Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
05
Jul/18

Sonhando em ser grande: distritos baianos querem aprovao de lei para virar municpios

Cerca de 50 pedidos foram feitos em comisso especial na Alba, mas s 30 teriam condies para isso


Distrito do Rosário

Faz 30 anos que o paranaense Nelson Stimer, 62 anos, deixou a cidade de Cascavel para ser gerente de uma fazenda recém-comprada em Rosário, distrito de Correntina, no Extremo-Oeste da Bahia - uma das principais fronteiras agrícolas do Brasil.

Na época, o local era apenas uma vila em torno de um posto de combustível. Hoje com 14 mil habitantes, Rosário quer virar cidade: é um dos cerca de 50 distritos baianos que nos últimos anos bateram à porta da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia. Dessas, cerca de 30 têm condições para tal, segundo o deputado estadual Zó (PCdoB), presidente da comissão na Assembleia.

Para ele, memso a emancipação não seria rápida. Ele afirma que criar a cidade não seria o problema real, mas sim as despesas que cada uma geraria - de, no mínimo, R$ 12 milhões por ano, com gastos com a Prefeitura, Câmara de Vereadores (nove parlamentares, no mínimo) e funcionários públicos.

Antes de sonhar em dividir o FPM, os distritos precisam da aprovação do Projeto de Lei Complementar 137/2015, que tramita no Congresso em regime de urgência. O projeto, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA), impõe critérios para a criação de cidades. Nesta quarta-feira (4), ele voltou a entrar na ordem do dia, mas a sessão foi encerrada antes da votação - o mesmo aconteceu na terça-feira (3)

O projeto - Segundo a matéria, caberá aos estados a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de municípios. Antes de emancipar um distrito será preciso realizar estudos de viabilidade municipal e consulta prévia às populações das cidades.

Entre os critérios está a viabilidade econômica, quantidade mínima de habitantes e imóveis. Novas cidades do Nordeste deverão ter, ao menos, 12 mil habitantes (veja mais abaixo).

O projeto precisa do apoio de 257 deputados para ser aprovado. Hoje, não há uma regra geral para criação de municípios. Ele prevê que os plebiscitos realizados até 31 de dezembro de 2013 e os atos legislativos que autorizam sua realização serão validados para dar prosseguimento aos casos pendentes. A determinação por uma lei federal é de 1996, mas ainda não há legislação. Os últimos municípios criados na Bahia foram em 2000: Luis Eduardo Magalhães, no Extremo-Oeste, e Barrocas, no Nordeste.

Para o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, a aprovação é necessária principalmente para municípios que sofrem com grandes distâncias. Em sua avaliação, “historicamente, as emancipações trouxeram benefícios para as regiões”.


Agronegócio é o forte do distrito de Rosário, no Extremo-Oeste, que pertence a Correntina

Distantes - Para Nelson Stimer, Rosário tem tudo para se emancipar, mas depende da boa vontade dos políticos de Correntina - a sede - a 200 quilômetros. Em Rosário estão plantações de soja e algodão. Stimer diz que, devido a distância, o distrito “é praticamente esquecido pelo poder público”, o que faz com que moradores invistam em Posse (GO), a 20 quilômetros.

Nos últimos 30 anos, a área plantada de soja no distrito de Rosário cresceu mais de dez vezes, chegando a 371 mil hectares, de acordo com a Associação dos Produtores de Soja no Brasil (Aprosoja).

Graças a esse crescimento da produção, o agronegócio se tornou responsável por 51,29% do Produto Interno Bruto (PIB) de Correntina, segundo dados do IBGE. Em 2010, a produção agrícola foi responsável por 37% da economia da cidade de 33 mil habitantes. O crescimento refletiu diretamente no PIB per capita, que chegou a R$ 39.034 e fez com que Correntina saltasse da 20ª para a 11ª posição no ranking estadual.

Rosário já abriga dez concessionárias agrícolas que fornecem para fazendas tratores, colheitadeiras e outros equipamentos necessários para a produção. Também há no distrito empresas de insumos e defensivos agrícolas. Tem ainda um banco de uma cooperativa agrícola que realiza todos os serviços.

Mas o que sobra em produção agrícola falta em serviços básicos. Segundo moradores, saúde e educação deixam muito a desejar. No local não tem hospital e o posto de saúde mal funciona. Os jovens acabam indo estudar em Posse (GO), por falta de oportunidades.

“Adoro morar aqui, não penso em ir embora, mas seria muito bom se virasse cidade para podermos decidir mais o nosso futuro”, diz o morador Felipe César de Santana, 25, gerente comercial de uma empresa que produz sementes de soja e algodão.

O prefeito de Correntina, Nilson José Rodrigues (PCdoB), foi procurado pelo CORREIO, mas não atendeu ou retornou as ligações. Segundo moradores, ele é contra a emancipação por conta da perda na arrecadação.

Apoio para crescer - Situação diferente ocorre no distrito de Roda Velha, também no Oeste e pertencente a São Desidério, a 130 quilômetros. Lá, a prefeitura apoia a emancipação do distrito de 13 mil habitantes, diz o subprefeito de Roda Velha, Ari Mário Mrovinski, 48.

Lá, existe até uma agência do Banco do Brasil. O forte no distrito é a soja, com 1,2 milhões de hectares plantados. Com algodão, são 260 mil hectares.

Mrovinski afirma que a prefeitura de São Desidério vem preparando Roda Velha para virar cidade. Como exemplo de ações, cita o posto de saúde com médico e ambulância 24 horas, calçamento e asfaltamento de ruas, melhorias em praças e outros espaços públicos. Por lá também passa a BR-020, que liga Brasília (DF) a Fortaleza (CE).

O problema maior, diz Mrovinski, é a falta de saneamento básico. “Como o próprio nome diz, é algo básico, mas não temos, sabe-se lá por qual motivo. É um dos problemas que se espera resolver com a emancipação”, declarou ele, que é gaúcho mora em Roda Velha desde 1996.

Opiniões - Na opinião do presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, Celestino Zanella, tanto Rosário quando Roda Velha já têm condições de caminhar com as próprias pernas. Em Roda Velha, porém, ainda há um problema: para o IBGE, o local ainda é um povoado, embora a lei que a transforma em distrito tenha sido aprovada há dez anos. Essa é uma condição para emancipação.

Vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Carminha Maria Missio vê com cautela a criação de mais cidades. Para ela, é preciso ter projetos para que a cidade cresça com segurança.

Há distritos que, diferente de Rosário e Roda Velha, não têm uma atividade econômica tão forte, com boas chances de se desenvlverem sem depender tanto do poder público. No sul da Bahia, por exemplo, Itamarati quer se emancipar de Ibirapitanga, cidade de 24 mil habitantes. O problema é que Itamarati ainda é povoado. A maior parte dos quase 10 mil moradores vive da plantação de cacau, uma cultura que ainda está bem longe de voltar a gerar grandes riquezas.

O chefe de Gabinete da Prefeitura, Antonio Alberto Laurêncio dos Santos, diz, no entanto, que a gestão está trabalhando para transformar em cidade o povoado de Itamarati, que fica a 24 quilômetros da sede.

O chefe de Gabinete acha que pelo fato de estar a 3 quilômetros da BR-101, Itamarati tem perspectiva de crescer muito. “Ela só não está mais desenvolvida porque os gestores anteriores não tiveram preocupação de fazer investimentos”, declarou. 

Fonte:Correio 24 horas
()
05
Jul/18

Consumidor pode fazer denncia ao Ibametro tambm pelo WhatsApp

Se você acha que a bomba de combustível, ou balança está medindo irregular ou o peso do produto descrito na embalagem (café, feijão etc) não está correto, o caminho é denunciar ao Ibametro, órgão delegado do Inmetro na Bahia, para averiguação. A partir de agora, fazer a denúncia ficou ainda mais fácil com o lançamento do canal da ouvidoria do Instituto pelo WhatsApp: (71) 99704-2587.

“Facilitamos assim o acesso das pessoas ao serviço. Hoje 92% dos contatos com a nossa ouvidoria é pelo canal 0800. Ampliamos o acolhimento de denúncias através dessa ferramenta gratuita, favorecendo o alcance da população ao serviço”, ressalta o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.
De onde estiver, o consumidor pode fornecer informações da possível irregularidade sofrida, tais como o relato da queixa e fotos comprovando a veracidade da mesma.

A denúncia é acolhida mediante a apresentação de dados pessoais como nome, telefone para contato e/ou e-mail, sendo garantido a resposta ao demandante num prazo máximo de 15 dias. Esses dados são mantidos em sigilo. Não existe a possibilidade de o denunciado saber a autoria da denúncia.

Após comprovada a irregularidade, o Ibametro aplica a penalidade adequada ao caso. Entre as sanções emitidas pelo órgão estão multas, apreensão ou inutilização do produto.

“Respondemos a 100% das demandas. E essa participação das pessoas é muito importante no combate as irregularidades. A nossa ouvidoria busca junto aos setores competentes do órgão as providências, como a fiscalização de um estabelecimento. E as soluções são informadas nas respostas aos demandantes da queixa”, acrescenta Leal.

A Ouvidoria atua de acordo com a Lei de Acesso à Informação - 12.527/2011 (federal), 12.618/2012 (estadual), que preconiza a transparência pública, essencial para o controle qualitativo dos serviços prestados, além de ser uma grande aliada na melhoria da gestão.

Canais para contato - Além do 0800 e WhatsApp, é possível ainda contatar a ouvidoria pelo e-mail [email protected], site do IBAMETRO ( www.ibametro.ba.gov.br) - link Ouvidoria, ou ainda presencialmente e por cartas. Confira abaixo os detalhes de cada canal: 

WhatsApp: (71) 99704-2587

Telefone: 0800 071 1888

E-mail: [email protected]

Site: www.ibametro.ba.gov.br 

Fonte:ASCOM - Ibametro
()
05
Jul/18

Um super pai merece uma super economia no Super Mercadona

Fonte:Publicidade
()
05
Jul/18

Ofertas em ritmo de copa e de Liquida Bahia nas Casas Baiana

Fonte:Publicidade
()
05
Jul/18

Seu Pai vai economizar no Supermercado Barateiro

Fonte:Publicidade
()
05
Jul/18

Seu almoo hoje na Churrascaria Porco Paraguaia



















Quer almoçar bem fora de casa e com um sabor genuinamente caseiro? Venha conhecer a "Churrascaria Porco a Paraguaia "

Aqui você encontra um ambiente amplo e agradável para você e sua família. Nos finais de semana servimos o "Porco à paraguaia" acompanhado de uma boa música ao vivo. Fazemos e locamos espaço para eventos.

Churrascaria Porco à Paraguaia - Rua Castro Alves, esquina com a Rua Mato Grosso, no centro de Luís Eduardo Magalhães. Telefone: 77 9.9923 7956.

Não abrimos na segunda.

Fonte:Informe Publicitrio
()
05
Jul/18

Ofertas de Aniversrio do PARA TODOS Supermercados

Fonte:Publicidade
()
05
Jul/18

TUKAS BURGER... Venha almoar com a gente!

Fonte:Publicidade
()
05
Jul/18

Super Ofertas do Verduro... Corra para economizar!

Fonte:Publicidade
()
05
Jul/18

Restaurante So Francisco - Comida caseira de qualidade e sabor









O Restaurante São Francisco está localizado no cruzamento da Rua Irará com a Avenida Enedino Alves da Paixão, em frente a BR 242, no bairro Santa Cruz, na cidade de LEM.

Venha saborear a melhor e a mais saborosa comida da cidade. Aos sábados servimos aquela feijoada. Restaurante São Francisco, mais um empreendimento do seu amigo Chicão.

Fonte:Informe Publicitrio
()
05
Jul/18

Policiais Militares concluem o III Curso de Patrulhamento Ttico Mvel









O III Curso de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) concluiu a formação de 32 policias militares de diferentes municípios baianos, na manhã desta quarta-feira (4), em solenidade realizada na sede do Batalhão de Choque (BPChq), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Esta capacitação tem como objetivo habilitar os formandos para atuar em unidades das Rondas Especiais (Rondesp), na Patamo, além do Batalhão de Choque. A grade curricular com 720 horas, distribuída por dois meses, foi composta com aulas teóricas e práticas e com atividades externas no Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), Batalhão de Operações Especiais (Bope), dentre outros locais.

Neste período os alunos aprimoraram e aprenderam novas técnicas e conhecimentos de abordagem, pilotagem emergencial, instrução individual e operações rurais. As aulas foram ministradas por oficiais da Polícia Militar e que já possuem esta capacitação.

Entre os 32 formandos estão o Tenente Vilas Boas da CIPE-CERRADO o Tenente Franciel e o Cabo Gilmar ambos da RONDESP-OESTE em Barreiras. Iniciou-se com 70 policiais, após 2 meses só 32 chegaram ao final do curso!

Com isso hoje temos 5 PATAMEIROS no Oeste dois do II Cpatamo - 2017 e três do III Cpatamo – 2018.


O III Curso de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) concluiu a formação de 32 policias militares de diferentes municípios baianos, na manhã desta quarta-feira (4), em solenidade realizada na sede do Batalhão de Choque (BPChq), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Esta capacitação tem como objetivo habilitar os formandos para atuar em unidades das Rondas Especiais (Rondesp), na Patamo, além do Batalhão de Choque. A grade curricular com 720 horas, distribuída por dois meses, foi composta com aulas teóricas e práticas e com atividades externas no Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), Batalhão de Operações Especiais (Bope), dentre outros locais.

Neste período os alunos aprimoraram e aprenderam novas técnicas e conhecimentos de abordagem, pilotagem emergencial, instrução individual e operações rurais. As aulas foram ministradas por oficiais da Polícia Militar e que já possuem esta capacitação.

Entre os 32 formandos estão o Ten Vilas Boas da CIPE-CERRADO o Ten Franciel e o Cb Gilmar ambos da RONDESP-OESTE em Barreiras. Iniciou-se com 70 policiais, após 2 meses só 32 chegaram ao final do curso!

Com isso hoje temos 5 PATAMEIROS no Oeste dois do II Cpatamo - 2017 e três do III Cpatamo – 2018.

Fonte: Blog do Sigi Vilares
()
05
Jul/18

Ateno para as novas ofertas do Grupo Marab




Fonte: Publicidade
()
05
Jul/18

Nino Auto Peas adquire nova frota de sucatas











A NINO AUTO PEÇAS informa que está com uma nova frota de sucatas para melhor atender você cliente amigo.

Disponibilizamos peças originais seminovas de todas as marcas com garantia.

NINO AUTO PEÇAS - Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3638-7480

Fonte: Publicidade
()
05
Jul/18

Chegou em LEM, o AMERICAN PARK

Na segunda o parque funciona a partir das 16h

Preços: De terça a sexta das 18h às 22h. R$ 20,00 e você pode brincar por até 2 horas, quantas vezes quiser e puder. Sábados, Domingos e feriados: Funciona das 16h às 22h.

Compre o passaporte da alegria e brinque por até 2 horas quantas vezes quiser e puder.

Clique AQUI para visitar nossa página no facebook

Fonte: Publicidade
()
04
Jul/18

LEM: Obra da passarela na altura do Posto 90 est em ritmo acelarado















Na tarde desta quarta-feira, 4, a reportagem do Blog do Sigi Vilares esteve acompanhando a obra da passarela que está sendo construida na altura da antiga rodoviária, entre o bairro Santa Cruz, e o centro de LEM.

A obra está a todo o vapor. Um caminhão betoneira, juntamente com funcionários da empresa LATEC ENGENHARIA que presta serviços para o DNIT, fazia o enchimento de concreto em caixarias dos pilares de sustentação das ferragens da passarela.

A previsão que até sábado seja colocado mais outras ferragens de sustentação da passarela, e as rampas de acesso.

A SUTRANS controlou o trânsito no final da tarde, momento em que um caminhão munck retirava algumas ferragens da passarela de uma carreta.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
04
Jul/18

Prefeitura de LEM retoma obra no canal do Rio dos Cachorros, no Mimoso II









A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães retomou as obras do canal do Rio dos Cachorros no bairro Mimoso II. Foi o que foi registrado pelo Blog do Sigi Vilares na tarde desta quarta-feira, 4.

Uma máquina e alguns funcionarios da infraestrutura começaram as obras pela Rua Amazonas. Manilhas serão colocadas no local e o trânsito será liberado para o tráfego de veículos.

Outras ruas que foram abertas e interditadas no bairro a mais de um ano durante também receberãoas manilhas e serão liberadas.

"Esperamos muito por este dia, que possamos voltar a tráfegar por estas ruas com antes" comentou seu Francisco morador do bairro.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
04
Jul/18

Detentos de LEM so transferidos para o Conjunto Penal de Barreiras

Na manhã desta quarta-feira, 4, por volta das 9h, quatro detentos que estavam custodiados na delegacia de polícia de LEM foram transferidos para o Conjunto Penal de Barreiras.

Eles vão ficar detidos à disposição da justiça.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
04
Jul/18

Arena So Jos - O seu espao para lazer

Matricule seu filho na escolinha de futebol da Arena So Jos





Na Arena São José a Grama é padrão Fifa. Você conta ainda com estacionamento, bar com churrasqueira, e desconto para mensalistas e transmissão de jogos.

Ligue já e reserve o seu horário: (77) 9.9981 6917 (77) 9.9976 1472.





Na Arena São José você tem a ESCOLINHA DE FUTEBOL CRAQUES DO AMANHÃ. Matrículas abertas dos 06 aos 14 anos. Tornando o sonho do seu filho uma realidade.

Arena São José - Rua 11 quadra 27 lote 32 - Parque São José.

Fonte: Informe publicitrio
()
04
Jul/18

Comunicado importante da UNIPEAS







A Unipeças Centro Automotivo lança uma grande promoção durante todo o mês de junho. Alinhamento e balanceamento de veículos (linha leve) por apenas R$ 45 e camionete por apenas R$ 65.
Você ainda leva gratuitamente uma lavagem simples para o seu veículo, junto com uma cristalização de para-brisa.





Venham conferir essa grande promoção na cidade de Barreiras e Luis Eduardo Magalhaes.

Informações e agendamentos pelos os telefones: 77-3611-3815 / 77-9-9955-3815 – Barreiras
77-3628-6988 77-9-9969-1103 – Luis Eduardo Magalhaes.

Fonte: Informe publicitrio
()
04
Jul/18

Compre hoje o seu lote no Jardim Europa com a corretora Simone













Fonte: Informe publicitrio
()
04
Jul/18

Programe suas frias com a Novo Horizonte

Fonte: Informe publicitrio
()
04
Jul/18

Homem morto a tiros nas Accias e LEM registra o 2 homicdio do dia


Paulo foi socorrido para a UPA, mas não resistiu e morreu


Os tiros quebraram parte da porta de vidro da residência

No início da noite desta quarta-feira, 4, por volta das 18h30, um homem, identificado pelo nome de Paulo de Lima Neto, de 31 anos, foi morto a tiros em frente de sua residência na Rua Barbatimão, no bairro Jardim das Acácias, na cidade de LEM.

De acordo com informações obtidas pelo Blog do Sigi Vilares, dois indivíduos não identificados em uma motocicleta esperaram Paulo em frente à sua residência. Quando ele saiu para levar a filha à um parque de diversões foi recebido a tiros pelos marginais.

Foram mais de nove disparos que também atingiram residência. Ao menos quatro tiros atingiram Paulo.

Ele chegou a ser socorrido pelo próprio pai para UPA, em uma picape Fiat Strada, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Uma guarnição da Polícia Militar esteve na UPA registrando o homicídio, assim como a polícia civil que já iniciou as investigações para chegar ao paradeiro dos criminosos.

Este foi o segundo o homicídio do dia em LEM.

Fonte: Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares/JB Notcias
()
04
Jul/18

Coliso entre caminhonete e carreta deixa um morto na regio da Cachoeira do Acaba Vida







Na tarde desta quarta-feira, 4, ocorreu um acidente com morte na BA 459, no KM 32, próximo a entrada para a cachoeira do Acaba Vida, na zona rural de Barreiras.

De acordo com informações, o condutor de uma carreta reduziu a velocidade para entrar em uma fazenda, quando o condutor de uma caminhonete VW Amarok, que vinha logo atrás, acabou colidindo na traseira.

O condutor da caminhonete identificado por Milton da Silva Campos, de 66 anos, acabou vindo a óbito no local. Milton estaria sem cinto de segurança e foi ejetado para fora do veículo.

Uma equipe do SAMU chegou ir ao local, mas já encontrou a vítima sem vida. O acidente foi registrado pela Polícia Rodoviária Estadual e o corpo removido para o IML de Barreiras para necropsia.

Fonte: Reportagem de Weslei SantosBlog do Sigivilares
()
04
Jul/18

JN Locaes de Mquinas, Muncks e Guindastes

Fonte:Publicidade
()
04
Jul/18

nibus da EMTRAM derruba poste em Barreiras













Na tarde desta quarta-feira, 4, por volta das 16h, um ônibus da empresa Emtram atingiu um poste de energia na Rua Professor José Seabra, próximo ao Bico do Navio, saída para São Desidério, na cidade de Barreiras.

De acordo com informações, o ônibus estava carregado de passageiros, quando o condutor num pequeno descuido, acabou colidindo contra o poste que caiu com parte da fiação.

Nenhum passageiro ficou ferido, sendo todos retirados em segurança. Houve apenas danos materiais no ônibus e as redondezas ficou sem energia elétrica até que o veículo fosse removido com segurança do local.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()