiros receberam o chamado pela central de emergência.

De acordo com a guarnição que atuou no resgate, o macaco estava ferido e apresentava sinais de queimaduras pelo corpo, não sendo possível identificar as causas.

Assim que recebeu os primeiros socorros, o animal foi encaminhado pelos bombeiros ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), onde ficou em observação.

Fonte:17º GBM
()
02
Ago/20

Secretaria de Saúde de Barreiras registra o 26⁰ óbito por Covid-19, neste domingo

Apesar de todo empenho e dedicação da equipe de saúde do Hospital do Oeste, a Secretaria de Saúde de Barreiras comunica neste domingo (02) o 26⁰ óbito em decorrência da Covid-19 no município. O paciente de 72 anos, que era hipertenso e estava internado desde a última quinta-feira (30) não resistiu às consequências provocadas pelo novo Coronavírus, vindo a óbito no início deste domingo.

A Secretaria de Saúde, nesse momento, se solidariza com familiares e amigos e reafirma o compromisso na defesa da vida, mantendo diariamente os esforços necessários na promoção da assistência médica a todos os moradores que venham necessitar de atendimento decorrente á Covid-19.

O enfrentamento ao novo Coronavírus depende do compromisso de todos, dessa forma, a Secretaria de Saúde de Barreiras reforça o pedido à população que redobre os cuidados, fazendo valer os decretos municipais, também manter o distanciamento social, evitar aglomerações, usar obrigatoriamente máscaras e higienizar as mãos sempre que necessário.

Barreiras, 02 de agosto de 2020.

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde

Fonte:DIRCOM/PMB
()
02
Ago/20

Guilherme Fiuza: Hipocrisia in Natura

Fonte:Canal do Guilherme Fiuza
()
02
Ago/20

Quer comprar barato de verdade?? Vem pro Marabá

Fonte:Publicidade
()
02
Ago/20

Zambelli sugere esquema na Secom da Bahia e faz alerta a Rui: “A PF está chegando”

Aliada do presidente Jair Bolsonaro, a deputada Carla Zambelli (PSL) publicou um vídeo em suas redes sociais em que sugere um esquema grande envolvendo a Secretaria de Comunicação da Bahia.

Isso porque Zambelli contabilizou dezenas de sites que publicaram uma notícia divulgada pelo Governo Baiano, de que ela estaria divulgando fake news em relação ao recebimento de mais de 800 milhões de reais de recursos federais pela Bahia para o enfrentamento ao coronavírus.

“Governadorzinho que tentou me intimidar com 21 notícias em jornais e sites da Bahia”, falou.

“Eu disse que vocês tinham recebido 831 milhões de reais, mas na verdade são exatamente mais de 3 bilhões e 697 milhões de reais de recursos federais para a Bahia”, disse a deputada.

No vídeo, Zambelli cobrou pedido de desculpas do governador “porque vocês publicaram em 21 sites que eu estava propagando fake news”.

Por fim, a deputada sugeriu que os sites recebem recursos estatuais para divulgar as matérias do Governo do Estado sem sequer checarem se os fatos narrados pelo governo são verdadeiros.

“Cada um deles [dos sites] eu vou olhar atentamente quanto eles ganham de propaganda do Governo da Bahia”, falou.

A deputada finalizou: “Governador, cuidado que a PF pode estar chegando logo logo aí pra você”.

Fonte:Política Ao Vivo
()
02
Ago/20

O ‘juiz natural’ do PSDB

Ficará com o ministro Gilmar Mendes a reclamação feita pelo Senado ao STF contra as operações envolvendo o senador José Serra.

Durante o recesso do Supremo, Dias Toffoli, como publicamos, suspendeu as investigações sobre o tucano nas justiças eleitoral e federal, acolhendo o argumento de que somente a corte poderia autorizar buscas no gabinete do senador.

Agora, caberá a Gilmar, relator do caso, decidir se anula a ação autorizada por juízes de primeira instância ou, até mesmo, toda a operação feita pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.

Diz a Crusoé:

“A distribuição de casos envolvendo políticos e pessoas ligadas ao PSDB para o gabinete de Gilmar não é novidade. Embora na maioria dos casos ela ocorra por meio de sorteio, o ministro que foi nomeado para o STF pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em 2002 também recebe muitos processos envolvendo tucanos em razão do instituto da prevenção — quando um caso novo guarda relação com outro mais antigo. Isso o torna, curiosamente, uma espécie de ‘juiz natural’ de muitos casos relacionados ao partido que chegam à corte.”

Fonte:O ANTAGONISTA
()
02
Ago/20

Nove estados e DF podem voltar às aulas nas escolas particulares

As demais unidades da federação estão sem data definida



Após cerca de quatro meses com as aulas suspensas, estados começam a sinalizar a volta às aulas presenciais nas escolas. De um lado, melhor equipadas, de maneira geral, que as escolas públicas, as escolas particulares defendem que estão prontas para uma retomada com segurança. Do outro, há professores e funcionários que não se sentem seguros com o retorno e dizem que a permanência nas salas de aula e uma maior circulação de pessoas nas cidades podem aumentar os casos de infecção por coronavírus.

De acordo com o Mapa de Retorno das Atividades Educacionais presencial no Brasil, elaborado diariamente pela Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), até sexta-feira (31), havia, no país, um estado com a reabertura autorizada das escolas, Amazonas. Outros nove estados e o Distrito Federal têm propostas de data para retornar às atividades presenciais. São eles: Acre, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. No Rio de Janeiro, na capital, a prefeitura autorizou o retorno facultativo para algumas séries este mês. As demais unidades da federação estão sem data definida.

“Na parte operacional já está tudo certo, temos protocolo, a gente já sabe o que fazer. Agora é uma questão política, porque, tecnicamente, já têm as condições sanitárias em muitos locais para voltar. Tem a necessidade das escolas funcionarem para não quebrarem, necessidade dos pais e das crianças. Também, para não prejudicar as crianças do ponto de vista pedagógico. Tem todas essas questões. Agora, a decisão é política”, diz o presidente da Fenep, Ademar Batista Pereira.

Professores e trabalhadores em educação, no entanto, dizem que não estão sendo consultados para a definição dos protocolos de segurança e que temem um retorno às aulas. “Neste momento, não existe protocolo seguro, não existe. Os órgãos de saúde estão dizendo que é perigoso, que não tem condição, nem com afastamento. Ainda mais criança. Não tem condição de garantir um protocolo completamente seguro”, diz a coordenadora geral da Contee, Madalena Peixoto.

A questão foi levada para o Ministério Público e para a Justiça em algumas unidades da federação. Segundo levantamento da Contee, no Distrito Federal, o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinproep-DF) acionou o Ministério Público. Em reunião entre o Ministério Público do Trabalho e a 6ª Vara do Trabalho, ficou mantida a suspensão das aulas presenciais nas escolas do setor privado do DF. Uma audiência de conciliação envolvendo as várias partes está marcada para segunda-feira (3). Em São Paulo, a Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) também acionou o Ministério Público do Trabalho contra a volta às aulas, previstas para 8 de setembro.

No Mato Grosso, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Mato Grosso (Sintrae-MT) notificou os estabelecimentos de ensino da responsabilidade pela garantia da incolumidade física e mental dos professores e administrativos ao convocá-los para a realização de atividades em suas dependências. Na cidade do Rio de Janeiro, os professores decretaram, em assembleia do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro  e Região (Sinpro-Rio), uma greve no início de julho.

Aulas no Amazonas 

A escola Meu Caminho, em Manaus, retomou as aulas presenciais no dia 6 de julho. Desde então, professores, funcionários e estudantes todos os dias seguem a mesma rotina: checam a temperatura, higienizam as mãos e higienizam os calçados em um tapete com uma solução de água sanitária. Somente então podem se dirigir às salas de aula. Os funcionários receberam máscaras, escudos faciais e aventais. Os estudantes, que têm de 6 a 10 anos de idade, precisam também usar máscaras.

Os alunos passaram a frequentar a escola de forma escalonada, parte fica em casa, assistindo as aulas de forma remota e parte vai presencialmente. Os grupos se revezam, o que faz com que a sala de aula tenha menos estudantes e seja possível manter um distanciamento entre eles.

O estado é o único no país a permitir o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares. Segundo a diretora da escola Meu Caminho e vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), Laura Cristina Vital, seguir o protocolo sanitário é fundamental para garantir a saúde. “A execução das medidas sanitárias do protocolo de segurança é uma coisa super importante que precisa ser seguida para que tenhamos o balanço positivo que estamos tendo”, diz. Segundo ela, a escola elaborou também por conta própria um protocolo para ser seguido no local.

“Mesmo com todo esse processo que a gente precisa seguir, eu acredito que o presencial é fundamental”, diz Laura. “Mesmo que passe alguns dias aqui e outros em casa, nos dias que está de forma presencial, a gente consegue acompanhar e entender como essa criança está se desenvolvendo”, defende.

Após a retomada das aulas presenciais na rede particular, esta semana, o governo do estado anunciou o retorno às aulas presenciais nas escolas públicas estaduais em Manaus a partir do dia 10 de agosto. Ainda não há data para o retorno no interior do estado.

“Estamos acompanhando com bastante preocupação”, diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo. A entidade representa os trabalhadores de instituições públicas. A entidade defende que os trabalhadores participem da elaboração dos protocolos e que os governos estaduais e municipais garantam a execução das medidas. “Para isso será necessário mais investimento no setor público”, ressalta.

Educação infantil

educação infantil é a etapa que mais sofre com a suspensão das aulas presenciais, dentre outras razões pela dificuldade de oferecer educação remota a bebês e crianças da creche e pré-escola, etapa que vai até os 5 anos de idade.

Levantamento feito pela Fenep mostra que, em média, a inadimplência no setor chegou a 35%, sendo que o cancelamento de matrículas ocorre em maior proporção na educação infantil. De acordo a análise dos dados da pesquisa, dois terços dos estudantes poderão abandonar as creches particulares neste ano, o que reflete em aproximadamente 1 milhão de crianças fora da escola, levando ao fechamento de instituições de ensino privadas.

“A nossa posição é que os estados que estão com baixas estáveis [de contágio pelo coronavírus] devem reabrir [começando] pela educação infantil. As crianças de 4 sofrem danos psicológicos muito grandes porque não têm estrutura psíquica para lidar com o que está acontecendo”, diz a presidente da Associação Brasileira de Educação Infantil (Asbrei), Celia Moreno Maia.

Segundo Celia, a partir dos 4 anos, as crianças são capazes de usar máscaras, de internalizar hábitos de higienização e de cumprir o distanciamento. Além de atender as necessidades das crianças, Celia defende que a reabertura impactará a rotina dos pais. “Os pais estão enlouquecidos. Alguns já tiveram covid, as crianças já estão com imunidade. Pais que estão de home office precisam fazer a comida, dar banho, colocar para dormir. Crianças nessa faixa etária demandam atenção o tempo todo. Isso está levando a um estresse familiar. Temos condições de amenizar essa situação reabrindo as escolas de educação infantil, com critérios [sanitários]”, defende.

Análise caso a caso  

Segundo a pneumologista Patrícia Canto, que é assessora da vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cada município e cada estado precisa, entre outros critérios, avaliar se há queda de taxa de transmissão do coronavírus sustentada, se há leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) disponíveis e se o sistema hospitalar pode dar conta de possível aumento de casos.

A volta às aulas, segundo ela, precisa ser acompanhada pelas autoridades e, se houver sinal de contágio em uma sala de aula, o profissional de educação ou aluno precisa ser afastado e testado. Se houver um caso em uma sala, a sala inteira precisa entrar de quarentena, cumprindo isolamento para evitar a transmissão do vírus.

“A situação do retorno é muito complexa e coloca em risco maior não as crianças, [mas os adultos]. Pelos estudos, até o momento, os menores de 9 anos transmitem menos e tem casos menos graves na maioria das vezes, embora também possam adoecer. Mas a partir dos 9 anos de idade, os estudos mostram que aumenta a taxa de transmissão e risco de transmitirem aos adultos seria maior”, diz.

Patrícia diz que é preciso um protocolo rígido e considerar diversas situações, como por exemplo, professores que trabalham em diferentes escolas, com diferentes condições de cumprir os cuidados com higienização pessoal e do ambiente. Esses professores vão circular entre essas escolas. Além disso, é preciso considerar, em regime alternado entre estudantes com aulas presenciais e estudantes em aulas remotas, que todos tenham acesso às aulas pela internet ou outros meios. Professores, funcionários e estudantes que façam parte de grupos de risco, não devem retornar às aulas presenciais.

“É importante que seja um cenário muito controlado, é importante que tenha medidas de vigilância muito focadas nas escolas e é importante que a gente não esqueça a segurança dos trabalhadores, dos pais e dos próprios alunos”, diz, Patrícia, que acrescenta: “A gente tem um contingente de crianças que está sofrendo, exposta à violência doméstica, a insegurança alimentar, porque a escola oferece alimento diário. Tem risco de evasão escolar, a gente sabe que pode ter uma maior evasão e crianças que vamos perder e não vão mais retornar às escolas. É uma situação muito complexa que precisa ser analisada caso a caso, município a município”.

Na semana passada, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz lançou um manual sobre biossegurança para a reabertura de escolas no contexto da covid-19. Patrícia destaca que só se pode pensar em um retorno, obedecendo a várias variáveis, nos locais onde há uma descedente da curva de transmissão do coronavírus e onde essa queda é permanente por, no mínimo, 14 dias.

Fonte:Agência Brasil
()
02
Ago/20

Fiocruz anuncia que deve começar a produzir vacina contra a Covid-19 em dezembro

A Fiocruz revelou um acordo com o  laboratório AstraZeneca para produzir, a partir de dezembro, milhões de doses da vacina contra o coronavírus, desenvolvida pela Universidade de Oxford.

O acordo assinado entre a Fundação Oswaldo Cruz, o Ministério da Saúde e o laboratório britânico AstraZeneca, deve garantir a transferência de tecnologia, e assegura que 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 sejam produzidas no Brasil.

Segundo a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, é muito provável que a produção comece ainda este ano.

“Estamos nos preparando para receber 30 milhões de insumos farmacêuticos para 30 milhões de doses da vacina, entre dezembro e janeiro, e estaremos produzindo essas doses de vacina, e receberemos mais 70 milhões de doses logo a seguir, entre fevereiro e junho de 2021”.

Atualmente, a pesquisa está na fase estudos clínicos, quando ela é testada em larga escala. A parceria com a Universidade de Oxford, na Inglaterra, e com o laboratório britânico AstraZeneca é uma das mais adiantados do mundo, segundo o G1.

No Brasil, dois mil voluntários já participam dos testes para comprovar a eficácia e segurança dela. Os testes estão sendo conduzidos pela Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp, o Instituto D´Or, com o apoio da Fundação Lemann.A chegada de recursos ainda é necessária. O Ministério da Saúde prevê um repasse de R$ 522 milhões para o processamento da vacina. E mais R$ 1,3 bilhão para trazer ao Brasil os insumos para a fabricação.

Além disso, estão previstos R$ 95 milhões em investimentos para adaptar os laboratórios de Bio-Manguinhos, no Rio. É uma corrida contra o tempo e em várias frentes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já autorizou estudos clínicos de três vacinas no Brasil.

O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais começou a testar uma vacina em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, e a empresa chinesa Sinovac.

E a farmacêutica americana Pfizer com a empresa alemã Biontech também vão testar uma vacina com apoio do Centro Paulista de Investigação Clínica, e as Obras Sociais Irmã Dulce, de Salvador.

Em 120 anos de existência, a Fiocruz nunca participou do desenvolvimento de uma vacina em tempo tão curto. Na avaliação dos pesquisadores brasileiros, há bons motivos para acreditar numa vacina produzida no país ainda em 2020.

De 0 a 10, a presidente da Fiocruz fala qual é a sua expectativa. “Nove e meio. É uma esperança muito grande, mas ao mesmo tempo eu aponto a complexidade do desafio frente à essa pandemia. Com efeitos tão devastadores, uma crise humanitária posa ser enfrentada com o aumento da nossa consciência social e um reforço das políticas públicas de saúde”, completa Nísia.

Fonte:Bahia Notícias
()
02
Ago/20

Ofertas Imperdíveis do Final de Semana do IGACENTER Vem comprar barato!!!

Fonte:Publicidade
()
01
Ago/20

Barreiras registra 70 novos casos de COVID-19 neste sábado, informa prefeitura

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje até o fechamento do Boletim não haviam sido consolidados os dados das novas coletas de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 79 (setenta e nove) resultados, sendo que 09 (nove) testaram negativo e 70 (sessenta) testaram positivo.

Os 09 (nove) casos que testaram negativo trata-se de 06 (seis) pessoas do sexo feminino com idades entre 16 e 44 anos e 03 (três) pessoas do sexo masculino com idades entre 20 e 60 anos. Já os 70 (sessenta) casos que testaram positivo, trata-se de 39 (trinta e nove) pessoas do sexo feminino, com idades entre 04 e 91 anos.

Destas, 22 (vinte e duas) são sintomáticas, sendo uma profissional de saúde, 13 (treze) tiveram contato com casos confirmados, e 03 (três) preencheram os requisitos para coleta. E 31 (trinta e uma) pessoas do sexo masculino, com idades entre 11 e 72 anos. Destes, 21 (vinte e um) são sintomáticos, 08 (oito) tiveram contato com casos confirmados, e 02 (dois) preencheram os requisitos para coleta.

Dos 70 (sessenta) casos positivos, 59 (cinquenta e nove) foram confirmados mediante Teste Rápido, não sendo diminuídos dos 372 (trezentos setenta e dois) que aguardavam resultado. A Secretaria de Saúde registra atualmente 1.642 (um mil seiscentos e quarenta e dois) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 791 (setecentos e noventa e um) estão recuperados, 801 (oitocentos e um) estão em isolamento domiciliar, 25 (vinte e cinco) estão internados e o município registra 25 (vinte e cinco) óbitos.

Já os casos que aguardam resultado somam 354 (trezentos e cinquenta e quatro). Barreiras contabiliza hoje 6.908 (seis mil novecentos e oito) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 1.642 (um mil seiscentos e quarenta e dois) casos descartados, cujos resultados foram negativos.

De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais. Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Fonte:DIRCOM
()
01
Ago/20

Ofertas do Supermercado Catarinense. Seu pai vai adorar!


Fonte:Publicidade
()
01
Ago/20

Deputada federal Carla Zambelli manda recado para Rui Costa após ser acusada de Fake News

Fonte:Do canal da deputada
()
01
Ago/20

Nota de pesar pelo falecimento do empresário Toinho Gabriel

A Câmara Municipal de Barreiras lamenta o falecimento do empresário Antonio Gomes Filho, conhecido como Toinho Gabriel, ocorrido neste sábado, 01, no Hospital Eurico Dutra. Ele morreu aos 69 anos de idade.

Toinho Gabriel era natural da cidade de Crateús, no Ceará, e veio morar em Barreiras em 1973. O pai dele trabalhava para o 4º Batalhão de Engenharia de Construção, e trouxe a família que passou a residir na Vila dos Funcionários, onde Toinho Gabriel se interessou pelo desenvolvimento social do lugar. Foi eleito líder comunitário e foi um dos fundadores da Quadrilha Junina Remelexo Cearense. Na área do esporte, foi presidente do Fortaleza Futebol Clube.

Em 1988 Toinho Gabriel candidatou-se pela primeira vez ao cargo de vereador do município e ficou na suplência, e concorreu à vaga outras vezes. Em Barreiras era empresário do ramo de pré-moldados e também mestre de obra. Antonio Gomes Filho deixa esposa, dois filhos e irmãos.

A Câmara de Vereadores, por meio do presidente Eurico Queiroz, apresenta condolências a todos os familiares e amigos de Toinho Gabriel.

Fonte: Ascom Câmara de Vereadores
()
01
Ago/20

Secretaria de Saúde de Barreiras comunica o 24° e 25° óbito em decorrência da Covid-19  



A Secretaria Municipal de Saúde comunica neste sábado (01) mais dois óbitos em decorrência da Covid-19 em Barreiras. Apesar dos esforços e atenção das equipes de saúde, na noite de quinta-feira (30) a paciente, de 91 anos, que era diabética e portadora de doenças cardíacas crônicas, não resistiu às consequências provocadas pelo novo Cornavírus e faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) antes da confirmação do diagnóstico via exame, concluído só na manhã de hoje.
Já na manhã deste sábado (01), o paciente de 69 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, que diagnosticado positivo para Covid-19, não resistiu às complicações, apesar dos esforços da equipe multiprofissional do Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra e veio a óbito.
Nesse momento, a Secretaria de Saúde de Barreiras se solidariza com familiares e amigos dos pacientes reafirmando o compromisso na defesa acirrada da vida, mantendo diariamente, os esforços necessários na promoção da assistência médica a todos os munícipes que venham necessitar de atendimento médico decorrente da Covid-19.
Em tempo, reforça o pedido à população que redobre os cuidados no enfrentamento ao novo Coronavírus, principalmente aos finais de semana, no cumprimento dos decretos municipais, com distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras e a higienização das mãos sempre que possível.
 
Barreiras, 01 de agosto de 2020.
Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde

Fonte: Assessoria de Comunicação
()