Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
07
Mai/20

West Burguer. Churrascaria com Buffet por quilo. A melhor de LEM

Fonte:Publicidade
()
07
Mai/20

Uma ação social da JK Materiais de Construção e Tintas Coral

Fonte:Informe Publicitário
()
07
Mai/20

Faça um curso de Frentista na REFERÊNCIA e ganhe o material didático



TEMOS VAGAS para curso de Formação de Frentista. Curso com aulas práticas no Posto de Combustível. Desconto especial na matrícula e em todas as mensalidades. Salário médio da profissão de frentista em Luís Eduardo Magalhães varia entre R$ 1.300 à R$ 1.700 + Vale Alimentação.

Referência Cursos Profissionalizantes: 77 9.9905-0094.

Fonte:Informe Publicitário
()
07
Mai/20

Motorista desastrado derruba postes no Assentamento Rio de Ondas e irrita dono de chácara

Bom dia Sigi,

Na terça, dia 5, por volta de 6h30, por volta das 19h, passou um caminhão na Vila 1 do AssentamentoRio de Ondas, zona rural de LEM, e derrubou dois padrões de energia; um da minha chácara e o outro do vizinho... Só que ele fugiu do local sem se quer dar importância para o que aconteceu.

O pessoal disse que viu só um caminhão branco com uma máquina em cima. Então só para deixar um alerta que além do prejuízo que esse motorista deixou pra gente poderia ter acontecido coisa pior com algum morador, daí vamos pedir mas atenção ao pessoal que passa com essas máquinas lá né?!

Att. Morador indignado

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Participação do Internauta. Mande seu ZAP para 77 9.9810-9920
()
07
Mai/20

LOCALIZE - Rastreamento Para Frotas



Monitore sua frota com o Rastreador da Localize e tenha um custo benefício com a mais alta tecnologia na área de Rastreamento e monitoramento com telemetria completa controle de abastecimento horimetro hodômetro km rodado Controle de motorista jornada de trabalho tudo na tela do seu computador ou do seu aplicativo. Seja um cliente LOCALIZE, ligue já! 77 9.9835-5560 e 3628-5292.

Fonte:Informe Publicitário
()
07
Mai/20

Mês das mães e dos preços baixos é no Supermercado Barateiro

Fonte:Publicidade
()
07
Mai/20

Os feitos marcantes dos primeiros Presidentes do Brasil

Por Shirley Costa

Floriano Peixoto sucedeu a Deodoro da Fonseca, ele ajudou a estabilizar um pouco o país, que estava em um estado caótico depois da revolução. Prudente era prudente, ele foi o primeiro presidente eleito pelo povo brasileiro não era militar, ele diminuiu o poder do exército no governo e usava a diplomacia em vez da guerra para resolver conflitos o foco principal era a estabilidade, negociou com os bancos ingleses a grande dívida externa do Brasil, fez outros esforços para tirar o país da crise econômica.

Rodrigues Alves enfrentou algumas revoltas mas teve bastante sucesso como presidente, organizou grandes obras na cidade de Rio de Janeiro e desfrutou de uma economia forte , foi durante o seu mandato que o Acre se tornou parte do Brasil.

Affonso Penna organizou a construção de vários caminhos de ferro, que facilitaram o transporte dentro do país também apoiou a povoação do país, com a ajuda da imigração.

Nilo Peçanha assumiu a presidência quando Affonso Penna morreu, seu governo foi curto e marcado por instabilidade política, mas ele ainda conseguiu criar o Serviço de Proteção aos Índios (antecessor da Funai).

O governo de Hermes da Fonseca foi marcado por várias revoltas civis e militares, ele também enfrentou problemas econômicos e teve de renegociar a dívida externa.

Venceslau Braz enfrentou vários conflitos durante seu mandato, que coincidiu com a 1ª Guerra Mundial, mas os conflitos mais complicados que ele teve de resolver foram entre militares e entre estados brasileiros, ele ganhou as eleições mas morreu antes de poder assumir seu segundo mandato como presidente.

Delfim Moreira assumiu o cargo de presidente apenas temporariamente, até se realizarem novas eleições mas ele ainda conseguiu realizar algumas reformas no Código Civil.

Epitácio Pessoa foi o único presidente que ganhou uma eleição quando nem estava no país! Quando as eleições para presidente ocorreram, ele estava na França, participando do Tratado de Versalhes, que terminou a 1ª Guerra Mundial. Epitácio tentou melhorar a situação do povo no Nordeste, que sofria com a falta de água.

O mandato de Artur Bernardes foi marcado por uma guerra civil em Rio Grande do Sul e revoltas militares, foi também durante seu governo que o Brasil saiu da Liga das Nações (antecessora da ONU).

Washington Luís construiu várias estradas que facilitaram a circulação dentro do país, seu mandato começou bem mas acabou em uma revolução.
Júlio Prestes foi eleito presidente e deveria ter sucedido Washington Luís mas por causa da revolução de 1930, ele nunca chegou a tomar posse.

Esses são os feitos mais marcantes dos quatorze primeiros presidentes do Brasil.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
07
Mai/20

Cardápio de hoje do Restaurante do Super Mais Supermercado

Fonte:Publicidade
()
07
Mai/20

Comunicado SEMPRELAR

Fonte:Publicidade
()
07
Mai/20

Mês das Mães é no IGACENTER!


Fonte:Publicidade
()
06
Mai/20

Barreiras registra 14 casos suspeitos de COVID-19 nesta quarta-feira

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa que hoje foram identificados 14 (quatorze) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Tratam-se de sete pessoas do sexo masculino, de 23, 26, e 102 anos, duas de 18 anos e duas de 19 anos. Sete pessoas do sexo feminino, de 23, 28, 37 e 49 anos, e três de 36 anos. Das 14 (quatorze) coletas: 02 tiveram contato com caso positivo de Luís Eduardo Magalhães, 05 com caso positivo de Barreiras, 01 com caso confirmado de Brasília e 06 com caso suspeito.

Informa ainda que os 03 (três) casos suspeitos que aguardavam resultados, foram concluídos e testaram negativo. Sendo duas pessoas do sexo feminino, de 27 e 37 anos e uma pessoa do sexo masculino, de 46 anos.

A Secretaria de Saúde informa também que está monitorando agora 66 (sessenta e seis) casos com suspeitas leves que se encontram em isolamento respiratório domiciliar, sem exigência de notificação para coleta de exames.

A Secretaria de Saúde aguarda a conclusão dos resultados dos exames dos casos suspeitos, para divulgação. Assim como manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Barreiras – BA, 06 de maio de 2020.

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde

Fonte:DIRCOM/PMB
()
06
Mai/20

Momento vergonha alheia do prefeito de Manaus

Fonte:JOVEM PAN
()
06
Mai/20

Com doação de cerca de 5 mil metros de tecido feita pela ABAPA, Prefeitura de Barreiras reforça fabricação de máscaras para distribuição à população

Barreiras ganhou mais um importante reforço na luta contra o Coronavírus na manhã desta quarta-feira, 06. A oficina de costura do CRAS III no bairro São Pedro, foi abastecida com cerca de 5 mil metros de tecido 100% algodão e 12.500 metros de elástico, doados pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão – ABAPA, que foi representada pelo diretor executivo, Lidervan Moraes. A doação foi recebida pela secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, acompanhada da assessora especial, Larissa Barbosa.

Diante do cenário da pandemia, a oficina de costura no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS III, vem trabalhando intensamente para produzir e doar máscaras aos servidores municipais, abrigos dos idosos, albergues, usuários da rede de proteção social e moradores da cidade. Desde a terça-feira, 05, essa distribuição está sendo intensificada em locais estratégicos como pontos de ônibus, feira livre, bancos e lotéricas em parceria com outras secretarias.

“Temos o nosso projeto de confecção das máscaras em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para que a população se proteja ainda mais da Covid-19. Hoje, a ABAPA faz essa importante contribuição ao nosso município e nós continuaremos trabalhando em grande ritmo para intensificar a produção e distribuição, neste momento em que o uso do item é obrigatório”, destacou a secretária de assistência social, Karlúcia Macêdo.

A Bahia é o segundo maior produtor de algodão do país. Além de aliados da economia nacional, agora os produtores da região se unem na batalha para combater o coronavírus a partir da doação de máscaras, toalhas hospitalares e ajuda financeira para compra de equipamentos e insumos, que serão utilizados no laboratório da UFOB para testagem dos casos suspeitos da Covid-19.

“Serão cerca de 500 mil máscaras doadas aos municípios da região Oeste, produzidas em algodão 100% baiano para benefício dos moradores e combate da Covid-19, destas cerca de 50 mil serão para Barreiras. Estamos vendo a seriedade do poder público neste trabalho, que tem sido efetivo no controle do vírus, com apenas dois casos confirmados até o momento”, ressaltou o diretor executivo da ABAPA, Lidervan Moraes.

A Prefeitura de Barreiras seguirá com o seu planejamento de controle da disseminação do vírus. Além da distribuição das máscaras, estão mantidos os trabalhos nas barreiras sanitárias, orientação da população, fiscalização dos estabelecimentos comerciais, apoio aos pacientes e monitoramento do cenário epidemiológico.

Fonte:DIRCOM/PMB
()
06
Mai/20

Juiz interpela Presidente: o sonho do Judiciário de ser Executivo

Fonte:Canal do Alexandre Garcia
()
06
Mai/20

STF condena agressões de manifestantes contra jornalistas

'Sem imprensa livre, não democracia', disse o ministro-presidente do STF Dias Toffoli

Na abertura da sessão plenária da tarde desta quarta-feira (6), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, expressou o repúdio da Corte pelos ataques a profissionais de imprensa que faziam a cobertura de manifestação política realizada na Praça dos Três Poderes, no último domingo (3), exatamente na data em que se celebrava o Dia da Liberdade de Imprensa. Para Toffoli, as agressões são lamentáveis e intoleráveis.

“Sem imprensa livre, não há liberdade de expressão e de informação. Sem imprensa livre, não há democracia”, afirmou, ao cobrar a apuração e a punição da conduta dos agressores pelas autoridades competentes.

O presidente do STF destacou o papel da imprensa no fortalecimento das instituições democráticas, especialmente quando o país enfrenta a pandemia do novo coronavírus, com reflexos dramáticos na vida dos brasileiros. Toffoli cobrou união dos três Poderes diante da gravidade do momento.

“Mais do que nunca, é momento de união. Devemos prestigiar a concórdia, a tolerância e o diálogo, bem como exercitar a solidariedade e o espírito coletivo. É momento de harmonia, de equilíbrio e de ação coordenada entre as instituições e os Poderes da República”, salientou.

Citando a filósofa Hannah Arendt, Toffoli lembrou que “o poder que não é plural é violência” e que, na democracia, as divergências devem ser equacionadas pelas regras do jogo democrático.

“As irresignações contra decisões do Supremo Tribunal Federal se dão por meio dos recursos cabíveis, jamais por meio de agressões ou de ameaças a esta instituição centenária ou a qualquer de seus ministros individualmente”, disse.

Veja a íntegra do pronunciamento:


Trabalho árduo

Toffoli destacou que, como guardião máximo da Constituição Federal e das leis, o STF segue trabalhando arduamente durante a pandemia, por meio de julgamentos a distância, priorizando a apreciação das questões relativas à Covid-19. “O Tribunal já recebeu, até o momento, 1.660 processos sobre o tema e proferiu 1.473 decisões”, assinalou.

Desde 12 de março, o Supremo já julgou 3.319 processos colegiadamente, em sessões do Plenário e das Turmas. Em sete sessões realizadas por videoconferência, o Plenário apreciou 16 referendos em medidas cautelares relacionadas à pandemia.

“Estamos trabalhando para garantir a segurança jurídica, a fim de que cruzemos esse momento dramático do país tendo como prioridade a defesa da saúde e da vida das pessoas, aliada à defesa do emprego e da capacidade produtiva”, assinalou.

O ministro reiterou que não há solução para as crises fora da legalidade constitucional e da democracia. “Todos os Poderes da República e todas as instituições do Estado brasileiro devem atuar dentro dos limites da Constituição de 1988 e das leis do país e com total respeito aos valores democráticos”, concluiu. (Com informações da Comunicação do STF)

Fonte:DIÁRIO DO PODER
()
06
Mai/20

Promoção da Semana na CASTSEG

Fonte:Publicidade
()
06
Mai/20

More em uma casa construída pela BSB. É mais segura e confortável

Fonte:Publicidade
()
06
Mai/20

Defesa de Socorro nega lavagem de dinheiro e diz que desembargadora 'traz arte na alma'

A defesa da ex-presidente Maria do Socorro Santiago negou, nesta quarta-feira (6), que a ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) tentou destruir provas da investigação da Operação Faroeste. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) iniciou nesta manhã o julgamento do recebimento da denúncia contra os desembargadores do TJ-BA investigados por suposta venda de sentenças em relação a um processo que envolve milhares de hectares de terras no oeste da Bahia.

Em sua sustentação, o advogado Bruno Espinheira Lemos - que já defendeu a ex-presidente Dilma Rousseff no processo de impeachment (veja aqui) - negou as acusações do Ministério Público Federal. “O MPF afirmou taxativamente na tribuna que os denunciados operaram juntos, só esqueceu de dizer como isso se deu”, apontou Lemos. Ele sugeriu que “querem acabar com o sagrado direito à ampla defesa” e que a desembargadora foi vítima de uma “injusta denúncia”.

Lemos criticou ainda o fato da Justiça ter negado os pedidos de habeas corpus impetrados pela defesa, para que Maria do Socorro, que está detida no Complexo da Papuda, em Brasília, possa seguir em prisão domiciliar. A alegação é de que o local possui 334 contaminados pela Covid-19, e que a desembargadora faz parte do grupo de risco. “Um fato lamentável é que a denúncia passa longe do conceito de presunção da não culpabilidade, porque se trata a dependente de uma senhora idosa, portadora de diabetes, hipertensão, inserida em pelo menos 3 grupos de risco. Se há uma unanimidade, é quanto aos riscos sobre pacientes com a idade e as comorbidades da dependente. Ela está em risco de morte”, lamentou.

“Seguir-se-á com essa roleta russa a submeter a desembargadora a essa prisão? Espero que vossas excelências se sensibilizem, que exercitem psicanaliticamente a empatia”, reforçou, pedindo novamente que os ministros do STJ reconsiderem sobre sua permanência na prisão. O advogado disse que poderia ser considerada tanto a liberdade provisória quanto a prisão domiciliar, “com as cautelares que quiserem”. “Precisamos mostrar que há seres humanos nesse caso”.

Lemos comentou ainda sobre o fato de Socorro ser acusada de ter um acervo de arte “digno de um museu nacional”. “[A denúncia] mostrou artesanato, artesanatos populares, quadros pintados por ela – que foram ditas dignas de museu. Sim, museu popular. Ela traz a arte em sua alma. Tem dezenas de amigos artistas da desembargadora, que são próximos e que por tantas vezes lhe presentearam. Um acervo de mais de 100 obras foi doado por uma advogada que faleceu e sabia desse apreço pela arte. Ela possui grande acervo quantitativo, mas poucas obras com valor de destaque”, justificou o advogado, dizendo ter “vergonha hoje dos processos penais de espetáculo”.

A defesa pediu ainda a rejeição da denúncia, questionando as provas apresentadas pelo MPF. Segundo ele, as declarações de Imposto de Renda “totalmente correspondentes” com o salário da desembargadora, e que não foi apontado um valor exato para o crime de lavagem de dinheiro. As supostas ligações com outros investigados no processo também foram alvo das críticas. 

“Dessas 5 mil ligações, 1 ligação se diz ter sido de seu Adailton Maturino para a desembargadora Maria do Socorro, não atendida, e 99% das ligações entre seu Márcio [Duarte, genro de Socorro] e ela foram feitas por seu neto”, alegou.

Fonte:Bahia Notícias
()
06
Mai/20

STJ aceita denúncia de lavagem de dinheiro contra desembargadores do TJ-BA

Os quatro desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que são alvos da Operação Faroeste acabaram de se tornar réus no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em votação unânime, os ministros da Corte Especial seguiram o voto do relator, ministro Og Fernades, no recebimento das denúncias por lavagem de dinheiro.

No processo em questão, o Ministério Público Federal (MPF) acusa os magistrados baianos de atuarem em um esquema de venda de sentenças relacionadas a casos de grilagem de terra no Oeste baiano. Veja abaixo alguns detalhes sobre os votos do relator:

MARIA DA GRAÇA OSÓRIO

Em relação à desembargadora Maria da Graça Osório Pimentel, o ministro Og Fernandes defendeu o recebimento por afirmar que existem “diversos elementos” que indicam que ela participava de esquema de venda de sentenças.

Até ser afastada, Maria da Graça Osório ocupava o cargo de 2ª Vice-Presidente do TJ-BA. O ministro frisou que após o oferecimento das denúncias, outras providências foram desenvolvidas, e que é possível ter novas informações no futuro. “Porém, no momento, eu tenho que trabalhar em cima daquilo que consta desse processo”.

Os advogados da magistrada chegaram a pedir a nulidade do processo por causa da colaboração de um dos acusados, mas Og Fernandes frisou que tanto a colaboração quanto a operação citadas não são tratadas por essa denúncia – já que foram alvo apenas da última fase da Faroeste – e não foram juntadas no processo.

O relator apontou como uma das evidências apresentadas pelo MPF o registro de 28 telefonemas entre a denunciada e Adailton Maturino, e 4 contatos de voz entre os dois, de 2013 a 2014. “A desembargadora foi ouvida e atribuiu essa ligação à mãe de Adailton, que faria orações para ela. Porém, essa versão não se mostra verossímil, tendo em vista o contexto – datas estratégicas em momentos de ações específicas para o grupo”, detalhou.

Outra questão destacada por Og Fernandes foi o fato da investigação ter encontrado 57 contas bancárias em seu nome, além da movimentação financeira de valores incompatíveis com seu rendimento entre janeiro de 2013 e dezembro de 2019.

“Ao tomar tantos empréstimos, a denunciada aparentemente tenta justificar as entradas em pagamento, mas não revela como realizava o pagamento das vultosas quantias sem prejudicar seu sustento”, relata. “A realização do período prolongado de sucessivos contratos, sem que se esclareça a forma de pagamento das parcelas, sem que isso represente a mudança no padrão de vida”, para ele, pode indicar uma “simulação da origem ilícita de valores”. 

“É importante salientar que esses elementos contradizem, e muito, o depoimento da desembargadora, que disse que tinha dificuldade financeira por empréstimo e problemas de saúde”, complementa. Og disse ainda que “outra coisa digna de nota é que Carla Leal [sobrinha de Maria da Graça], apontada como sua operadora, é apresentada simultaneamente pela defesa como pessoa jovem, bem sucedida, mas ao mesmo tempo precisando de ajuda financeira de sua tia e com problemas de saúde”, conclui.

JOSÉ OLEGÁRIO

Em relação ao desembargador José Olegário Monção Caldas, o relator votou pelo recebimento da denúncia por entender que as investigações trariam “como indício relevante de aproximação” dele o fato de um agravo interposto pela Adey Táxi Aéreo contra um hangar ter sido encontrado na sala utilizada por Adailton Maturino.

“Olegário afirmou em suas alegações que só passou a manter contato com Maturino em 2016, fato ratificado pelo senhor Adailton. Porém, rastreio eletrônico mostra contato entre os dois nos anos de 2015 e 2016”, aponta Og Fernandes. Um relatório da Polícia Federal (PF) apontou que foi encontrado no celular da mulher de Olegário uma mensagem que tratava sobre a disputa de terras no Oeste baiano. O relator cita ainda valores altos movimentados pelo desembargador. “O denunciado afirmou que esses valores haviam sido pagos pela venda de uma fazenda, mas não apresentou comprovação disso”.

MARIA DO SOCORRO

Entre as razões apontadas para aceitar a denúncia contra a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, está o fato de que pouco depois da designação do juiz Sergio Humberto para a comarca da região, houve o cancelamento das matrículas de José Valter Dias, o que beneficiou o grupo de Adailton Maturino. Além disso, os investigadores teriam encontrado, durante a busca e apreensão no seu gabinete, anotações de pedidos para influenciar o governador e magistrados para favorecer a Adey Táxi Aéreo.

O ministro ainda lembrou que “não se pode deixar de mencionar que ela descumpriu a cautelar” ao entrar em contato com uma servidora, solicitando que não entregasse um celular aos agentes, e que ela é proprietária de mais de 100 obras de arte.

“Sendo cumprida nova busca e prisão preventiva, a PF apreendeu comprovantes de depósito feito por sua empregada doméstica no valor de R$ 9 mil, em benefício de Marcelo Henrique Ferreira, que teria endereço em Brasília. (...) O que eles têm de registro é a compra de obra de arte no nome da doméstica”, detalhou, sugerindo a utilização de “pessoa interposta” para movimentar recursos da desembargadora.

GESIVALDO BRITTO

Em relação à denúncia contra o ex-presidente do TJ-BA Gesivaldo Britto, Og Fernandes trouxe a identificação de 51 ligações entre o desembargador, seu assessor Antônio Roque, Adailton e Geciane Maturino. Também foram localizadas transferências feitas por Júlio César, além de uma planilha em um pen drive de Antônio Roque, suposto operador de Gesivaldo, com abas de planilhas de bens. 

“Há um emaranhado de informações que não favorecem. [...] Há elementos suficientes para o recebimento da denúncia nos mesmo termos aos anteriores”, completa.

Fonte:Bahia Notícias
()
06
Mai/20

Nota da prefeitura de Angical

Prefeitura Municipal de Angical, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica a toda a população, que não registrou nenhum casos com sintomas suspeitos da Covid-19, nas últimas 72 horas.

A Secretaria Municipal de Saúde informa, que realizou o teste rápido em um dos pacientes que estava em monitoramento, no entanto, o mesmo apresentou resultado negativo para COVID-19, o mesmo já passou do período de encubação que são (Quatorze) dias. Agora, a Vigilância Epidemiológica do Município está realizando o monitoramento de três pacientes, que estão cumprindo isolamento domiciliar, ambos passam bem.

​ Em tempo, informamos a todos, que as equipes da S.M.S, estão atentas e realizando ações diariamente no sentido de identificar pessoas que vieram de outras cidades e, que possam estar com algum sintoma. A Secretaria também está realizando o monitoramento na entrada da cidade, com orientações e aferição da temperatura de todos que adentram no município.

Gilmar Matos
Secretário Municipal de Saúde

Fonte:ASCOM/Angical
()
06
Mai/20

Global System Rastreamento 24h. Rastreamento para Frotas

A Global System Rastreamento 24h tem a solução de monitoramento e rastreamento de caminhão com o melhor custo-benefício do mercado, aliando monitoramento e segurança do caminhão, com auxílio na recuperação veicular.
Não perca tempo, venha para a Global System Rastreamento 24h! Fale com um de nossos representantes:
77 99921-4588 Tatiane
77 99856-0000 Luziana
77 99916-0199 Bruna

Fonte:Publicidade
()
06
Mai/20

Junior Nogueira. Em breve novo Single!

Fonte:Publicidade
()
06
Mai/20

Hoje é dia da "Quarta do Pão" no Grupo Santo Antonio!

Fonte:Grupo Santo Antonio
()
06
Mai/20

Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço... Faz isso não Rui Costa!


Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
06
Mai/20

ADPEB emite nota sobre a autonomia investigativa da Polícia Judiciária da Bahia

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (ADPEB/Sindicato), em face das declarações do governador Rui Costa durante entrevista concedida a CNN Brasil, no dia 29 de abril, relativa à autonomia investigativa da Polícia Judiciária Federal, vem a público esclarecer que:

As afirmações do governador Rui Costa não condizem com as práticas desenvolvidas internamente pela Secretaria da Segurança Pública em relação à Polícia Civil da Bahia, cujos delegados denunciaram de há muito o modelo administrativo adotado pela SSP, que acaba por macular o sigilo de todas as operações desencadeadas pela instituição.

Todo o controle de dados sigilosos oriundos de investigações criminais na Bahia é filtrado pela Superintendência de Inteligência, órgão diretamente subordinado ao secretário da Segurança Pública. Ressalte-se que a Superintendência de Inteligência funciona no mesmo local onde está instalado o gabinete do secretário.

A Secretaria de Segurança Pública, órgão eminentemente político, controla a análise de todos os dados gerados a partir do afastamento dos sigilos telefônico, telemático, fiscal e bancário de inúmeras pessoas investigadas na Bahia, desvirtuando a natureza da própria Superintendência de Inteligência, criada apenas para assessorar a administração pública na tomada de decisões internas. Tais fatos foram denunciados e analisados pelo Ministério Público Federal que promoveu duas ações judiciais contra o Estado da Bahia.

O controle prévio desses dados sigilosos por um corpo político expõe a privacidade e intimidade de todas as pessoas investigadas, quebra a cadeia de custódia da prova, enseja vazamentos e investigações seletivas, ou seja, descredencia o sistema de justiça criminal à luz da Constituição Federal. A Bahia, neste aspecto, é um ponto fora da curva republicana que deve reger todas as instituições públicas, empurrando a Polícia Civil para a completa impossibilidade de investigar os delitos como corrupção com rigor, independência e o sigilo necessário.

O silêncio da classe política e dos órgãos que compõem o sistema de justiça criminal na Bahia sobre o tema é um fato intrigante e há que se perguntar: a quem interessa o controle dessas informações e por que a Bahia difere de todos os modelos implantados no Brasil, notadamente o da Polícia Federal? Tais indagações merecem respostas do governador Rui Costa.

Os delegados de policia da Bahia esperam que o governador, de acordo com suas declarações públicas, adote uma postura democrática efetiva no que concerne à autonomia investigativa no estado, seguindo os mesmos padrões defendidos para a Polícia Federal, libertando a Polícia Civil da Bahia de modelo administrativo tão permissivo, anacrônico, antidemocrático e, portanto, inconstitucional.

A ADPEB/Sindicato, sempre com o propósito de defender a sociedade e os seus filiados, continuará lutando para que a luz do espírito democrático e republicano volte a brilhar em nossa instituição, promovendo constitucionalmente a investigação criminal lídima e independente.

Fonte:ADPEB
()