Blog do Sigi Vilares - 7 Anos


 
 

Destaques

  Curta nossa pagína
  Publicidades
12
Dez/17

Polícia Civil de LEM deflagra operação e realiza a maior apreensão do ano








A Polícia Civil de Luís Eduardo Magalhães, com o apoio da 11ª Coordenadoria de Polícia do Interior/Barreiras, deflagrou no início da manhã desta terça-feira, 12, por volta das 06h, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, a "Operação DF", cujo objetivo era o cumprimento quatro mandados de busca e apreensão domiciliar e quatro mandados de prisão temporária, expedidos em desfavor dos principais membros da facção criminosa denominada CBV (Comando Bala Voa), uma ramificação da facção criminosa conhecida como "Bonde do Maluco" – BDM.

A operação policial teve o comando do delegado Joaquim Rodrigues e sua equipe de escrivães e Investigadores e contou com o apoio imprescindível do delegado Rivaldo Almeida Luz, Coordenador Regional da 11ª COORPIN/BARREIRAS, que deu todo apoio à operação, inclusive disponibilizando vários Investigadores de polícia lotados na citada coordenadoria, oportunidade na qual fora dado efetivo cumprimento aos mandados de busca e apreensão e prisão temporária expedidas pelo Juiz de Direito Dr. Claudemir da Silva Pereira.

O objetivo da operação policial em questão era principalmente dar uma resposta à facção criminosa denominada CBV, responsável pelo comando do tráfico de drogas em LEM e região, apontada como principal responsável por inúmeros crimes de homicídios e roubos consumados ocorridos nos últimos anos no município de Luís Eduardo Magalhães.



O resultado da "Operação DF" foi extremamente exitoso, sendo apreendida talvez a maior quantidade drogas já vista no município, cerca de 95 kg de maconha, aproximadamente 05 kg de crack e 1,3 kg de cocaína, cinco balanças de precisão utilizadas para pesagem da droga, a quantia de R$ 8.470, proveniente do tráfico de drogas, uma arma de fogo, tipo espingarda, calibre 12, uma arma de fogo, tipo pistola, calibre 9mm, três carregadores de pistola calibre 9mm, 186 munições calibre .9mm, 38 munições calibre 380, 49 quarenta e nove munições calibre 12, 14 munições calibre 40.



Por oportuno, cumpre destacar que durante a operação, foram presos em flagrante Zenália Maria de Jesus, Rodrigo Timóteo Santana da Silva, vulgo “Rodrigo DF” e sua companheira.

As investigações apontavam que “Rodrigo DF” era o principal traficante de drogas da facção criminosa CBV, responsável pela distribuição da drogas no município, fato este corroborado pela enorme quantidade de drogas do tipo maconha, cocaína e crack, além das armas de fogo, munições apreendidas, terem sido apreendidas no interior de sua residência, utilizada como principal ponto de distribuição de drogas da citada facção criminosa.



O delegado Joaquim Rodrigues ressaltou a importância da atuação conjunta da Polícia Civil, Poder Judiciário e Ministério Público, no combate ao aumento da criminalidade neste município de Luís Eduardo Magalhães e região, agradecendo o apoio do Coordenador Regional de Polícia da 11ª COORPIN/BARREIRAS, Dr. Rivaldo Almeida Luz e dos Investigadores de Polícia de Barreiras, cujo apoio no cumprimento dos mandados de busca e prisão temporária foi de grande valia.

()
11
Dez/17

Prédio da antiga Agrotécnica continua abandonado em Barreiras






Por muitos anos, a Escola Estadual Agrotécnica foi considerada como uma das melhores instituições de ensino médio do estado da Bahia. Em Barreiras, essa situação não foi diferente, a escola está localizada em uma área privilegiada onde funciona em seu entorno várias outras instituições, como Instituto Federal da Bahia (IFBA), Universidade Federal do Oeste Baiano (UFOB) e o Núcleo Regional de Educação (NTE).


Desde quando foi desativada, a estrutura da unidade estudantil foi abandonada. Por diversas vezes, o local foi cogitado para instalar alguns departamentos públicos, entre as possíveis sugestões, a sede do poder executivo municipal, mas nenhuma das possibilidades foram concretizadas. Enquanto isso, o espaço continua sem nenhuma funcionalidade.


Pessoas que trabalham nas proximidades, dizem que os moradores de rua, estão se abrigando no prédio e por diversas vezes, já foram vistos alguns usuários de drogas adentrando na dependências da escola.

Em frente à unidade, encontramos uma placa que indica que o local pertence ao IFBA. Nossa equipe de reportagem, conversou com a diretoria do NTE, Maria Aparecida Vasco, que informou que o local foi cedido ao Instituo Federal da Bahia, mas até o momento os trâmites burocráticos ainda não foram realizados.


O Blog do Sigi Vilares, entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do IFBA/Barreiras, mas até o momento não deu retorno sobre a situação real do prédio.

()
07
Dez/17

LEM: Dois homens são alvejados a tiros no bairro Santa Cruz


Duas ambulância do SAMU no local


O SAMU socorrendo as vítimas


As vítimas sendo socorridas










Cápsulas deflagradas encontradas no local





Uma dupla tentativa de homicídio foi registrada na tarde desta quinta-feira, dia 7, por volta das 13h, em um bar localizado na Rua Eunápolis, no bairro Santa Cruz, na cidade de Luís Eduardo Magalhães.


Segundo informações obtidas pelo Blog do Sigi Vilares, as vítimas identificadas como Patrini de Matos, de 33 anos e Antônio César Queiroz Pinheiro foram surpreendidas por dois marginais em uma motocicleta. A dupla invadiu o estabelecimento e efetuaram diversos disparos de arma de fogo de pistola 380. Patrini de Matos foi atingido na perna esquerda e a bala ficou alojada próximo ao joelho. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA)


Antônio César foi atingido no abdômen e perna, sendo transferido diretamente para o Hospital do Oeste (HO), em Barreiras. Policiais militares da 85ª CIPM estiveram no local colhendo informações e registrando a tentativa de homicídio. Logo em seguida realizaram a escolta do SAMU até a UPA para segurança dos enfermeiros. A Polícia Civil já iniciou as investigações para identificar os criminosos.

()
05
Dez/17

LEM: Jovem de 23 anos é morto a tiros no Santa Cruz









Na noite desta terça-feira, 05, pouco depois das 19h, um homem identificado como Caíque Mota da Silva, de 23 anos, natural de Lapão/BA, foi morto com diversos disparos de arma de fogo no interior de um condomínio localizado na Rua Lapão, no bairro Santa Cruz, na cidade de LEM.


De acordo com informações repassadas à reportagem do Blog do Sigi Vilares, dois indivíduos chegaram ao local a bordo de uma motocicleta. Um deles entrou no condomínio e foi ao encontro de Caíque que ainda tentou fugir, mas foi alcançado e morto com aproximadamente quatro tiros na região do crânio, um no abdome e outro no braço. Todos tiros de pistola 380.


Em seguida o homicida e seu comparsa, que esperava no portão, fugiram tomando rumo ignorado. O SAMU foi até o local, mas só pôde constatar o óbito.


Policiais Militares estão no local guardando a cena do crime para a realização da perícia e da remoção do corpo. Polícias Civis, da divisão de homicídios, também estiveram no local e já iniciaram as investigações para chegar ao paradeiro dos assassinos. 

()
05
Dez/17

Barreiras: Andarilho morre atropelado na BR 135









Um andarilho foi atropelado e morto no início da noite desta terça-feira, 05, por volta das 19h15, na BR 135, trecho entre o bairro Santo Antônio e Residencial Arboreto I, em Barreiras.


O condutor do veículo Fiat Siena contou que trafegava sentido Vila Amorim quando foi surpreendido pelo andarilho no meio da pista. O atropelamento foi inevitável.


O motorista contou ainda que parou o carro e ligou para o SAMU e polícia militar, comunicando o ocorrido. Uma equipe do SAMU esteve no local, mas só pôde mesmo constatar o óbito.


Ao lado do corpo, que foi recolhido pela polícia técnica, foi encontrado um carrinho de bebê com algumas frutas.


Perigo - Esse trecho da BR 135, entre o bairro Santo Antônio e o Residencial Arboreto I, é bastante perigoso. Não há acostamento e nem iluminação. Em três dias esse é o segundo acidente com morte registrado no local.

()
05
Dez/17

Graer e bombeiros fazem a alegria da criançada em LEM























Na manhã desta terça-feira, 5, por volta das 9h30, o helicóptero do GRAER da polícia militar pousou na Praça dos Três Poderes, em Luís Eduardo Magalhães, para uma apresentação na cidade.


O Major Reinaldo e sua guarnição foram recebidos pelo subtenente João Rodrigues - do corpo de bombeiros - pelo prefeito Oziel Oliveira, pelo Major Anselmo da CIPE/Cerrado, pelo comandante da GCM, Gandis Lopes, e por professores das Escolas Zilda Arns Neuman e Hermínio Carlos Brandão, ambas do bairro Jardim das Acácias.


Várias crianças poderam visitar o helicóptero e o caminhão dos bombeiros para tirar dúvidas e fotos.


O Graer é um aliado das forças de segurança do oeste baiano e tem sua base localizada em Barreiras. O helicóptero está a disposição da região para atuar em roubos a fazendas, bancos, socorro às vitimas de acidentes de trânsito, operação safra, e entre outros.


"Fim de ano se aproxima e temos o Graer ao nosso lado para combater o crime na região. Agradecemos ao governador do estado Rui Costa pelos trabalhos que também vêm desenvolvendo no oeste", disse o prefeito Oziel Oliveira.


"É bom ver o entrosamento das crianças com os bombeiros e pelos guerreiros do GRAER. Essas crianças são o futuro do nosso Brasil", disse o subtenente João Rodrigues.

()
04
Dez/17

Caixa Econômica Federal lança programa de descontos de até 90% para clientes com débitos


Gerente regional da CEF, Nelson Antônio Siqueira

A Caixa Econômica Federal (CEF), realiza até o próximo dia 28 de dezembro, o plano "Quita Fácil", com objetivo de negociar débitos de clientes que estão com pendências financeiras a mais de um ano.

Para entender melhor o assunto, o blog Sigi Vilares, conversou com o gerente regional da CEF, Nelson Antônio Siqueira, que explicou detalhes sobre esse plano de ação. Segundo Nelson, o plano quita fácil, é uma oportunidade ímpar que os clientes têm para liquidar suas dívidas junto a instituição financeira, com desconto de até 90%.

Destinado para todos os clientes que tem débitos com a Caixa Econômica Federal a mais de um ano, essa ação visa beneficiar os clientes pessoas físicas e Jurídicas que estão com dividas de cartão de crédito, empréstimos, limite de cheque especial e capital de giro de empresa.

De acordo com Siqueira, o desconto é concedido de acordo com o valor da dívida, tempo do debito e a forma de pagamento. O gerente ressalta ainda, que o valor da dívida com desconto poderá ser pago à vista ou parcelado.  O gerente da Caixa, garante aos clientes que essa é uma grande oportunidade, que o banco está concedendo aos devedores.

Veja alguns exemplos.



De acordo com o gerente, para negociar as pendências, os clientes podem procurar qualquer agencia da Caixa Econômica Federal no Brasil, ligar no 0800 726 8068 (opção 8) ou acessar o site www.negociardividas.caixa.gov.br

()
01
Dez/17

Pesquisa aponta que mais de 70% dos Barreirenses são católicos


O Blog do Sigi Vilares teve acesso a uma pesquisa feita pelo Instituto Insight, que realizou neste ano, um levantamento sobre a religião da população barreirense.

De acordo com a pesquisa, 72,27% são Católicos, 22,47% são Evangélicos, 0,72% são Espiritas, Ateus 0,93% e 3,61% dos entrevistados disseram que não tem religião.


O gráfico foi arredondado


A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24 de outubro de 2017, ouviu 945 pessoas em na zona urbana e rural do município. O intervalo de confiança estimado é de 95% e um erro de estimação de 3% para mais ou para menos.

()
29
Nov/17

Feirantes que estão no estádio Geraldão reclamam da falta de energia no local


 
O Blog Sigi Vilares recebeu nesta semana, várias reclamações de alguns feirantes que estão trabalhando na área externa do Estádio Municipal Geraldão, na cidade de Barreiras. Entre as reclamações, está a falta de energia elétrica, uso de gás de cozinha e a principal: a falta de clientes.  



Os feirantes alegam que após a mudança para o local as vendas caíram significativamente. No estacionamento do estádio, estão trabalhando os feirantes do setor hortifrúti, biscoitos, produtos derivados do leite e lanchonetes.


Nossa equipe esteve no local na tarde desta terça-feira, 28. O que encontramos realmente, foram várias barracas fechadas e pouco movimento de clientes.





Tentamos gravar com alguns feirantes, mas ele não aceitaram, alegando que podem sofrer represálias. Conversamos com alguns deles que demostraram muita insatisfação com o local que foi disponibilizado.


Uma das feirantes do setor de lanchonete, falou a nossa equipe que tem 22 anos que trabalha na feira e nunca viu uma situação parecida.




Outra vendedora de hortifrúti disse que não sabe mais o que fazer, pois as frutas estão em cima da bancada, estragando e os clientes não aparecem. A falta de clientes no local não é o único problema aprestando pelos trabalhadores.


No espaço, também não foram instalados os sistemas de energia elétrica e gás de cozinha, principalmente para as barracadas que trabalham com lanches.


Os feirantes deste setor, não tem como utilizar freezer, geladeira ou fogão. Segundo eles, todos os alimentos que estão sendo vendidos nas bancas, estão sendo levados de casa, pois não tem como fritar ou assar os salgado na hora. Bebidas geladas, como refringentes e Água mineral, também não estão sendo vendidas.







O que encontramos no local, foram apenas garrafas de suco, que está sendo servido com gelo. Fomos até a feira livre, para ver como estão os trabalhos no local que foi incendiado, mas pouca coisa foi feita. O que vimos foram alguns trabalhadores realizando reparos no galpão do setor de açougues, que também foi atingido com as chamas. Mas no local mesmo, onde o fogo destruiu as barracas, quase nada foi feito, apenas a remoção dos escombros.




A instalação de energia e gás no local, não ocorreram segundo os feirantes, por orientação do corpo de bombeiros. Nossa equipe entrou em contato com o corpo de bombeiros, para saber o que realmente aconteceu.


De acordo com os corporação, os sistemas de energia e gás não foram autorizados no local, em função da ausência desses serviços, no projeto de combate incêndio, apresentado pela Prefeitura Municipal de Barreiras.


Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, caso a Prefeitura faça algum outro projeto e insira esses serviços, com laudos técnicos de profissionais habilitados nas áreas, os bombeiros farão uma nova avaliação e posteriormente irão liberar as instalações elétricas e de gás.


Nota da prefeitura - Segundo assessoria de comunicação da Prefeitura de Barreiras, os serviços acima citados, não foram inclusos no projeto, em razão da feira ser destinada a venda de hortifrutis, por isso o espaço não foi adaptado com uma estrutura de cozinha e refrigeração. Já que os feirantes deste setor não têm a necessidade do uso desses serviços para vender seus produtos. 


Tentamos - A reportagem do Blog do Sigi Vilares tentou conversar com o Secretário de Agricultura do Município, José Marques, mas até o fechamento desta mátria, não tivemos retorno.

()
29
Nov/17

Familiares fazem apelo para ajudar mulher que sofre há dois anos com AVC, em LEM




A reportagem do Blog do Sigi Vilares visitou no final da manhã desta quarta-feira, dia 29, por volta das 11h30, a família de dona Claudiana Santos de Jesus, de 36 anos, que fez um apelo à nossa reportagem para sua mãe, dona Delmira Santos, de 56 anos, vítima há dois anos de um AVC na cidade de Jacobina. Atualmente dona Delmira reside na Rua Itaparica, quadra 9 lote 26, no bairro Santa Cruz III, na cidade de Luís Eduardo Magalhães.


Segundo informações da filha de dona Claudiana, sua mãe está com parte do corpo paralisado e a mente infantil devido à doença, além de não poder andar após quebrar o fêmur, após sofrer uma queda no banheiro de sua antiga residência na cidade de Jacobina.


"Eu trabalhava no posto fórmula 1 na área de limpeza, mas tive que sair do serviço para cuidar da minha mãe, trouxe ela para morar comigo, levei ela ao médico para ver se podia operar e o ele falou se ela operasse do fêmur na resistiria e morreria, preferir cuidar de minha mãe ao arriscar deixar ela passar por essa cirurgia. Meu esposo está desempregado, mas está fazendo alguns bicos. Não achei outra solução a não ser pedir ajuda a reportagem do Blog do Sigi, pois, minha mãe usa fraldas e o gasto chega a 12 pacotes por mês, não tenho condições.



Preciso que me ajudem em fraldas GG, extra G, leite ninho, fita de medir diabetes, cadeira de rodas e de banho, tudo que estou pedindo é para ela, pois, as despesas são muitas para mim que não trabalho e para meu esposo que faz bico. Procurei a prefeitura para fazer o cadastro para pegar fraldas, vieram aqui, mas a ajuda até hoje nada. Também preciso que ela passe no neurologista," desabafou dona Claudiana.


As pessoas que puderem ajudar devem entrar em contato com o nosso repórter Weslei Santos pelo telefone (77) 99828 5974, onde faremos um elo entre você e essa família carente.

()
29
Nov/17

LEM: Jovem de 19 anos é baleado dentro de casa no Residencial Sol do Cerrado


Na manhã desta quarta-feira, 29, pouco depois das 7h, Cícero Conceição da Silva, de 19 anos, sofreu uma tentativa de homicídio em sua no Residencial Sol do Cerrado, na cidade de LEM.


Cícero estava dormindo quando foi surpreendido por um indivíduo dentro do quarto que efetuou diversos disparos de arma de fogo contra ele.


O SAMU foi acionado e socorreu Cícero direto para o Hospital do Oeste, em Barreiras, com sete perfurações pelo corpo.


Cícero foi atingido nos braços, face e tórax.


Políciais militares da 85 CIPM estiveram no local garantindo segurança do socorro médico e registrando a tentativa de homicídio.

()
22
Nov/17

Roda Velha: Jovem de 18 anos morre ao bater moto em ônibus escolar


Local do acidente




Ônibus em que Gedielson colidiu


UPA de LEM




SAMU deixando o corpo na UPA









Um motociclista não obedeceu a placa de sinalização e bateu em ônibus escolar no cruzamento das ruas Santa Catarina e Flamboyant na tarde desta quarta-feira, 22, no distrito de Roda velha, no município de São Desidério.


Gedielson de Jesus Almeida, de 18 anos, ainda foi socorrido para o posto de saúde Marcos Conishi e depois transferido pelo SAMU para UPA de Luis Eduardo Magalhães, mas não resistiu e morreu no caminho.


O corpo do rapaz foi removido pelo próprio SAMU para o necrotério da UPA de LEM onde depois seguirá para o IML de Barreiras.


Gedielson era morador do distrito Sítio do Rio Grande, também no município de São Desidério.

()
21
Nov/17

Corpo de jovem desaparecido é encontrado boiando no trecho da Prainha em Barreiras








O corpo do jovem de 27 anos que estava desaparecido após afogamento no último domingo, dia 19, no trecho da Prainha em Barreiras, foi encontrado morto na manhã desta terça-feira, dia 21, a cerca de 500 metros do local onde ele desapareceu.


Segundo informações obtidas pelo Blog do Sigi Vilares, o corpo foi encontrado após mergulhadores do Corpo de Bombeiros realizarem novas buscas e localizaram boiando nas águas.


Pescadores também auxiliaram nas buscas. Agentes da Polícia Técnica estiveram no local e encaminharam o corpo para o DISEP, onde será feito a necropsia.

()
21
Nov/17

Ventania derruba estrutura e quase atinge proprietária de pastelaria em LEM











A forte ventania da tarde desta terça-feira, dia 21, por volta das 15h40, derrubou uma estrutura de uma pastelaria localizada na Avenida Juscelino Kubitschek, nas proximidades da câmara de vereadores de Luís Eduardo Magalhães.


De acordo com informações da proprietária da pastelaria 3 Marias, por pouco ela não foi atingida com a queda da estrutura.


O forte vento veio acompanhado com a chuva no final da tarde na cidade. "Com o forte vento corri para cozinha, foi aí que a estrutura veio ao chão quebrando uma mesa" disse à proprietária do estabelecimento. Apesar do susto ninguém ficou ferido.

()
21
Nov/17

Roda Velha: Homem morre atropelado na BR 020







Homem morreu atropelado na BR 020, próximo ao distrito de Roda Velha, no município de São Desidério, na madrugada desta terça-feira 21. O corpo do transeunte visto por um usuário da rodovia que avisou em um posto de combustível que fica na chegada de Roda velha.

Segundo informações repassadas ao Blog ODestaque, a vítima foi vista no posto por volta de meia noite. O corpo foi reconhecido por uma irmã da como sendo de Natalino Gonçalves da Silva, de 43 anos, morador do distrito de Pouso Alto, no Goias, mas atualmente estava em Roda Velha.

Até o momento não tem pista do veículo que o atropelou. A policia militar esteve no local registrando a ocorrência e aguardando pela equipe da policia técnica para realização da pericia e recolhimento do corpo para o IML de Barreiras.

()